Stock Car – Comentários de sábado – Goiânia 2015

sábado, 15 de agosto de 2015 às 15:41

Lucas Foresti

Lucas Foresti, 4º colocado: Consegui hoje a minha melhor posição de largada na Stock Car. Realmente acreditei que faríamos a pole-position, mas, o último grupo de pilotos foi muito rápido e acabaram superando o meu tempo. A equipe fez um bom trabalho e, de minha parte, procurei me concentrar muito nas duas voltas. A corrida de amanhã será muito mais de estratégia do que de velocidade. A prova é longa e só teremos 10 momentos de acionamento do botão de ultrapassagem. Assim, com certeza, quem tiver a melhor estratégia e um trabalho de box perfeito irá ganhar o um milhão. Nós estamos prontos e vamos lutar até a última volta.

Felipe Fraga, 5º colocado: Para mim foi quase uma pole. Estou muito feliz por mim e também pela equipe. Torci pelo Marquinhos naquele último instante como se fosse meu irmão. Foi realmente emocionante. É impressionante como esse carro foi construído em apenas cinco dias. No fim, parece que virou o número da sorte no final de semana. Fui quinto no grid e ainda com o chassi número cinco também. Eu estou bastante feliz com minha melhor classificação no ano e queria agradecer a todos os mecânicos pelo carro ter nascido tão bom. Domingo passado era Dia dos Pais e eles ficaram até tarde trabalhando lá na fábrica. Sem esse empenho de todos, não estaríamos onde chegamos hoje.

Ricardo Zonta, 7º colocado: Abrir a quarta fila é uma boa posição para começar a corrida de amanhã. Também sabemos que haverá bastante estratégia, como sempre acontece na Corrida do Milhão. Nosso carro evoluiu muito nas duas últimas etapas e por isso estou confiante de que vamos conseguir brigar pelas primeiras colocações. O forte calor fez com que a gente fosse conservador no ajuste do carro, com um décimo de segundo melhor a gente já estaria de 3 a 4 colocações à frente, então está tudo muito equilibrado para amanhã.

Valdeno Brito, 8º colocado: Este foi nosso diferencial em corridas como Santa Cruz do Sul, onde venci neste ano a corrida principal, cuja duração foi até maior do que a Corrida do Milhão (50 minutos contra 45). Temos chance de brigar pela ponta, para isso o importante é fazer uma boa largada e ficar no ritmo dos primeiros desde as voltas inicias. O trabalho de box também será fundamental.

Ricardo Maurício, 9º colocado: Manter a concentração diante de uma temperatura dessas não é tarefa fácil, sem contar o desgaste do carro. Há um consumo maior, por isso o pit stop poderá ser um diferencial. Nas duas vezes (2011 e 2012) perdi a corrida por menos de um segundo.

Átila Abreu, 11º colocado: Conseguimos resolver o problema em relação ao treino livre de hoje cedo, quando o carro estava escapando um pouquinho nas entradas de curva. O problema é que, agora, ele começou a escapar nas saídas de curva, e com isso não consegui extrair a velocidade que esperava. Vou largar mais ou menos no pelotão onde fiz todos os meus tempos de treino durante o fim de semana. Imaginei que conseguiria um lugar entre os cinco primeiros no grid, mas a Stock Car é muito equilibrada, a tomada de tempos de hoje foi superequilibrada. Esses décimos de segundo que não conseguimos buscar representaram várias posições no grid. Tenho que fazer uma corrida mais agressiva para tentar o prêmio milionário. Claro que é menos difícil se conseguir algumas ultrapassagens na largada do que depois precisar passar carro por carro. É o tipo de situação que não se pode planejar, tudo depende do posicionamento dos carros no momento, mas havendo a oportunidade é óbvio que vou tentar ganhar posições na largada. O mais importante de tudo é tentar chegar bem e pontuar bem.

Diego Nunes, 12º colocado: Imaginamos que para a pista mais quente, o carro ficaria diferente e não igual ao treino da manhã. Mas no classificatório fomos mais lentos. Não aconteceu nada, o carro não falhou e também não errei a volta. Temos que descobrir o que houve. Mas sabemos que estamos melhores com pneus usados. O final de semana começou muito bem aqui, andando rápido e com o carro muito bom. Temos tudo para fazer uma ótima corrida e buscar um pódio, e quem sabe até o milhão.

Thiago Camilo, 13º colocado: Vencer largando de trás aqui será mais difícil que em 2012, porque as regras de pit stop são mais rígidas e isto limita uma estratégia muito diferente. Mas está longe de ser impossível. O carro tem um bom acerto para a corrida. Depois do acidente que eu sofri na última prova (dia 2, em Curitiba), eu e o carro estarmos inteiros aqui era o maior desafio, e esse a gente já venceu. Agora vamos pra cima.

Cesar Ramos, 14º colocado: Acho que foi um final de semana de ascensão. A gente começou a sexta-feira, obviamente, sem condições iguais a todo mundo, sem pneus, mas hoje colocamos pneus novos no segundo treino e demos uma evoluída boa. A maioria pelo menos acabou perdendo um pouco do treino para a classificação e a gente ganhou mais um décimo. Acredito que estamos trabalhando no caminho certo. Com uma boa estratégia a gente vai fazer uma excelente corrida.

Galid Osman, 18º colocado: Tem sido um fim de semana complicado, mas domingo é outra coisa. Em corrida de carro tudo pode acontecer.

Felipe Lapenna, 19º colocado: Foi uma classificação muito disputada, onde qualquer detalhe pode fazer a diferença. Estamos muito focados para corrigir alguns ajustes, visando obter o melhor desempenho do carro. Por isso, acredito muito que temos potencial em buscar uma boa colocação na corrida.

Júlio Campos, 22º colocado: Ficou muito difícil brigar por esse prêmio de um milhão de reais. Agora, o mais realista é tentar somar o maior número de pontos possível, quem sabe um oitavo, sétimo ou sexto lugar. Mesmo assim, será extremamente complicado. Não estamos conseguindo encontrar velocidade. Temos tempo de recuperar essa dificuldade nos treinos, mas não há dúvida que precisamos melhorar nesse aspecto.

Bia Figueiredo, 23ª colocada: A classificação hoje foi positiva. Perdi um tempinho e acho que poderíamos ter virado um pouco mais rápido, mas o ‘talvez’ não existe nessa ocasião, são apenas detalhes que eu me cobro. Enfim, Corrida do Milhão vem sempre com uma surpresa, espero que venha com uma coisa boa.

Denis Navarro, 24º colocado: Passamos os treinos resolvendo alguns problemas que apareceram. Principalmente nos freios. E, infelizmente, quando se trabalha para resolver problemas, falta tempo para acertar os ajustes finos. Vamos ter fazer uma corrida de recuperação e salvar pontos pra o campeonato.

Fábio Fogaça, 26º colocado: Começamos o dia bem, no treino livre da manhã. Dei uma primeira volta muito boa e, mesmo cometendo um erro, ela foi bem competitiva. Na segunda, acredito que o tempo seria melhor, mas tivemos um problema no carro e precisei recolher para os boxes. Acabamos perdendo praticamente todo o treino para resolver o problema e só dei mais duas voltas com o pneu novo no finalzinho e isso foi uma desvantagem, porque as outras equipes evoluíram. Já esperava que a classificação seria difícil. Vamos focar em fazer o máximo de pontos. Muita gente na frente do grid vai pro tudo ou nada, para ganhar o prêmio de um milhão de reais, e vamos tentar nos aproveitar de possíveis incidentes para chegar o mais na frente possível.

Raphael Abbate, 31º colocado: Trabalhamos forte, desde o primeiro treino, no acerto do carro, mas infelizmente não encontramos o acerto ideal. Do treino livre para a classificação, a gente fez uma mudança brusca no set up, arriscamos um novo acerto, mas ainda não foi o ideal. Agora, vamos continuar trabalhando para a corrida e tentar fazer uma boa largada, buscando evitar acidentes para recuperar as posições e quem sabe tentar chegar entre os 15. Deve ser uma prova com vários incidentes, pela disputa deste milhão, com bastante intervenção do safety car, então vamos estar bem preparados nos boxes para ver a melhor estratégia.

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