Stock Car – Artista plástico dá show ao pintar quadro ao vivo no Velopark

sábado, 25 de abril de 2015 às 15:51
stock15-mauricio

Ricardo Maurício

Nem pilotos ou carros. Uma das grandes atrações no autódromo do Velopark na manhã deste sábado foi o artista plástico Roberto Muccillo, um dos mais expressivos da atualidade, que pintou um quadro ao vivo antes do treino classificatório. Convidado pela RC, ele montou seu arsenal de pintura no Box da equipe e produziu uma obra de arte inspirada no bólido 65 de Max Wilson e nos espelhos mágicos do holandês Cornelis Escher. “Fui a uma exposição de Escher na Holanda e fiquei maravilhado. Quando soube que o carro da RC tinha o layout baseado nos geométricos dele, pirei e também usei sua obra para criar o fundo desse quadro”, conta.

O gaúcho Muccillo estudou artes na Europa e fez da velocidade o tema central de suas criações. Suas obras estão espalhadas por várias partes do mundo. No Brasil, inúmeros pilotos e outros profissionais ligados ao automobilismo como Felipe Massa, Ricardo Maurício, Reginaldo Leme, Galvão Bueno, entre outros, também possuem criações do artista. O quadro criado dentro do autódromo fará parte de uma exposição em São Paulo ao final da temporada e posteriormente, será doada para uma instituição sem fins lucrativos. A expectativa da equipe é que essa ação aconteça em todas as etapas por onde passar a categoria.

Terminado o processo artístico de Muccillo, a equipe voltou a concentrar-se no treino classificatório que definiu o grid de largada para a primeira corrida no Velopark, neste domingo.

O Treino

Por tratar-se de uma das menores pistas da temporada, com apenas 2278 metros, a decisão da pole position seguiu as mesmas regras das pistas de rua. Os carros saíram em grupos de três para buscar a liderança. Cada competidor teve direito a uma volta de aquecimento e mais duas para tomada de tempo.

Dentro da equipe, Max Wilson foi o primeiro a ir para a pista. Logo na largada, uma falha no motor interferiu na performance do carro. Com o tempo de 54s691, ele ficou com a vigésima segunda posição no grid. “Tinhamos um carro muito bom ontem, chegamos a fazer o melhor tempo nos treinos, mas houve uma falha o motor que ainda teremos que avaliar”, explica Rosinei Campos, Chefe da Equipe. Ricardo Maurício estava no grupo seguinte e foi o penúltimo a tentar a pole. Com o tempo de 54s366 vai largar na décima posição. “Passamos os pneus novos para o classificatório e houve uma variação no rendimento. A segunda volta não foi muito boa e como a pista é curta não tivemos tempo para recuperação. De qualquer forma, largar na quarta posição ainda é interessante e pode render pontos para manter a equipe entre os primeiros colocados”, comenta Meinha.

A pole position ficou com Marcos Gomes que fechou a volta com 54s067. Na sequência virão Valdeno Brito, Daniel Serra, Julinho Campos, Rubens Barrichelo, Alan Khodair, Cacá Bueno, Rafa Matos, Ricardo Zonta e Ricardo Maurício, fechando os dez mais rápidos do grid.

A primeira corrida está marcada para as 13h05 com transmissão ao vivo pela SPORTV. Os pilotos terão 48 minutos de prova para buscar os primeiros 24 pontos da etapa gaúcha. Com o resultado desta prova será formado o grid da segunda corrida com posições invertidas do primeiro ao décimo colocado. A segunda corrida terá mais 28 minutos e tem largada prevista para 14h20.

Ao lado de Daniel Serra, Ricardo Maurício acumula duas vitórias no Velopark e é o último vencedor no circuito (2010 e 2014).

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.