Saiba tudo sobre o novo Audi A8 [06 / 05 / 2003]

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 20:08

A sensação ao abrir a porta e entrar no novo A8 é de que os engenheiros da Audi lograram o que queriam: alcançar o estado da arte em automóvel. São tantas e tão inovadoras soluções que parece que tudo o mais virou passado. A começar pelo modo como se entra no carro: sem chave. Isso mesmo. À simples aproximação do dono, a porta se destrava. Nem mesmo para virar o motor é preciso de chave: basta apertar um botão no console que o poderoso V8 entra em ação.

Na verdade, o novo A8 não é só o melhor dos Audis, mas o melhor do mundo – e chega para revolucionar a relação entre máquina e condutor. A maior prova disso está na tela escamoteável do MMI (Multi Media Interface), que dá ao condutor poderes até então só imagináveis em mentes mais ousadas. Dali se pode controlar a altura da suspensão e verificar a pressão dos pneus. Pode-se também assistir à TV, configurar a iluminação interna e externa do veículo, de acordo com a preferência, controlar o funcionamento do Acoustic Parking System e verificar a condição de carga da bateria, entre outros. Tudo muito fácil e prático!

Bem-vindo ao MMI

O Audi A8 tem o mais avançado e completo sistema de Multi Media Interface já instalado num automóvel. Em sua tela de 7 polegadas, ergonomicamente posicionada no centro do painel, o MMI permite ao motorista interagir com toda a tecnologia do carro. Trata-se de um conceito extremamente lógico e fácil de operar, que se tornou possível pelo fato de o A8 dispor de três linhas de transferência de dados, quando, até então, mesmo os modelos de luxo dispunham de apenas uma. Com isso, além de a informação ganhar velocidade, tornou-se possível explorar novos horizontes. Os comandos principais do MMI ficam no console central, em torno da alavanca do câmbio Tiptronic.

Suspensão a ar

O Audi A8 traz inovador sistema de suspensão a ar com quatro estágios de regulagem de altura. Com isso, pode-se escolher entre uma posição mais alta, que privilegia o conforto, até uma francamente esportiva, que otimiza a aderência.

Os quatro estágios da nova suspensão do Audi A8 aparecem indicados na tela do MMI, no centro do painel, onde também se pode optar por deixar o sistema no modo automático. Nesse caso, com base em dados de velocidade, peso e condições de piso, sensores encarregam-se de adotar a posição que melhor atenda às exigências do momento, numa variação de até 5 cm entre os estágios mais alto e mais baixo.

Essa inovação do Audi A8 se deve ao emprego de bolsas de ar em vez de molas. Instaladas em ambos os eixos, elas atuam até mesmo na hora de estacionar: se o carro, depois de trafegar em alta velocidade, é deixado na posição mais baixa, o sistema sozinho providencia seu retorno para a posição mais alta, facilitando depois as manobras de saída. Essa posição também é a indicada para se subir ou descer rampas de garagem ou trafegar por estradas de terra.

Medidor de pressão dos pneus na tela

A pressão e temperatura dos pneus podem ser acompanhadas on-line na tela do MMI – que, além disso, alerta o condutor quando ocorre qualquer perda repentina de pressão. Inclusive o estepe.

Sintonize o rádio pela tela

Procurar por uma estação de rádio no A8 é simples e rápido. Na tela do MMI aparecem escritas todas as emissoras e, por meio do botão de controle no console, é só procurar e apertar na emissora escolhida.

TV na hora de lazer

Na tela do MMI também é possível assistir à televisão. As emissoras aparecem listadas e é só escolher uma delas apertando o botão de controle no console. Por motivo de segurança, a imagem da TV não aparece quando o carro está em movimento.

Livro de bordo na tela do MMI

Além do tradicional livro “Manual do Proprietário”, o Audi A8 vem com um CD “Livro de Bordo”, que, ao ser colocado no CD-changer do porta-luvas, permite obter todas as informações sobre o carro, na tela do MMI.

Fingerprint

Basta um toque com o dedo no leitor de reconhecimento de impressões digitais (fingerprint) para que o sistema reconheça o condutor e, automaticamente, ajuste a posição de dirigir do motorista – previamente gravada numa das quatro memórias do sistema –, regulando o posicionamento de banco, retrovisores, altura do volante e do apoio de cabeça; além de acertar a temperatura do ar-condicionado, sintonia do rádio e da TV, entre outros.

Iluminação de ambiente interno

O nível de sofisticação do A8 chegou a tal ponto que a sua iluminação interna pode ser ajustada de acordo com a conveniência do proprietário. Com diversos pontos de focos de luz em seu interior, regulados pela tela e botão de controle do MMI, é possível fazer vários tipos de iluminação ambiente.

Interior luxuoso

Telefone com Bluetooth

Primeiro com tecnologia Bluetooth, que pode ser usado dentro e fora do carro. Dentro, suas funções transferem-se para a tela do MMI, onde pode ser feita a discagem ou recebimento das chamadas. Para isso, conta também com memória e chip de identificação – o SIM, do sistema GSM –, que, além de à prova de clonagem, pode ser utilizado em outro celular. Fora do carro, num raio de até 40 metros, funciona como telefone sem fio convencional.

Acoustic Parking System

O Audi A8 vem de série com o Acoustic Parking System (APS), dispositivo que alerta o condutor sempre que a frente ou a traseira do carro está a menos de 1,6 m de algum obstáculo. Dispara um alarme intermitente que se torna contínuo quando a distância passa a ser inferior a 20 cm. O nível do ruído do alerta pode ser ajustado pelo MMI.

Motor com 335 cv

Com recursos das pistas de competição, o motor é um excitante V8 4.2, de 40 válvulas, 335 cv de potência e coletor de admissão variável, que leva o A8 a acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e alcançar a velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 250 km/h.

Carroceria de alumínio

Graça e leveza são as palavras-chave que definem o estilo do novo Audi A8, que incorpora a última geração do Audi Space Frame (ASF), a exclusiva tecnologia da marca na construção de carrocerias de alumínio. Por isso, a carroceria do novo A8 é até 140 kg mais leve que uma semelhante de chapa de aço, além de proporcionar 60% mais de rigidez em relação à anterior. A aplicação de alumínio estende-se ao chassi, à suspensão e a outros componentes internos e externos.

Faróis acompanham as curvas

Outra inovação do Audi A8 está nos faróis. Com moldura interna de titânio e do tipo xênon plus – o que, por si só, lhes garante maior luminosidade –, eles agora acompanham as curvas. Isso mesmo: detectam o lado para onde o carro está se dirigindo, passando então a intensificar a iluminação sobre esse lado, a partir de uma lâmpada adicional com foco de luz controlado. Esse sistema de iluminação também funciona em manobras de estacionamento.

Abre a porta e dá a partida com a chave no bolso

O carro dispensa o acionamento da chave para destrancar a porta e até para ligar o motor. Ao se aproximar do A8, estando com a chave original no bolso, o proprietário só precisa levar a mão até a maçaneta para a porta se abrir. Um dispositivo eletrônico reconhece a chave e destrava a porta do carro. E para ligar o motor, ainda com a chave no bolso, é só acionar o botão Start no console. Para desligar o carro, aperte Stop.

Som de home theater

O som do rádio Hi América do A8 é um dos mais eficientes já instalados em carros de série, pois vem com sistema Bose complementado por quatro tweeters, quatro woofers, dois mid-tweeters, um subwoofer, um surround sound e amplificador DSP de oito canais, ou seja, é quase um home theater. A antena, que dá qualidade ao som e às imagens projetadas no MMI, fica embutida no vidro traseiro, sem ser percebida por quem está dentro ou fora do carro.

Trible door seeling system

As portas do Audi A8 foram construídas com três módulos: uma folha externa, um suporte de agregados internos e revestimento, que formam uma caixa de alta resistência contra impactos laterais e baixíssimo nível de ruídos.

Tiptronic com paddles no volante

O câmbio Tiptronic está disponível no volante, no formato paddles (borboletas). A troca manual das seis marchas pode ser feita na direção e na alavanca do câmbio. O sistema oferece também transmissão automática.

Ar-condicionado com quatro zonas de ajuste

Para maior conforto dos passageiros, o ar-condicionado pode ser regulado com diferentes temperaturas, em quatro regiões distintas da cabine de passageiros. Um comando extra permite que essa regulagem seja feita pelos ocupantes do banco traseiro.

Sensor de umidade

Por sua vez, o ar-condicionado, além do sensor de impurezas, ganhou nessa geração um sensor de umidade, que fica atrás do espelho retrovisor interno. Ele detecta um eventual embaçamento do vidro do pára-brisa, agindo imediatamente para corrigir a situação.

Nível máximo de segurança

Precursor do sistema de air bags de cabeça, quando passou a ter oito air bags, o Audi A8 mais uma vez inova nessa área ao ampliar o número de sensores de desaceleração instalados na carroceria, para prever os mais diferentes ângulos de colisão. Além disso, de acordo com o conceito de máxima segurança com o mínimo esforço, os air bags frontais e laterais ganharam duplo estágio de ativação, o que otimiza seu acionamento.

Tração quattro

Nenhum outro automóvel de alto luxo tem o sistema de tração permanente nas quatro rodas. A tração quattro do A8 garante mais estabilidade nas curvas, em pisos molhados e também possibilita rodar por qualquer tipo de terreno com total segurança e conforto dos passageiros.

Elegância

Painel solar

Painel solar que capta energia pelo teto e aciona automaticamente o ventilador do veículo, para promover circulação contínua de ar dentro do habitáculo quando o carro está estacionado.

Freio de estacionamento elétrico

O freio de mão é elétrico e seu acionamento é feito de forma muito cômoda por um botão no console. Com o carro em movimento, funciona como um freio comum, numa situação de emergência, e em velocidade abaixo de 5 km/h passa a atuar somente nas rodas traseiras.

Porta-malas elétrico

Para facilitar a sua utilização, o porta-malas do A8 tem acionamento elétrico, inclusive no momento de abre e fecha da tampa. Pode ser acionado pela chave com controle remoto ou por um botão interno próximo da porta do motorista. Na própria tampa do porta-malas, há um botão que facilita o acionamento elétrico logo após o seu carregamento ou esvaziamento.

Bancos dianteiros elétricos

Os bancos dianteiros (motorista e passageiro) são elétricos, com regulagem de apoio lombar e das pernas, além de ajuste de inclinação para a coluna. A regulagem de apoio para as pernas alonga ou retrai em 5 cm a superfície do banco para as pernas. Apoios de cabeça com movimento dinâmico para a frente, em caso de colisão traseira.

Espelhos eletricamente escamoteáveis

Além de antiembaçamento térmico, os espelhos retrovisores externos do A8 podem ser inteiramente recolhidos por controle elétrico interno, para facilitar as manobras de estacionamento. O do lado do acompanhante é automaticamente basculante com a marcha à ré engatada, para evitar toque das rodas em obstáculos (guias).

Lanterna com tecnologia LED

Na atual geração do Audi A8, nem mesmo as luzes traseiras foram esquecidas. Com tecnologia LED (Light-emitting Diode), elas agora são acionadas instantaneamente quando se pisa no freio, o que, a 100 km/h, representa uma antecipação de 5,5 m na sua visualização pelo condutor do carro de trás. Além disso, as lâmpadas são múltiplas, o que significa que, na queima de uma delas, a função básica do sistema se mantém.

Cintos com ajuste elétrico

Cintos de segurança pré-tensionados e retráteis, com ajuste elétrico de altura que pode ficar automaticamente memorizado no fingerprint (leitor de impressão digital).

Banco traseiro com ajuste elétrico lombar

O banco traseiro tem regulagem elétrica de apoio lombar. Fica mais rígido ou mais macio na região dos rins, aumentando o conforto em trajetos mais longos.

FICHA TÉCNICA

Motor Oito cilindros em V, 40 válvulas, injeção seqüencial e acelerador eletrônico.

Cilindrada (cm³)
4 172

Potência máxima (cv/rpm)
335 a 6 500

Torque máximo (Nm/rpm)
430 a 3 500

Transmissão
Câmbio Tiptronic, de seis velocidades, com DSP. Tração permanente nas quatro rodas.

Rodas
8J x 17, de alumínio.

Pneus
235/55 R 17 Y

Direção
Hidráulica, de pinhão e cremalheira, com coluna absorvente de energia. Diâmetro de giro: 12,1 m.

Suspensão
A ar, com altura regulável manual ou automaticamente em quatro estágios. Dianteira independente, de alumínio, do tipo four link, e traseira, do tipo trapezoidal link.

Freios
A disco, ventilado nas quatro rodas, com discos de 17 polegadas e sistemas ABS (antitravamento) e EBD (distribuição) integrados ao ESP.

Pesos
Em ordem de marcha, 1 780 kg; carga transportável, 600 kg.

Capacidades
Tanque de combustível, 90 l; porta-malas, 500 l.

Dimensões externas
Comprimento, 5 051 mm; largura, 1 894 mm; altura, 1 444 mm; bitola dianteira, 1 629 mm; bitola traseira, 1 615 mm; distância entre eixos, 2 944 mm.

Desempenho – 0 a 100 km/h (s)
6,3

Opcionais
Rodas de liga leve 8 1/2J x 18” e pneus 255/45 R 18;

Detalhes de acabamento de madeira bege, cinza ou âmbar;

Air bag duplo frontal com air bags para joelhos;

Tampa do porta-malas automática;

Suspensão pneumática regulável Sport;

Cores especiais quattro;

Bancos revestidos de couro natural;

Engate para reboque.

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