Stock Car – Comentários de domingo – Corrida de Duplas 2016

domingo, 6 de março de 2016 às 16:39
Felipe Fraga

Felipe Fraga

Felipe Fraga, 4º colocado: Foi um fim de semana altamente positivo. Dos treinos que eu participei, eu fiquei sempre entre os três primeiros. Nós também lideramos a sexta-feira e talvez tenha faltado apenas um classificatório melhor para nós termos brigado pela vitória. Dos carros que terminaram entre os cinco, fomos a dupla que mais fez ultrapassagens. A equipe fez um ótimo pit stop e uma das coisas mais importantes é que entraremos no classificatório da próxima corrida sabendo já o resultado de 90% do grid.

Rodrigo Sperafico, 4º colocado: Nós conseguimos um ótimo resultado aqui em Curitiba. Eu havia andado pouco com o carro até o classificatório por causa da pista congestionada e das bandeiras vermelhas nos treinos livres, mas acredito que a oportunidade de andar bastante veio na hora em que o resultado mais importava. A equipe Voxx Racing mostrou hoje que vai disputar o bicampeonato lá no final do ano.

Ricardo Zonta, 6º colocado: Foi uma pena que não conseguimos o pódio, tivemos perto disso e seria especial terminar minha última corrida da Stock Car neste circuito entre os três primeiros. Em todo caso, foi muito bom ficar entre os seis e assim sair pontuando logo nesta primeira etapa do campeonato. O carro esteve bem competitivo na corrida inteira, inclusive no final, já com pneus mais gastos.

Laurens Vanthoor, 6º colocado: Foi muito divertido, especialmente na briga nas últimas voltas, quando vimos muitas vezes três ou até quatro carros disputando uma freada. Fico feliz em ajudar a Shell Racing a marcar o primeiro ponto de 2016.

Átila Abreu, 7º colocado: Mesmo optando por um pneu mais velho, pensando no futuro da competição, o nosso ritmo foi excelente. Foi uma corrida em que surpreendemos bastante. Estamos saindo de Curitiba com um ânimo muito elevado para o restante do campeonato. O poder de reação da equipe é muito alto e isso foi determinante para a prova de superação que eu e o Nelsinho fizemos.

Nelsinho Piquet, 7º colocado: O Átila fez um belo trabalho poupando os pneus para o momento que eu iria entrar na pista, além de ter ultrapassado muitos pilotos. Isso mostrou que a equipe tem um ótimo set up de corrida e pode ir pra frente no restante da temporada. O saldo do final de semana foi positivo, principalmente pelo fato de termos largado em último.

Lucas Foresti, 9º colocado: A ordem de partida para a tomada de tempos leva em conta a classificação do campeonato. Com este resultado, estamos em nono na tabela e teremos uma posição privilegiada para a classificação da corrida seguinte, no Velopark. E isso faz muita diferença na hora de ir para a pista, pois você pega o asfalto em uma condição bem favorável em relação a quem entrou primeiro, o que acontecia comigo no ano passado. O vacilo foi meu na largada, perdi o ‘timing’ e, para completar, o Luciano Burti rodou na minha frente no ‘S’ de alta. Mas o carro estava fantástico, a traseira estava grudada no chão e o carro era muito equilibrado nas freadas. Se tivéssemos pista livre, teríamos feito tempos muito bons. Só tivemos o problema no rádio, que foi consertado assim que o Razia assumiu o volante. Não temos motivos para ficar tristes com o resultado.

Luiz Razia, 9º colocado: No ano passado fomos 15º, neste ano nono… Desse jeito no ano que vem vamos para as cabeças, se Deus quiser!

Diego Nunes, 10º colocado: Na sexta ou sétima volta, mais ou menos, começou a dar problema na redução de marchas, estávamos na sétima posição e começamos a ficar, as vezes reduzia, as vezes não, não tinha o que fazer. Nossa troca de pilotos foi boa, e o resultado final também. Esperávamos chegar um pouco mais à frente, mas com esse problema e por ser a primeira corrida da temporada, está ótimo.

Dennis Dirani, 10º colocado: O carro era ótimo, tivemos um probema na redução das marchas, com isso perdemos duas posições na relargada porque eu não pude freiar onde deveria, mas terminar no Top 10 está excelente.

Galid Osman, 12º colocado: O carro levou uma pancada, foi piorando e ficou quase sem freios na frente. No pit stop passamos o freio para trás, eu praticamente não usei o botão de ultrapassagem e o Damian pôde fazer uma prova um pouco melhor.

Damián Fineschi, 12º colocado: Passei vários carros e me diverti muito nessa experiência com a Stock Car. Pena que o problema no início fez que não pudéssemos brigar por pontos.

Denis Navarro, 13º colocado: Foi uma corrida difícil. A largada realmente foi muito boa, mas depois disso não conseguimos mais escalar o pelotão. Foi bom para fazermos testes, já que apenas os seis primeiros pontuavam. Agora é juntar todos os dados e pensar na corrida de Tarumã.

Felipe Lapenna, 14º colocado: Eu gostei muito da minha parte da corrida. Eu larguei em 26º, fiz uma largada agressiva e acabei passando alguns carros. Depois eu vinha num ritmo muito bom. Fiz a parada no box e foi tudo OK. Mas o Cozzi teve um problema – o pé dele estava enroscando no acelerador – e ele não conseguia frear. Acabamos perdendo algumas posições reais na pista, mas com todos os problemas que tiveram, alguns carros batendo, conseguimos terminar em 14º. Tinha certeza que daria para chegar entre os dez primeiros, mas está valendo e na próxima eu acredito que vou marcar uns pontinhos bons.

Marco Cozzi, 14º colocado: A experiência foi muito boa. Sabia que tínhamos chances de andar bem na corrida. Mas, antes de entrar no carro, eu pisei numa borracha do pneu, que é muito macia e ela derreteu no pedal e prendia o meu pé no acelerador. Tinha de acelerar na ponta do pé, mas na hora de frear me atrapalhava muito. Tinha de frear 50 metros antes, meu pé prendia e corria o risco de perder a freada. Vim trazendo o carro do jeito que dava para não bater, o mais rápido que eu conseguia. Poderia ter sido bem melhor, o carro ficou muito bom, mas mesmo assim foi boa demais a experiência.

Thiago Camilo, 15º colocado: Desde o início o carro estava com um problema de vibração, que depois detectamos ser do assoalho. Isso foi piorando, afetou a dirigibilidade e desgastou o pneu. Mas enquanto o carro estava inteiro, pude ter certeza de que teremos equipamento para um ano muito competitivo.

Popó Bueno, 17º colocado: O problema maior foi o que a gente já sabia. Sacrificamos um pouco a classificação para salvar pneu, então o resultado foi realmente ruim. Na corrida, eu consegui ganhar algumas posições na largada e me mantive ali. Eu já sabia que seria uma corrida que teria muitos acidentes, até por ter muitos pilotos convidados, muitas quebras por ser a primeira etapa e algumas equipes não estarem em estruturas muito boas. Eu sabia que se a gente ficasse na pista, iria conseguir chegar em uma boa posição. Acho que era o que a gente merecia. Infelizmente com o incidente do Betinho perdemos a chance de ter chegado entre os dez. Mas o importante é que a gente conseguiu uma ‘linha’ de carro para o Velopark e vamos começar praticamente do zero. Vamos trabalhar e acho que a gente tem um futuro legal.

Norberto Gresse, 17º colocado: Só não fico tão satisfeito por não ter conseguido terminar na posição que eu estava. Acredito que daria para ter terminado entre os dez primeiros. O Popó fez um ótimo trabalho, largou super bem, ganhou posições. Largamos em 25º e a gente sabe o quanto é difícil largar lá de trás nessa categoria. Ele me entregou em 17º ou 16º e perdemos duas posições no pit. Mas eu já estava em 14º e o carro se comportava bem ali no pelotão. Aí teve um engavetamento na curva da vitória, todos os carros acabaram parando demais. Para não bater no carro da frente, eu acabei bloqueando a traseira e desequilibrou um pouco o carro. Também acho que tomei um toque na traseira e acabei rodando. Aí me tirou completamente as chances, tinha nove voltas de corrida, ainda tinha push para usar. Não dá para saber o que ia acontecer, mas a gente estava bem. Só não fico mais contente por esse fato, mas acho que foi positivo de qualquer maneira.

Max Wilson, 18º colocado: Fomos bem, gosto muito do Vitor, é um grande piloto.

Vitor Meira, 18º colocado: Tentei ultrapassar por fora, mas fiquei espremido entre os carros e a dividida foi um pouco mais difícil. Eles entenderam que eu poderia ter evitado o toque e por isso houve a punição. Fiquei muito feliz em voltar para a Stock Car depois de um ano fora do carro. O Max não é apenas um dos melhores pilotos do grid, é ainda um das melhores pessoas que conheço. À ele e toda a equipe, minha gratidão por esse fim de semana tão bom.

Raphael Abbate, 23º colocado: O ritmo no começo da prova era muito bom. O carro estava legal. Infelizmente, mais ou menos na quarta volta, eu comecei a ter problema de câmbio. Quando eu ia trocar a marcha, ele entrava uma marcha para baixo. Então quando eu engatava a terceira, entrava a primeira. Aí eu comecei a ficar para trás, perder o ritmo. Consegui levar o carro até a 18ª volta para não perder tempo no box. Quando eu parei para a troca de pilotos, fizemos a manutenção do carro. A equipe fez um bom trabalho para colocar o carro de volta na prova e o Nicolas andou muito bem, trouxe o carro para casa e manteve um ritmo muito forte. Com certeza, se não tivesse esse problema, a gente estaria disputando entre os dez ou 15 primeiros da prova. Acho que a equipe está de parabéns. Foi uma pena esse probleminha elétrico que tirou a nossa competitividade. Agora vamos voltar para a oficina, continuar o trabalho, desenvolver mais o carro para largar mais na frente na próxima etapa e estar brigando sempre entre os dez ou 15 primeiros.

Nicolas Costa, 23º colocado: Valeu muito a experiência. Infelizmente, esse problema eletrônico na corrida nos fez perder uns dez minutos nos boxes e comprometeu tudo. Mas, acho que no final o resultado é positivo. Mostramos que temos velocidade. Quando eu entrei, com os pneus mais usados, a gente virava entre os cinco ou dez melhores constantemente. Fiquei feliz pela equipe ter evoluído bastante com o carro, por termos conseguido ir para frente e ultrapassar tantos carros e também muito feliz pela minha evolução pessoal. Para mim é uma honra estar aqui. É uma categoria que eu acompanho desde criancinha. É quase surreal pensar que chegou o dia que eu posso dividir o grid com esses caras e ainda por cima estar competitivo. Estou muito feliz.

Sérgio Jimenez, 25º colocado: O importante é que não tivemos nenhum problema mecânico, hidráulico, eletrônico… nada. O carro funcionou da primeira saída até a última sem nenhum problema. Isso foi muito positivo. No resto, a gente ficou muito a mercê dos pneus, que parece desculpa, mas realmente foi o nosso ‘calcanhar de Aquiles’ nesse final de semana. Então serviu para ver se tudo funcionava mesmo. Agora é ter paciência, ajeitar, tem um mês para o pessoal trabalhar na oficina, deixar tudo em ordem para começar mais competitivo no Velopark.

Beto Cavaleiro, 25º colocado: A gente ficou satisfeito com tudo que a equipe apresentou. Foram dez ou 11 componentes que se integraram ao time este ano e deu tudo certo. O carro não quebrou, não tivemos grandes problemas, não tivemos nenhuma tensão dentro do box e ainda economizamos pneus para a próxima etapa. Fazíamos uma corrida para chegar no Top-10 com o carro #74. Mas, no finalzinho, o Betinho acabou se envolvendo em um incidente e não deu para terminar mais na frente. No meu caso, eu entreguei o carro para o Jimenez e estava sonhando com um safety car e veio. Só que o acerto do nosso carro não deu certo mesmo. De qualquer forma, foi um aprendizado ótimo, saímos com pouco trabalho para a próxima corrida. Ninguém bateu, não quebrou. Agora é uma revisão final e recomeçar o trabalho no Velopark.

Júlio Campos, não terminou: Essa foi minha estreia na C2 e agradeço a equipe e ao Alan por todo o empenho para termos um bom resultado. Hoje não deu, mas estamos apenas iniciando e vamos trabalhar para estarmos competitivos no Velopark.

Alan Hellmeister, não terminou: Foi muito legal voltar a correr de Stock Car depois de quatro anos, ainda mais formando uma parceria com o Julinho. Apesar, do resultado na pista não ter sido positivo foi muito legal voltar.

Luciano Burti, não terminou: Foi toque de corrida, mas que infelizmente forçou nosso abandono.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.