Saiba as diferenças entre um Astra de rua e um Stock Car 31/08/2004)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010 às 13:33
Astra Sedan de rua

Qual a diferença entre um Astra Sedan e outro Astra Sedan? Se a comparação for ente dois carros originais de fábrica, o correto será dizer nenhuma, mas quando a comparação for com um Astra Sedan que disputa o Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, a resposta passa a ser totalmente diferente. Nada mais natural, pois enquanto um é feito para andar pelas ruas e estradas das cidades brasileiras, o outro foi construído para suportar as maiores exigências nas pistas de competição.

De parecido, os dois têm somente a carenagem, que em ambos possui o mesmo desenho. As diferenças começam nos adereços aerodinâmicos presentes no Stock Car. Na frente, o carro de corrida tem um spoiler e aletas laterais que ajudam na estabilidade do carro. A parte traseira apresenta o aerofólio e o extrator, que tem como principal função acelerar a passagem do ar por baixo do carro, aumentar a pressão aerodinâmica, a aderência e a estabilidade do carro.

Conhecido como efeito solo, esse sistema foi criado pelo projetista da Lotus Colin Chapman, conhecido como O Mago devido às soluções diferentes que criava para aumentar o rendimento dos seus carros. Este equipamento não existe nos carros de rua convencionais.

Como é um carro de corrida, o Astra Sedan da Stock Car tem uma gaiola especialmente construída para proteger os pilotos. Na parte interna, enquanto no carro de rua o objetivo é beleza e conforto, com bancos reclináveis, lugar para cinco passageiros confortavelmente instalados, no Stock Car a situação é totalmente oposta. Dentro do cockpit, que tem lugar somente para uma pessoa, o item conforto é o que menos interessa, pois na pista os pilotos querem performance. Com isso, aceitam normalmente uma condição espartana que nesta temporada chegou a extremos, como os 65 graus alcançados dentro do carro no dia 18 de abril em Interlagos.

Astra Sedan da Stock Car V8

As diferenças ficam mais evidentes no motor. No Astra Sedan, o propulsor é de quatro cilindros 2.0 (2 litros), com oito válvulas e 121 cavalos de potência – para os movidos a gasolina – a 5.200 rpm. No Stock Car, tem oito cilindros em V, com duas válvulas por cilindro e 450 HP, com o giro do motor limitado a 6.000 rpm, 5,7 litros. O combustível recomendado é Avigás, gasolina de avião e com alta octanagem.

Outra fundamental diferença está na alimentação: enquanto o Astra Sedan utiliza injeção eletrônica de combustível, o Stock usa o jurássico carburador quadrijet. Antigo, mas ainda muito eficiente, tanto que também é usado na Nascar, principal categoria do automobilismo norte-americano e uma das maiores do mundo. De 0 a 100, o Stock Car faz em 3,7 segundos enquanto o Astra Sedan percorre a mesma distância em 11s1.

O câmbio dos dois carros tem cinco marchas para frente e uma à ré. As diferenças básicas estão no engate seqüencial do Stock e no convencional com Astra Sedan. Outra modificação está na relação de marchas, que pode ser trocada de acordo com o desenho da pista. Tudo isso se reflete, diretamente, na velocidade final, que registra grande diferença: 198 km/h no Astra Sedan e 265 km/h no Stock Car. O peso dos dois carros é semelhante: 1.230 kg do Stock e 1.190 do Astra Sedan.

Pneus e rodas também são bem diferentes. Na Stock Car os aros das rodas de liga leve são 18 com pneus (285/645) italianos com composto especial (D5) para competição. Já no Astra Sedan os aros das rodas são 6 polegadas e os pneus 195/55R.

O Stock Car V8 tem freios a disco nas quatro rodas. Os discos são feitos pela Fremax especialmente para as necessidades da principal categoria do automobilismo brasileiro. O Astra Sedan tem freios a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras.

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