Sou mais Bruno Senna!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011 às 15:43

f111-bruno-senna-rosto615
Depois do acidente sofrido por Robert Kubica durante um rally na Itália no último domingo, a imprensa européia já começa a especular quem vai assumir o volante da Renault no lugar do polonês.

Os nomes mais falados no momento são: Bruno Senna, Romain Grosjean, Pedro de la Rosa, Kimi Raikkonen, Nicky Heidfeld, Vitantonio Liuzzi e Nico Hulkenberg.

Façamos algumas considerações…

– Heidfeld, Liuzzi e de la Rosa já tiveram todas as chances do mundo na F1 e todos sabemos do que são capazes, ou seja, nada de excepcional. São pilotos com muita experiência, mas são comuns. Pior, não são rápidos. Pior ainda, o apelo de marketing deles é igual a zero.

– Kimi Raikkonen está fora faz 1 ano e todos temos visto o que anda acontecendo com pilotos que ficam fora, isto é, quando voltam tem tremenda dificuldade em pegar a mão de um F1 novamente, às vezes meses. Badoer, Fisichella e Schumacher são as provas mais vivas e recentes.

– Romain Grosjean, que como Senna é piloto reserva da equipe, já assumiu o volante da Renault quando Nelsinho Piquet saiu. O que ele fez? Nada.

– Nico Hulkenberg é jovem, está com a mão da F1, pois andou a temporada inteira do ano passado pela Williams. Não andou mal, mas também não impressionou, uma vez que tomou ‘canudo’ do nosso Barrica em quase todas as corridas.

– A situação de Kubica ainda é bastante incerta. Apesar de ele estar mostrando melhora considerável desde a cirurgia, nem os médicos sabem o que pode acontecer no futuro. A amputação da mão aparentemente já foi descartada, uma vez que ela apresenta circulação e movimentação de todos os dedos. Mas ele vai se recuperar, o problema é quando. Pilotos de categorias top são animais diferentes de nós, simples mortais. Geralmente eles conseguem se recuperar muito antes do tempo previsto. O último exemplo foi Valentino Rossi, que teve fratura exposta de tornozelo ano passado e só deixou de participar de 3 corridas.

– Se a recuperação de Kubica continuar sendo positiva, não faz sentido a Renault procurar um piloto já consagrado para substituí-lo, pois teria um problemão na hora em que Kubica estivesse pronto para voltar.

– O “dono” da equipe, Gerald Lopez, esteve hoje no hospital, viu a recuperação de Kubica, mas saiu dizendo que se seu principal piloto não puder voltar esse ano, eles precisam de outro com experiência e ‘capaz de vencer o campeonato’. Vencer o campeonato????? A Lotus Renault está pensando nisso para esta temporada? Pra mim isso é puro jogo de cena, marketing puro. Quer aparecer na mídia o máximo possível, uma vez que sua equipe vencer o campeonato de 2011 é altamente improvável.

Mas eu acho que a Renault não é estúpida e vai usar os próximos testes de pré-temporada para fazer uma espécie de vestibular entre Senna, Grosjean e talvez, muito talvez, alguém mais experiente. E nesse caso eu sou mais Senna, que é um piloto muito bom, é um cara inteligente, bom para trabalhar em equipe e tem um potencial de marketing muito maior que os outros.

Bruno precisa e merece uma chance num verdadeiro carro de F1, não numa cadeira elétrica como andou ano passado. A efetivação dele enquanto Kubica se recupera, junta a fome com a vontade de comer; para o Bruno é uma chance de ouro para mostrar o que sabe acelerando um carro com potencial de uma equipe super bem estruturada. Para a Renault seria excelente, já que sua subsidiária do Brasil é uma das maiores do mundo, mas está enfrentando uma concorrência muito feroz por aqui neste momento. Senna seria um diferencial único para o marketing deles.

Um abraço e até a próxima!
Adauto Silva
adauto@autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.