Stock Car – Comentários de sábado – Brasília 2014

sábado, 26 de abril de 2014 às 19:05

Júlio Campos

Júlio Campos, 2º colocado: Desde o ano passado que a gente anda na frente. Neste início de campeonato, tivemos problemas de câmbio nos treinos em Curitiba e na abertura do calendário em Interlagos e no Sul fizemos uma prova atípica. É normal que nossos carros estejam sempre entre os 10. Acho que vamos brigar pelo pódio e, quem sabe, ao degrau mais alto. Saindo na frente, facilita até a estratégia da segunda corrida.

Átila Abreu, 5º colocado: Estamos bem para a corrida. Aqui largar entre os dez é bom e fico contente de estar constante entre os cinco ou seis mais rápidos. No ano passado sofremos bastante em Brasília e felizmente conseguimos evoluir bem o carro para a corrida deste final de semana. Fizemos um simulado de corrida que me deixou contente. Com uma pequena evolução na reação do carro, vamos conseguir brigar pela vitória. A corrida vai ser definida em estratégia e ritmo de prova.

Ricardo Maurício, 7º colocado: O carro se comportou muito bem, ficamos felizes com o resultado.

Max Wilson, 9º colocado: Ficar no pelotão da frente é muito importante, vamos ver como o carro se comporta amanhã durante as corridas.

Rafa Matos, 11º colocado: Foi uma diferença tão insignificante, que eu posso considerar que eu consegui entrar no Q2, mas infelizmente não é verdade. Mas houve uma grande evolução de Santa Cruz pra cá em situação de classificação. E, com certeza, o nosso carro está competitivo pra corrida também. Estou um pouco frustrado por não ter entrado no Q2, mas bem confiante para as corridas. Brasília é uma pista que tem a tendência de não ter acidentes na largada, então a preocupação com isso é menor. Agora vai depender muito da estratégia dos pilotos na utilização dos 18 push-to-pass para as duas corridas, o que é muito. Vai ser muito competitivo, com muitas ultrapassagens e caberá ao piloto ser mais agressivo na primeira ou na segunda prova.

Popó Bueno, 12º colocado: Faltou pouco mesmo para entrar na definição da pole, mas em Brasília é assim mesmo, com os 33 carros da Stock Car andando muito próximos. Em todo caso, largar na sexta fila é um bom começo para pensarmos em fazer uma corrida boa tanto na primeira bateria quanto na segunda. Vai ser ritmo forte o tempo inteiro.

Ricardo Zonta, 13º colocado: Tivemos algumas dificuldades de acerto nos treinos livres, faltou pouco para passar para o Q2. Temos dois carros muito consistentes para a corrida e vamos em busca de mais um bom resultado.

Diego Nunes, 14º colocado: Fui sair para a classificação e minha porta abriu. Tive que retornar ao box e sair novamente para abrir volta. Aí aconteceu a bandeira vermelha por conta da batida do Allam Khodair. Quando fui abrir volta de verdade, meus pneus já não estavam mais nas condições ideais. O asfalto aqui é muito abrasivo. Amanhã são duas corridas. Poderíamos estar em uma posição melhor de largada, mas saindo em 14ª podemos traçar uma boa estratégia e somar muitos pontos nas duas provas.

Valdeno Brito, 15º colocado: Nossa expectativa para esta corrida era muito grande, principalmente depois da vitória na etapa passada, em Santa Cruz do Sul, e pelo rendimento que tivemos na última corrida da Stock aqui, no ano passado, quando larguei na segunda fila e estive bem perto da vitória. No ritmo de classificação, nao conseguimos o melhor desempenho, mas ao menos nos treinos de ontem o carro tinha bom rendimento com pneus usados. Será uma disputa bem acirrada amanhã.

Antonio Pizzonia, 16º colocado: Queríamos deixar o carro um pouco mais traseiro e passamos do ponto. Perdi muita aderência comparado com os ensaios livres.

Tuka Rocha, 20º colocado: Trabalhamos muito para manter o bom ritmo a cada etapa. A expectativa é de uma corrida dura no domingo, onde quem conseguir andar forte, poupar pneus e não se envolver em confusões, que são constantes aqui, se dará bem. Vamos lutar para fazer bastante pontos amanhã e sair mais na frente no campeonato.

Sergio Jimenez, 21º colocado: O treino classificatório não foi bom, mas vamos trabalhar no carro para amanhã. A equipe tem um retrospecto positivo de sempre fazer um bom trabalho dentro dos boxes. Como são duas corridas, vamos buscar sair com o maior número de pontos aqui em Brasília.

Nonô Figueiredo, 22º colocado: Não quero que soe como desculpa, mas realmente a bandeira vermelha estragou minha tomada. Uma pena, mas já foi. Eu vinha no mesmo ritmo de manhã (quando fechou com 57s229), o carro se comportou igual e o tempo me colocaria entre os dez. Quando abri a segunda volta, que seria minha a melhor, aconteceu a bandeira e tive que abortar e vir para o box. Com o desgaste do pneu nossa performance diminuiu e não acabamos tão bem. Agora nós temos que estudar os cenários e, como saio de trás, minha dinâmica vai acontecer em função dos concorrentes. Quem parte mais na frente, normalmente, determina o ritmo.

Allam Khodair, 23º colocado: Foi uma pena, porque vinha em uma volta muito rápida. E aqui em Brasília é preciso andar no fio da navalha. Se conseguisse fechar a volta, certamente chegaríamos entre os dez primeiros e buscaríamos as primeiras fileiras. Infelizmente não deu. Agora é focar em uma boa corrida de recuperação e pensar que temos duas corridas pela frente. Nosso objetivo amanhã será buscar o maior número de pontos possíveis e pensar no campeonato que está só começando.

Felipe Lapenna, 24º colocado: Na classificação, o painel do meu carro apagou e não conseguia ver o giro do motor. Eu tinha de esperar, tentava trocar de marcha no ouvido, mas às vezes dava limitador e às vezes eu trocava antes. Numa pista desta de alta, você acaba perdendo um pouco de tempo e também não consegui acertar uma volta ideal. Acho que daria para melhorar ao menos dois décimos de segundo. Foi uma pena, mas vamos pra corrida tentar chegar entre os dez de novo. Aqui, na primeira curva, é mais difícil acontecer acidentes, então ganhar 12 posições – como aconteceu na largada em Santa Cruz – vai ser complicado. Mas vou tentar de tudo para chegar o mais na frente possível e marcar pontos nas duas corridas.

Lucas Foresti, 25º colocado: Com certeza estou decepcionado. Temos aqui o melhor carro das três provas do ano. O time trabalhou muito e no treino livre de hoje cedo, na minha sessão, fiquei por muito tempo entre os cinco primeiros. Tínhamos condições de largar bem melhor. Enfim, coisas de corrida. O conjunto está muito bem acertado e o meu objetivo é partir para a recuperação logo no início das corrida. Quero terminar as duas baterias na zona de pontuação.

Denis Navarro, 27º colocado: Sofri um acidente em virtude de um problema nos treinos livres e não sabemos se isso afetou alguma coisa no carro. Não tivemos tempo de conferir tudo antes do classificatório, mas iremos fazer isso e acertar nosso carro com o setup de antes, onde tínhamos um bólido com bom comportamento com pneus mais usados. Vamos ter que largar com todas as estratégias possíveis na manga para marcar o maior número de pontos amanhã.

Gabriel Casagrande, 28º colocado: Aqui em Brasília é preciso buscar cada décimo de segundo. Faz toda a diferença. Não fosse isso tinha potencial para largar pelo menos entre os 15 primeiros do grid.

Lico Kaesemodel, 29º colocado: Realmente é uma frustração grande, pois esperávamos estar entre os 10, mas o fato é que tínhamos um carro equilibrado no treino da manhã e na classificação o carro ficou extremamente traseiro, inguiável. Assim que entrei na pista, na primeira curva, já senti o carro traseirando muito. Agora é esperar que a equipe analise o que houve para resolvermos para amanhã. Com esse novo sistema, muita coisa pode acontecer. Para a primeira corrida, teremos de administrar a equação ser cuidadoso na largada, mas ao mesmo tempo agressivo para ir para frente.

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