Saiba como Daniel Ricciardo chegou no melhor carro da F1

terça-feira, 3 de setembro de 2013 às 7:12
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Daniel Ricciardo - Red Bull Racing

Se a McLaren preparou bem Lewis Hamilton para estrear num de seus carros de F1 em 2007, pode-se dizer o mesmo da Red Bull em relação a Daniel Ricciardo.

Nascido em Perth, Austrália Ocidental, em um 01 de julho 1989, Ricciardo começou no kart com nove anos, antes de passar para os monopostos em 2006, com três corridas na Formula Ford Western Australia. Ele logo foi para o Campeonato de Fórmula BMW da Ásia , depois de ganhar uma bolsa de estudos e terminou em terceiro lugar na classificação daquela temporada.

Em novembro de 2006, Ricciardo fez sua estreia em corridas na Europa ao participar da final Mundial da Fórmula BMW em Valencia, onde terminou em quinto e foi presenteado com o prêmio Outstanding Achievement (feito extraordinário).

O australiano ficou na Europa na temporada seguinte e disputou o Campeonato Italiano de Fórmula Renault, onde foi o sexto na classificação. A categoria foi dominada naquele ano pela equipe Red Bull Junior, que tinha Jaime Alguersauri. Eles terminaram em primeiro, segundo e terceiro no campeonato, mas as performances de Ricciardo foram suficientes para chamar a atenção de olheiros da empresa, que o contrataram para 2008 .

Ricciardo permaneceu na Fórmula Renault 2.0 para uma segunda temporada e disputou tanto o Campeonato da Europa Ocidental como a Eurocup. Ele ganhou mais da metade das corridas do Campeonato da Europa Ocidental conquistando o título com facilidade, mas perdeu a coroa europeia por três pontos para o futuro piloto da Williams, Valtteri Bottas .

Em 2009 Ricciardo foi para o Campeonato Britânico de F3 com a Carlin, quando Max Chilton foi um de seus companheiros de equipe. O australiano dominou a série com seis vitórias e mais seis pódios para levar o título por 87 pontos. Seu desempenho lhe rendeu um convite para guiar o RB5 no teste de inverno de jovens pilotos em Jerez e, depois de terminar com o melhor tempo, ele foi nomeado como piloto reserva da Toro Rosso e da Red Bull para 2010.

Juntamente com seus compromissos na F1, Ricciardo disputou o Campeonato da Fórmula Renault 3.5 com a Tech 1 Racing, onde não conquistou o título por apenas dois pontos em sua temporada de estreia , depois de oito poles e quatro vitórias – incluindo o GP de Monaco.

Ricciardo permaneceu como piloto reserva da Toro Rosso e da Red Bull em 2011. Como ele participou dos primeiros testes do ano da Toro Rosso, não foi possível disputar a corrida de abertura da série FR 3.5. Ele voltou para o campeonato com a equipe ISR na segunda etapa e mais uma vez venceu nas ruas de Monte Carlo, bem como registrou cinco segundos lugares.

Em julho daquele ano, a Red Bull colocou Ricciardo na pior equipe da F1 – HRT – para ganhar experiência. Ele disputou 11 corridas e seus melhores resultados foram P18 na Hungria e na Índia. Apesar da promoção, o australiano também continuou disputando a FR 3.5 em corridas que não coincidiam com a F1.

Ricciardo foi então promovido a um assento de corrida em tempo integral na Toro Rosso em 2012 e ele tem agora uma temporada e meia na equipe. Seu melhor resultado até o momento foi o sétimo lugar no GP da China deste ano.

No entanto, o australiano é conhecido por sua capacidade de classificação, e ter conseguido passar para o Q3 em bases regulares, é sem dúvida o que lhe deu a vantagem sobre seu atual companheiro de equipe, Jean- Eric Vergne, que só chegou ao Q3 por duas vezes até agora.

Nesta temporada Ricciardo se classificou em média mais de três lugares à frente de seu companheiro de equipe, com sua melhor posição de largada sendo um quinto lugar em Silverstone. Em classificações ele está ganhando de Vergne por 7 a 4, sendo que em 2012 o placar foi de 16 a 4 para o australiano.

Em julho deste ano a F1 permitiu que os pilotos testassem os pneus Pirelli e então a Red Bull teve a oportunidade de ver Sebastian Vettel e Ricciardo na mesma máquina e em condições semelhantes pela primeira vez.

O tempo mais rápido do australiano no RB9 no circuito de Silverstone foi 0,293 segundo mais lento do que o que Vettel conseguiu no dia seguinte, levando a especulações de que, com mais tempo no carro da Red Bull, Ricciardo terá ritmo para desafiar Vettel.

Em 2014 vamos descobrir se essa suspeita tem fundamento ou não.

 

AS - www.autoracing.com.br

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