Saiba um pouco mais sobre o Bahrain 26/03/04)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 21:05

O Bahrain é um país que fica na Ásia, mais precisamente no Golfo Pérsico, próximo ao Catar e à Arábia Saudita. Segundo um censo realizado em 2000, a população é de 635 mil pessoas, contando com os 230 mil estrangeiros que habitam a ilha.

O regime governamental adotado é a monarquia, e o rei chama-se Amir ´Isa bin Salman Al Khalifa. Sua família detém grande parte dos 676 quilômetros quadrados que compõem a área total do Bahrain, além, é claro, de todas as reservas de petróleo do país.

A religião praticada por 100 entre 100 barenitas é o islamismo, e seis vezes ao dia o país literalmente pára para que seus cultos e rezas sejam realizados. O comércio todo fecha e existem autofalantes por toda a ilha onde são entoados os cânticos e orações para que todos possam acompanhá-los.

Embora fiéis a sua religião, os barenitas são menos fanáticos que a grande maioria de seus vizinhos. Lá as mulheres podem trabalhar e até dirigir, mas se vestem com o tradicional “abaia”, uma roupa que cobre todo o seu corpo, inclusive o rosto. As estrangeiras (existem muitas no Bahrain) vestem roupas ocidentais, mas tem que ter o cuidado de não mostrar as pernas. No Bahrain, o fumo e a bebida são liberados, e as boates recebem um sem número de turistas árabes que vem para desfrutar os prazeres das companhias femininas.

Monumento

A capital do país é Manama (ou Al Manamha em árabe) e, muito embora a moeda local, o Dinar Bahraini tenha valor superior ao dólar americano (cada Dinar vale US$ 2,66) o Bahrain é um país pobre perto de seus vizinhos. Além da extração de petróleo, a principal fonte de renda é a produção e exportação de pérolas. Existem fazendas submarinas de ostras para suprir a necessidade do mercado internacional.

A pouco mais de 10 anos, o país não era tão rico, mas depois que foi construída a ponte que liga a ilha a Arábia Saudita, sua economia cresceu violentamente. A ponte tem 26 km de extensão e durante os dias de semana, leva-se de 40 a 50 minutos para atravessá-la. Durante os finais de semana, a ponte fica intransitável, já que os árabes querem se divertir no Bahrain.

As temperaturas no verão alcançam a casa de 50º e é impossível permanecer nas ruas. Mesmo com uma umidade que beira os 80%, chove apenas duas vezes por ano no Bahrain.

Nos últimos anos, o Bahrain tem concorrido diretamente com Dubai como principal ponto de turismo e centro de negócios no Oriente Médio, e é justamente por isso que os barenitas investiram tanto para trazer a F1 a seu país. Foram gastos mais de US$ 150 milhões para a construção do novo circuito de Sakhir.

Ponte A.Saudita – Bahrain

A pista fica a pouco mais de uma hora da capital, e conta com 5.417 km de extensão, divididos entre uma grande reta, que se estende por 1 km, mais três pequenas retas e 11 curvas, sendo 4 para a esquerda e 7 para a direita. Ao que tudo indica, a pista apresenta 2 ou 3 pontos claros de ultrapassagens.

O GP do Bahrain, próxima etapa do mundial de F1, acontecerá na primavera asiática, portanto as temperaturas deverão oscilar entre os 30 e 35 graus centígrados. Com o histórico climatológico do país, as equipes e pilotos não devem se preocupar em levar pneus de chuva para o evento, mas o preparo físico deve ser considerado, já que as condições da ilha estarão um pouco mais difíceis do que as encontradas na Malásia.

Ma’a el salamah!! (Até logo!!!)

Rita Italiano e Alexandre Afonso dos Santos

rita@autotacing.com.br
pqtop@yahoo.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.