Saiba algumas curiosidades sobre a Indy 500

sábado, 25 de maio de 2013 às 7:00
Indianapolis Motor Speedway

500 Milhas de Indianapolis

Em que ano a primeira edição da prova aconteceu?
Em 1911. Ray Harroun foi o campeão.

A prova tem acontecido todo o ano desde 1911?
Não. A prova não ocorreu em 1917 e 1918 devido a 1ª Guerra Mundial e em 1942 e 1945 por causa da 2ª Guerra Mundial.

A Prova de 500 Milhas de Indianápolis é disputada em quantas voltas?
200 voltas.

Por que a distância de 500 Milhas foi escolhida para a prova?
Tendo decidido concentrar fazer apenas um grande evento ao invés de várias pequenas corridas, Carl Fisher e seus parceiros imaginaram um evento que viesse a entreter o público por durar aproximadamente 7 horas entre o meio da manhã e o final da tarde. A distância de 500 milhas foi escolhida, e Ray Harroun foi o campeão da primeira prova em 1911, que durou 6 horas e 42 minutos e 8 segundos.

Qual é a distância de uma volta na pista?
2.5 milhas. A pista tem quatro curvas distintas e retas, o formato da pista é o mesmo desde sua inauguração em 1909. As duas retas mais longas tem 1.005 metros de comprimento, as duas retas mais curtas entre as curvas 1 e 2, e entre curvas 3 e 4 têm 201 metros de comprimento. Cada uma das curvas tem 402 metros de comprimento.

Qual é o ângulo da bancada em cada uma das curvas?
Cada umas das quatro curvas do oval tem 9º graus e 12′, mesma dimensão de quando a pista foi inaugurada em 1909.

Qual o piloto que venceu as 500 Milhas de Indianápolis por mais vezes?
Três pilotos foram vitoriosos nas 500 Milhas quatro vezes cada: A.J. Foyt (1961, 1964, 1967, 1977); Al Unser (1970, 1971, 1978, 1987) e Rick Mears (1979, 1984, 1988, 1991).

Qual é o piloto mais novo a vencer a prova?
Troy Ruttman tinha 22 anos e 80 dias quando venceu a 36ª edição das 500 Milhas de Indianápolis dia 30 de Maio de 1952 (Prova válida para o campeonato mundial de Fórmula 1).

Quem foi o piloto mais velho a vencer a prova?
Al Unser tinha 47 anos e 360 dias quando venceu a 71ª 500 Milhas no dia 24 de maio de 1987.

Qual o nome do troféu que é apresentado ao piloto vencedor à cada ano?
O Troféu Borg-Warner, que foi oferecido em 1935 pela Companhia Automotiva Borg-Warne Em 1936, o vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Louis Meyer foi o primeiro piloto a receber o troféu.

Por que o vitorioso da prova deve tomar o leite no pódio?
O tricampeão Louis Meyer tinha o costume de tomar leite regularmente para se refrescar e fez o mesmo quando estava no pódio em sua vitória em 1936. Um dos executivos da Companhia Laticínia Milk Foundation viu a foto deste momento na seção de esportes de um jornal no dia seguinte, e a partir daquele dia a tradição vem sendo repetida todos os anos. Entre os anos 1947 e 1955, aparentemente o leite não foi oferecido durante a cerimônia de vitória, mas retornou em 1956 e permaneceu desde então.

Algum novato já venceu a prova?

Sim. Oito pilotos novatos venceram as 500 Milhas de Indianápolis: Ray Harroun (1911, dia de inauguração da pista), Jules Goux (1913), Rene Thomas (1914), Frank Lockhart (1926), George Souders (1927), Graham Hill (1966), Juan Pablo Montoya (2000) e o brasileiro Hélio Castroneves (2001).

Já aconteceu em algum ano de 33 carros estarem no grid para a Prova de 500 Milhas de Indianápolis?
Não. 40 carros estavam inscritos para a Corrida Inaugural em 1911, a Diretoria da Associacão Americana de Automobilismo – AAA, quem na época ditava as regras, limitou o tamanho do grid de acordo com o tamanho da pista. Ficou determinado que para garantir a segurança, a distância entre cada carro no grid deveria ser de 400 pés (121m) o que limitou a pista de 2.5 milhas (3,218km) a 33 carros. Contanto, Carl Fisher, Presidente do Autódromo na época, determinou que apenas 30 carros poderiam estar participando das 500 Milhas entre 1912 e 1914, e somente seguiu o que a AAA havia determinado em 1915. No entanto, houve ocasiões entre 1912 e 1928 onde o grid não foi completo, o número permitido foi aumentado durante os anos de Crise de 1930 à 32 (embora apenas 38 carros tenham sido confirmados em 1930) e 42 em 1933. O máximo tem sido 33 desde 1934 e em algumas raras ocasiões, o grid de largada chegou a 35 carros em 1979 e 1997.

Qual foi a volta mais rápida registrada na pista durante o mês de maio?
237.498mph por Arie Luyendyk durante a classificação no dia 12 de Maio em 1996. Luyendyk virou 239.260mph no treino do dia 10 de maio de 1996. Foi a média mais veloz não-oficial, registrada durante treinos.

Qual foi o piloto que oficialmente virou 200mph durante o mês de maio?
Tom Sneva, que virou 200.401mph e 200.535 na primeira e segunda volta durante Classificacão no dia 14 de Maio de 1977.

Algum piloto já venceu a prova três vezes consecutivas?
Não. Cinco pilotos venceram duas vezes consecutivas: Wilbur Shaw (1939-40), Mauri Rose (1947-48), Bill Vukovich (1953-54), Al Unser (1970-71) e o Brasileiro Hélio Castroneves (2001-02).

Qual foi o piloto e a equipe que recebeu $1 milhão de Dólares em apenas 1 ano ao vencer a prova de 500 Milhas?
O Brasileiro Emerson Fittipaldi e Patrick Racing, para a qual, dividiram US$ 1,001,604 em 1989.

Algum piloto já participou das 500 Milhas, Brickyard 400 e US Grand Prix em Indianápolis durante sua carreira?
Não. Oito pilotos já participaram das 500 Milhas e Brickyard 400: John Andretti, Geoff Brabham, A.J. Foyt, Robby Gordon, Jason Leffler, Scott Pruett, Tony Stewart e Danny Sullivan. Juan Pablo Montoya e Jacques Villeneuve já venceram as 500 Milhas e participaram do Grande Prêmio dos Estados Unidos de F1 em Indianápolis

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.