Stock Car – Comentários de sábado – Brasília 2013

sábado, 9 de novembro de 2013 às 19:10

Valdeno Brito

Valdeno Brito, 3º colocado: Faltou realmente muito pouco para a pole, mas fiquei muito feliz de conseguir novamente uma classificação nas duas primeiras filas. Não estava satisfeito com o ajuste do carro nos treinos livres, então mudamos o set up para a classificação e a estratégia deu certo. Quero um bom resultado amanhã para seguir na briga pelo título.

Allam Khodair, 5º colocado: Estamos muito bem. Estou muito feliz em largar entre os cinco primeiros, mas fica aquela pontinha, porque tínhamos totais condições de sair na pole. O problema é que fui atrapalhado no Q1 e tive que dar uma volta a mais que meus principais concorrentes. Então, na segunda tomada, nossos pneus não estavam mais nas melhores condições e isso faz muita diferença. Hoje, nossa situação é ainda melhor do que na primeira passagem da Stock aqui em Brasília. Temos totais condições de fazer essa pequena escalada no pelotão e buscar mais uma vitória na Capital.

Thiago Camilo, 6º colocado: Nosso primeiro objetivo aqui é diminuir a diferença para a liderança, que é de 11 pontos, e demos um importante passo neste sentido. Por outro lado, depois de largar duas vezes na pole, você tem uma expectativa grande de sair lá na frente, e é claro que largar em sexto é um pouco frustrante. O carro mudou muito de comportamento do Q1 para o Q2, ficou muito dianteiro, e a volta que consegui até que foi boa para as circunstâncias.

Júlio Campos, 7º colocado: Fechei a primeira parte do treino com o segundo melhor tempo, a alguns milésimos do Valdeno Brito, que liderou o início da sessão. Por isso a expectativa era ficarmos ainda mais próximos da pole position. Já na Super Classificação, a calibragem demorou a subir e só consegui os meus melhores tempos na última volta, quando os pneus já estavam um pouco mais desgastados. Numa disputa por milésimos de segundo, estes detalhes fazem toda a diferença.

Galid Osman, 11º colocado: Fui atrapalhado pelo Nonô Figueiredo (que teve uma quebra na suspensão) na minha volta rápida, bem na curva da vitória. Perdi uma fração de segundo que me botaria no Q2, e mesmo sabendo que às vezes largar em 11º com três pushes a mais e um pouco mais de pneus pode ser vantajoso, eu queria estar no bolo que brigou pela pole, tinha carro pra isso.

Denis Navarro, 14º colocado: A gente vinha em uma volta muito rápida na primeira volta e pegamos um piloto na frente que atrapalhou bastante. Se não fosse isso, com certeza a gente teria chances de estar no Q2. Mas, corrida é assim, parabéns para a equipe que conseguiu chegar a pole com o Sergio.

Rafa Matos, 15º colocado: Foi bastante frustrante. Estava bem confiante para entrar no Q2 e faltou menos de um décimo para isso. Saí mal posicionado na classificação e não tive tempo para aquecer os meus pneus da forma como eu queria e não pude extrair tudo do carro. Mas bola pra frente. Estamos em 15º, tem muita gente boa do nosso lado, bons pilotos e boas equipes também sofrendo aqui em Brasília com essas condições. Mas a equipe fez um bom trabalho, o carro está funcionando bem e espero que a gente tenha um bom carro durante a corrida. Acho que justamente isso vai ser o nosso trunfo amanhã, ter um carro constante durante a corrida para atacar do começo ao fim. O desgaste aqui é sempre muito alto, mas a constância do carro comprova que o nosso desgaste está bem controlado. A meta amanhã é chegar entre os dez, continuar pontuando para tentar terminar entre os dez primeiros no campeonato, que é a minha meta para este ano de estreia.

Rodrigo Sperafico, 16º colocado: Nosso carro estava muito rápido nos treinos livres, mas a calibragem dos meus pneus não subiu o suficiente para completar o acerto do nosso carro. Nossa expectativa era por um aumento de cinco libras na pressão, como ocorreu no carro do Júlio no Q1, mas a evolução foi de apenas duas libras. Isso resultou na perda de um décimo que me separou do Q2. O resultado, no entanto, não foi de todo ruim. Largando no meio do pelotão, estamos mais perto de terminar nos pontos e do objetivo de ficar entre os dez primeiros.

Diego Nunes, 17º colocado: Achei que iria ser melhor, mas a condição de pista está mudando muito. A categoria está extremamente competitiva, é só ver quem está fazendo companhia comigo ali no pelotão do meio. A corrida será outro papo, com outra condição de pneus, temperatura, pista e até estratégia. Por isto estou bem confiante.

Átila Abreu, 18º colocado: A única pena é que o título (de rei das poles em 2013) não veio com mais uma pole, aqui em Brasília. Mas certamente vamos trabalhar duro para sair novamente na frente do grid na Corrida do Milhão em São Paulo e cravar 4 poles em 12 etapas, o que seria uma marca muito expressiva numa categoria tão disputada quanto a Stock. Saindo no meio do grid fica mais complicado, é carro para todo o lado e os toques normalmente são mais frequentes. Vamos tentar conquistar posições na primeira volta e a partir daí pensar numa estratégia agressiva, tanto na pista quanto na parada no box.

Popó Bueno, 20º colocado: O comportamento do carro na classificação foi bem diferente dos treinos, quando a gente ficou dentro do top-5. Tinha certeza de que tinha condições de estar no Q2, mas infelizmente algo no ajuste deixou o carro sem aderência na classificação. Pode ter sido a mudança na temperatura de pista, mas ainda precisamos analisar ao certo. Em todo caso, temos condições de recuperar amanhã e fazer uma boa corrida.

Lucas Foresti, 22º colocado: Estou muito satisfeito com o trabalho que estamos desenvolvendo aqui em Brasília. Eu não tinha nenhuma experiência com o carro e, de forma muito rápida, estou conseguindo melhorar os meus tempos a cada entrada na pista. Fiquei à frente de pilotos muito experientes como o Rubinho Barrichello, Marcos Gomes, Duda Pamplona, dentre outros. Amanhã, para a corrida, continuo sem a menor pretensão de resultado e espero, sinceramente, terminar bem a prova.

Fábio Fogaça, 25º colocado: Melhoramos o carro, encaixamos boas voltas e o considero o dia bastante positivo. Apesar do resultado final não ter sido o que esperávamos, houve evolução em relação ao dia anterior e voltamos a ter como objetivo chegar aos pontos. Vamos trabalhar mais para a corrida, e a expectativa é de continuar evoluindo.

Wellington Justino, 28º colocado: No classificatório, o carro saia de frente, principalmente na entrada da curva. Conseguimos melhorar, mas também dei uma erradinha na minha melhor volta na entrada da reta e tive que tirar um pouco o pé e perdi uns dois décimos. Mas estou satisfeito porque o carro melhorou. Amanhã é pensar em terminar e pontuar. A gente sempre tem um carro bom de corrida e, com o que evoluímos, acho que ele vai vir melhor, principalmente com o pneu velho.

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