Soltando o leão: Peugeot e a máquina para o Rally Dakar 2015

sábado, 27 de dezembro de 2014 às 11:05

Peugeot 2008 DKR

Após anunciar a volta ao Rally Dakar, a Peugeot apresentou o carro com o qual disputará a edição de 2015 da prova fora de estrada mais perigosa do planeta. Após 25 anos ausente da maratona off road, a montadora francesa, campeã por quatro anos seguidos, entre 1987 e 1990, montou um timaço com Carlos Sainz e Cyril Despres ao volante do 2008 DKR.

Após muitos estudos e análises, a equipe francesa conseguiu chegar a um carro com visual bonito e agressivo, que remete aos modelos de rua da Peugeot. “A principal dificuldade foi adaptar o estilo das linhas do modelo 2008 às necessidades técnicas e aos terrenos que estes carros vão enfrentar durante os cerca de 10 mil km de prova. Tínhamos duas opções: uma era pegar uma carroceria do 2008 e adaptá-la, e a outra era criar um desenho inspirado no modelo e fazer o design que atenda às necessidades que esta máquina terá pela frente. Finalmente, escolhemos a segunda opção”, garante Giovanni Rizzo, responsável pelo design externo do 2008.

Outro ponto decisivo para a equipe técnica foi optar sobre o tipo de transmissão usado no modelo: em duas ou nas quatro rodas. Esta escolha influenciou o design do carro em áreas específicas. “Fizemos uma análise detalhada do que já existe nas provas de rali e ponderamos as diferentes soluções. No fim, optamos por uma abordagem um pouco diferente com relação à concorrência. Dada a capacidade off-road da transmissão em duas rodas e sua habilidade para percorrer terrenos de areia, esta foi a nossa escolha. Isso nos permitiu colocar rodas maiores (com aro de 37 polegadas de diâmetro) e nos beneficiarmos de um curso de suspensão mais amplo”, explica Jean-Christophe Pailler, líder do projeto na Peugeot Sports.

Para Carlos Sainz, bicampeão mundial de rali de velocidade (WRC) e campeão do Rally Dakar em 2010, o carro promete quebrar paradigmas. “A filosofia por trás do 2008 DKR marca uma quebra radical e um grande número de novas ideias. O resultado final é diferente de qualquer carro com tração em duas rodas já feito, pois ficou muito compacto, o que é bom. Depois de fazer os últimos dois anos com um carro de tração em duas rodas, estou convencido de que com esta solução se pode vencer o rali. Tudo bem que demanda um carro projetado com muito cuidado e atenção para ser confiável em todos os diferentes tipos de terrenos percorridos durante a prova, mas sei que a Peugeot Sport tem o conhecimento, tecnologia e vontade necessários para superar todas estas dificuldades”, afirma o espanhol.

O que está por baixo da juba deste leão faminto por vitórias continua sendo segredo, mas o design de tirar o fôlego já está fazendo barulho, mesmo antes de o 2008 DKR começar a levantar poeira com as cores definitivas com as quais disputará o Dakar no ano que vem.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.