Sauber pediu à FIA para analisar segurança do cockpit

sexta-feira, 15 de abril de 2011 às 12:27

s_perez.01A FIA recebeu um pedido da Sauber para analisar se a segurança do cockpit pode ser melhorada, após Sergio Perez ter escapado por pouco de ferimentos na Malásia.

Um pedaço de destroço penetrou no cockpit do mexicano na corrida de Sepang. Perez foi salvo de ser atingido pela peça graças à caixa da central eletrônica (ECU), que foi mudada de lugar recentemente e absorveu o impacto.

A Sauber enviou fotos do que chamou de um incidente “assustador” à FIA para que seja avaliado se alguma lição pode ser tirada do ocorrido – caso haja o risco de pilotos se ferirem no futuro em um incidente similar.

O diretor técnico James Key afirmou que sua equipe não sabe exatamente o que Perez atingiu na prova – mas uma parte de um carro da Toro Rosso, como se suspeitava a princípio, agora foi descartada, com a equipe italiana confirmando que não faltava nenhum item em seus carros ao final do evento.

“Foi um incidente bastante estranho, na verdade”, declarou Key ao site Autosport. “Sergio atingiu o que acredita ter sido um pedaço de asa ou algo assim, porque deve ter sido grande o suficiente para que ele visse”.

“Pareceu ter saído do carro à frente, que era uma Toro Rosso, mas, subsequentemente, descobrimos que eles também encontraram alguns danos em seu carro, então parece que esse pedaço já estava no chão antes”.

“O que aconteceu foi bastante assustador. Danificou severamente a asa dianteira e a parte da frente do assoalho. Então, passou pela lateral da parte mais baixa do chassi e penetrou lá. Passou direto pelo painel de Zylon, pelo chassi e atingiu a ECU”.

“Destruiu a ECU, o que parou o carro, e continuou. Foi para a lateral e finalmente saiu do carro – danificando estruturas de impacto e a própria lateral. Portanto, o que quer que tenha sido, ou estava se movendo muito rapidamente ou era muito pesado”.

“De fora, você não podia ver muita coisa. Só vimos quando trouxemos o carro de volta – pois estávamos tentando entender como um pedaço de destroço poderia fazê-lo parar. Quando vimos os danos, descobrimos como eles foram causados”.

“Mostramos à FIA posteriormente e dissemos: ‘há algo a ser considerado aqui, porque este é um problema bastante significativo’. E se tivesse sido no ano passado (quando a ECU estava localizada em outro lugar), poderia ter sido mais sério”.

Key espera que o incidente provoque mais discussões entre as equipes sobre possíveis melhorias na proteção do cockpit – com um novo painel de impacto já tendo se tornado obrigatório neste ano como consequência dos ferimentos que Timo Glock sofreu em um acidente na classificação para o GP do Japão de 2009.

“Cabe às equipes e à FIA discutir se isso garante atitudes adicionais naquela área”, explicou Key. “Acredito que isso vai acontecer, porque já mostramos algumas fotos à FIA”.

“Mas, infelizmente, por não termos aquela peça, não sabemos o que era, portanto isso dificulta bastante dizer se pode acontecer novamente ou se foi realmente algo anormal, como uma tampa de bueiro se soltando ou alguma coisa pequena”.

“Vale a pena analisar isso para o futuro, porque provamos que algo assim pode acontecer e tem potencial suficiente para danificar muito o chassi”.

LS – www.autoracing.com.br

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