Segunda fila no grid para a Audi na final do WEC

sábado, 29 de novembro de 2014 às 20:02

Audi R18 e-tron quattro

A Audi conquistou seu melhor resultado em treinos de classificação realizados na segunda metade da temporada do FIA World Endurance Championship (WEC). No qualifying para a etapa do Brasil, Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer (SUI/ALE/FRA), no Audi R18 e-tron quattro #2, estabeleceram a quarta melhor volta. O trio havia largado na segunda fila pela última vez em setembro, na prova de Austin, a quarta das oito corridas deste ano.

No desafiador circuito montanha-russa de São Paulo, os campeões de 2012 garantiram a melhor posição de largada entre os representantes do Audi Sport Team Joest. Com um tempo combinado de voltas de 1min18s889, os pilotos do carro número 2 vão largar da segunda fila.

O outro carro da equipe, que recebeu o #1 na última corrida de seis horas da temporada, vai largar da terceira fila do grid. Com o tempo de 1min18s983, Lucas di Grassi/Loïc Duval/Tom Kristensen (BRA/FRA/DIN) foram apenas 63 milésimos de segundo mais lentos que o carro da Toyota que ocupa a quinta posição – apesar do trio da Audi ter percorrido apenas o número mínimo de voltas permitido durante a classificação. Por este motivo, o carro #2 poderá extrair mais do jogo de pneus Michelin usados na classificação. Lucas di Grassi terá uma corrida em casa neste domingo, enquanto Tom Kristensen terá a corrida de despedida de sua longa e bem sucedida carreira.

Antes da corrida, a equipe da Audi focou sua preparação nos 4.309 metros do circuito paulistano. Nas três sessões de treinos livres, os engenheiros e pilotos buscaram constância tanto nos tempos de volta quanto no consumo de pneus em longas saídas de pista – e ficaram satisfeitos com o resultado. A oitava corrida da temporada começa às 13h deste domingo no horário local.

Na Alemanha, a parte final da última etapa do WEC em São Paulo pode ser vista ao vivo neste domingo, 30 de novembro, entre 20h30 e 22h no canal Eurosport. Informações sobre os treinos livres, classificação e corrida podem ser encontradas no Facebook (AudiSport), Twitter (@Audi__Sport), no site www.audi-motorsport.info e no aplicativo Audi Sport.

Declarações após o treino:

Dr. Wolfgang Ullrich (Chefe da Audi Motorsport): “Os resultados confirmam o que vimos nos treinos das etapas anteriores. Estamos lidando bem com o circuito e estamos relativamente constantes durante as saídas de pista mais longas. Neste momento, o treino de classificação é sem dúvida a parte mais difícil do fim de semana para nós. Acredito que teremos uma performance muito boa na corrida”.

Chris Reinke (chefe da LMP): “O começo do fim de semana foi sem dúvida marcado pela despedida de Tom Kristensen. No treino de classificação, a preparação para a corrida começou de fato para nossa equipe. Estamos felizes por largar na segunda fila, e confiantes que poderemos conquistar um bom resultado na corrida deste domingo”.

Ralf Jüttner (Diretor da Audi Sport Team Joest): “O treino de classificação não tem sido nosso melhor momento neste ano. Mas em ritmo de corrida, estamos determinados a aproveitar os nossos pontos fortes em termos de desgaste de pneus para avançar com nossos dois carros”.

Marcel Fässler (Audi R18 e-tron quattro #2): “Fomos os primeiros a entrar na pista e, desta forma, conseguimos uma volta limpa. Pilotei por duas voltas, voltei para os boxes e passei a condução do carro para o Benoît. Terminar o treino de classificação em quarto, em frente de um carro da Toyota, é um bom começo. A corrida é naturalmente mais importante do que a classificação e estou satisfeito com o balanço do carro. Pretendemos brigar pelo pódio.

André Lotterer (Audi R18 e-tron quattro #2): “O resultado foi positivo. Na sexta-feira já tínhamos lidado bem com os desafios impostos pela pista. Sair um pouco mais adiante do que saímos nas últimas corridas pode definitivamente ajudar. Espero que possamos mostrar nossa força durante a corrida”.

Benoît Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro #2): “O treino de classificação foi duro, mas nosso carro está muito bom. Embora tenhamos nos concentrado no set-up de corrida, fomos bem na tomada de tempos. Estou confiante para a corrida. Nossa equipe fez um bom trabalho”.

Lucas di Grassi (Audi R18 e-tron quattro #1): “Novamente, trabalhos sistematicamente no acerto do carro para a corrida. Por isso o resultado do treino de classificação não foi nossa prioridade. Estamos ansiosos pela última corrida do ano e acredito que possamos alcançar um bom resultado”.

Loïc Duval (Audi R18 e-tron quattro #1): “Em comparação com as três últimas corridas, fomos melhor no treino de classificação de hoje. Apesar de não começarmos a corrida nas primeiras posições, estamos competitivos. Na sexta-feira vimos que somos rápidos, particularmente nas retas. Provavelmente seria melhor para nossa equipe se o clima neste domingo estiver mais quente e seco. Quanto maior a exigência sobre os pneus, melhor para nossa equipe”.

Tom Kristensen (Audi R18 e-tron quattro #1): “Nos concentramos totalmente na corrida, e por isso completamos apenas algumas voltas no Qualifying. Espero que estejamos fortes na corrida. Estamos muito próximos da Toyota no treino de classificação. Talvez tenhamos subestimado as dificuldades desta sessão e devêssemos ter arriscado um pouco mais”.

Confira o grid:

Pos Classe Pilotos Equipe Carro Tempo
1 LMP1 T.Bernhard, M.Webber, B.Hartley Porsche Team Porsche 1m17.676s
2 LMP1 R.Dumas, N.Jani, M.Lieb Porsche Team Porsche 1m17.783s
3 LMP1 A.Davidson, S.Buemi Toyota Racing Toyota 1m18.070s
4 LMP1 M.Fassler, A.Lotterer, B.Treluyer Audi Sport Team Joest Audi 1m18.889s
5 LMP1 A.Wurz, S.Sarrazin, M.Conway Toyota Racing Toyota 1m18.920s
6 LMP1 L.di Grassi, L.Duval, T.Kristensen Audi Sport Team Joest Audi 1m18.983s
7 LMP1 N.Prost, N.Heidfeld, M.Beche Rebellion Racing Rebellion/Toyota 1m21.127s
8 LMP1 D.Kraihamer, A.Belicchi, F.Leimer Rebellion Racing Rebellion/Toyota 1m21.644s
9 LMP1 P.Kaffer, L.Auer Lotus Lotus/AER 1m22.081s
10 LMP2 R.Rusinov, O.Pla, J.Canal G-Drive Racing Ligier/Nissan 1m24.463s
11 LMP2 M.Howson, R.Bradley, A.Imperatori KCMG Oreca/Nissan 1m24.843s
12 LMP2 K.Ladygin, V.Shaitar, A.Ladygin SMP Racing Oreca/Nissan 1m25.256s
13 LMP2 S.Zlobin, N.Minassian, M.Mediani SMP Racing Oreca/Nissan 1m25.400s
14 GTE Pro D.Turner, S.Mucke Aston Martin Racing Aston Martin 1m30.111s
15 GTE Pro F.Makowiecki, P.Pilet Porsche Team Manthey Porsche 1m30.259s
16 GTE Pro A.MacDowall, D.O’Young, F.Rees Aston Martin Racing Aston Martin 1m30.312s
17 GTE Am P.D.Lana, P.Lamy, C.Nygaard Aston Martin Racing Aston Martin 1m30.401s
18 GTE Am K.Poulsen, D.Hansson, N.Thiim Aston Martin Racing Aston Martin 1m30.493s
19 GTE Pro J.Bergmeister, R.Lietz Porsche Team Manthey Porsche 1m30.536s
20 GTE Pro D.Rigon, J.Calado AF Corse Ferrari 1m30.565s
21 GTE Am S.Wyatt, M.Rugolo, A.Bertolini AF Corse Ferrari 1m30.882s
22 GTE Pro G.Bruni, T.Vilander AF Corse Ferrari 1m30.908s
23 GTE Am E.Fittipaldi, A.P.Guidi, J.Segal AF Corse Ferrari 1m31.057s
24 GTE Am G.Roda, P.Ruberti, M.Cressoni 8 Star Motorsports Ferrari 1m31.483s
25 GTE Am F.Perrodo, E.Collard, M.Vaxiviere Prospeed Competition Porsche 1m31.511s
26 GTE Am C.Ried, K.Bachler, K.Al Qubaisi Proton Competition Porsche 1m34.865s

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.