Ricciardo: Carros de F1 estão largos demais para ultrapassar

segunda-feira, 2 de abril de 2018 às 8:49

Daniel Ricciardo

Daniel Ricciardo, da Red Bull, acredita que a largura dos carros de Fórmula 1 modernos tem um papel no aumento da dificuldade para ultrapassar.

“Com os pneus e os carros largos, eu sinto agora que eles já ocupam bastante espaço na pista”, declarou o australiano ao site Autosport. “É difícil encontrar ar limpo. Está chegando em um ponto onde alguns circuitos serão prejudicados pelas corridas. Não haverá muitas disputas”.

“Creio que os carros mais estreitos eram ótimos. São como motos, porque eles são tão estreitos que sempre há espaço para passar. E eles viram 30 segundos mais lentos do que nós. Acho que isso prova que o tempo de volta não é necessariamente o mais importante. Precisamos de disputas porque isso é o espetáculo”.

De acordo com Ricciardo, a versão de 2014 dos carros de menor pressão aerodinâmica usados entre 2009 e 2016 atingiu o ponto ideal em termos de disputas e tempos de volta.

“Eles eram lentos para os nossos padrões, mas um espectador não vê necessariamente tanta diferença”, disse ele. “Porém, as disputas… você podia seguir o carro da frente, podia passar. No que diz respeito às ultrapassagens, acho que 2014 foi uma boa temporada”.

“Aerodinamicamente, os carros estão bem fortes agora. Você pode ver nas laterais, há muitas peças. O visual é ótimo, mas tudo isso significa que o carro de trás será bastante prejudicado”.

“Agora, estamos em um ponto onde fazemos as curvas 2, 3 e 9 de Barcelona de pé embaixo. É impressionante, mas quanto mais velozes nós estivermos, mais difícil será ultrapassar e seguir outro carro de perto”.

“Então, nós queremos ver os carros virando 1m22s ao invés de 1m25s, mas sem disputas no domingo? Ou queremos carros mais lentos que sejam capazes de lutar? Eles ainda precisam ser velozes, mas deve haver um equilíbrio”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.