Ricardo Rosset crava a pole na Porsche GT3 Cup no Velo Città e Pedro Piquet é segundo

sexta-feira, 17 de abril de 2015 às 19:27

Ricardo Rosset

Ricardo Rosset é o pole position para a prova de abertura da segunda etapa da Porsche GT3 Cup neste sábado em Mogi Guaçu. O bicampeão foi estratégico ao poupar pneus na primeira parte do treino e chegou ao Q2 depois de completar apenas uma volta no Q1. De quebra, com 1min29s502, Rosset estabeleceu o novo recorde da categoria no Velo Città.

“Essa pista usa muito pneu, ainda mais com as curvas de alta do traçado novo. Até forcei demais no Q1. Foi uma volta só, mas muito caprichada. Guardei o carro e esperei para o Q2, quando pude fazer duas voltas mais abusadas”, contou o piloto do carro #11. “A pista é de difícil ultrapassagem e a pole é importante, mas tem o Pedro Piquet, o (Constantino) Jr e outros no meu cangote. Pretendo largar bem e contornar a primeira curva em primeiro. E aí espero que a disputa atrás seja dura e que eles me permitam cuidar um pouco dos pneus”, acrescentou o piloto, que nesta etapa carrega 10 kg de lastro no seu Porsche.

Com 50 kg de peso adicional, Pedro Piquet cravou 1min29s804 em seu melhor giro no Q2. Cada vez mais à vontade no Porsche #6, ele se disse surpreso por ter baixado da marca de um minuto e meio. “É uma pista bem técnica, que vai forçar muito os carros e os pilotos. Fiquei muito feliz com minha classificação, conseguindo baixar o tempo no top10 mesmo com os pneus usados no Q1. Achava que não ia baixar de 1min30s. Cometi poucos erros durante os treinos e tenho confiança em um bom ritmo amanhã nas provas. Adorei o circuito e gostaria de pilotar meu F3 aqui um dia”, disse o competidor de 16 anos, atual campeão da F3 Brasil.

O terceiro no grid é Constantino Jr, atual campeão da Porsche Cup, que também leva 50 kg de lastro por ocupar a liderança no campeonato com 40 pontos.

Já o carro mais leve das duas primeiras filas (não leva lastro) é de Lico Kaesemodel, outro competidor que neste final de semana conheceu o moderno circuito do interior paulista. “Achei a pista maravilhosa, entre as três melhores em que já andei, e faço questão de parabenizar os responsáveis pelo projeto. Vim na quinta-feira para um treino extra e com certeza me deu mais bagagem. Agora estou realmente competitivo na categoria, liderando alguns treinos inclusive. A quarta posição de largada é positiva e vamos agora pensar mais alto, na vitória”, contou o paranaense do carro #72, já bem mais familiarizado com o sistema de freios do Porsche GT3 Cup geração 991, com o qual sofreu na etapa de abertura.

Na terceira fila do grid para a prova da Cup, nada menos que quatro títulos da categoria: Miguel Paludo parte em quinto, com Ricardo Baptista em sexto.

O melhor representante da Cup Sport no grid é Daniel Schneider, em sétimo. “Estou bastante otimista, não só na Sport como na geral. Achei um balanço bom para o carro. Não funcionou tão bem como eu queria nos treinos, mas acho que vai funcionar bem na corrida. Agora tenho duas possibilidades: claro que o objetivo é ganhar a Cup Sport, mas na geral posso ou tentar ir mais para frente na corrida 1 ou aproveitar para conservar o equipamento e largar mais na frente para a corrida 2. Aqui não é fácil ultrapassar, e a inversão dos oito primeiros lugares do grid pode me favorecer”, revelou o competidor do carro #77.

Completam o top10: Pedro Queirolo, Marcel Visconde e Edu Azevedo. O melhor carro da Cup Master no grid da corrida 1 é de Tom Valle, que retorna à categoria após ausência na abertura da temporada em Curitiba e larga em 12º.

A segunda jornada da temporada será exibida na Band e Sportv em VT e ao vivo pelo portal Terra na internet. O livetime da categoria cobre todas as atividades de pista desde sexta.

Porsche GT3 Cup – Etapa 2 – Velo Città – Corrida 1:
1. Ricardo Rosset 1min29s502
2. Pedro Piquet 1min29s804
3. Constantino Jr 1min29s862
4. Lico Kaesemodel 1min29s984
5. Miguel Paludo 1min30s128
6. Ricardo Baptista 1min30s254
7. Daniel Schneider 1min30s688
8. Pedro Queirolo 1min30s706
9. Marcel Visconde 1min30s771
10. Edu Azevedo – Sem tempo no Q2
11. Adalberto Baptista 1min30s616
12. Tom Valle 1min30s671
13. Rodolfo Ometto 1min30s693
14. Sylvio de Barros 1min30s931
15. Maurizio Billi 1min31s089
16. Carlos Ambrósio 1min31s417
17. Gil Farah 1min31s579
18. Beto Posses 1min31s657
19. Sérgio Ribas 1min31s939
20. Guilherme Figueirôa 1min31s975
21. Carlos Silveira 1min32s524
22. Marcio Basso 1min32s969
23. Marcelo Stallone 1min32s980

Porsche GT3 Cup – Lastro – Etapa 2
Constantino Jr, Miguel Paludo e Pedro Piquet 50 kg
Edu Azevedo 40 kg
Ricardo Baptista 35 kg
Marcel Visconde 30 kg
Daniel Schneider 25 kg
Maurizio Billi e Carlos Ambrósio 20 kg
Ricardo Rosset 10 kg
Rodolfo Ometto 5 kg

Daniel Paludo é o mais veloz na Porsche GT3 Challenge, à frente de Cristiano Piquet e de JP Mauro

O melhor tempo dos treinos da Porsche GT3 Challenge nesta sexta-feira reafirmou a competência dos engenheiros e mecânicos da categoria, que festejou seu décimo aniversário na véspera. Após um forte choque contra a barreira de pneus na curva 0 na quinta-feira, Daniel Paludo recorreu ao carro reserva e fez o melhor tempo do dia com um equipamento que não tinha utilização prevista nesta etapa.

“Foi legal. Amanhã é outro dia, mas hoje foi fundamental porque tivemos um incidente muito forte ontem. Então voltar hoje e continuar competitivo é bem legal. Fizemos testes depois da batida e encontramos soluções para o carro seguir rápido. Agradeço ao pessoal que trabalhou com muita garra para me colocar em condições de competir hoje”, disse o piloto gaúcho, destacando que mesmo seu carro “titular” foi recuperado e apresentava condição de competir, tanto que também o levou para a pista na sexta.

Além de destacar a equalização dos carros da categoria, Paludo creditou à experiência que teve nesta e em outras categorias no técnico circuito de Mogi Guaçu.

A segunda melhor marca desta sexta-feira foi de Cristiano Piquet, que retornou muito contente à categoria nesta etapa. “Vim totalmente sem expectativa depois de três anos sem andar, só trabalhando muito nos Estados Unidos. Estou muito feliz em conseguir andar junto com a turma depois de três anos”, afirmou o piloto do carro #8, que almeja um pódio na jornada de sábado.

O terceiro tempo do dia ficou com o líder da Porsche GT3 Challenge, JP Mauro, que faz apenas sua terceira participação na categoria e nunca havia andado no Velo Città.

“Foi muito bom. Consegui me adaptar rápido à pista”, resumiu o dono do carro #27, que ao lado do piloto convidado Geraldo Piquet tem o carro mais pesado do grid, com 50 kg de lastro. “Na pilotagem não dá para sentir, mas é uma pista bem travada e com subidas, cenário que demanda torque. Então tenho certeza que o carro está sofrendo um pouco com o lastro. Não imaginava que ia estar em terceiro. Queria estar em algum lugar entre os cinco e vamos tentar manter amanhã na classificação.”

O filho mais velho do tricampeão mundial de F1 mostrou evolução ao longo do dia todo. Entre seu giro mais rápido na primeira sessão de treinos e seu melhor tempo no último treino da tarde, Geraldo baixou espantosos 4s5. Ele encerrou a sexta-feira com a sétima melhor marca da classe Challenge.

“Eu me diverti igual um menino. Foi muito legal!”, disse o piloto do carro #3. “Agora falando de performance: não consegui andar muito no primeiro treino por causa de uma pane, completando só três voltas. Depois dos reparos o Max Wilson (piloto consultor da categoria) deu algumas voltas no carro e virou um temporal, o que foi positivo para me dar referências. O carro é fantástico, um verdadeiro carro de corrida com pneu slick e câmbio sequencial. Saí suado, o que não acontecia em muito tempo. Agora quero melhorar mais ainda”, acrescentou o piloto que tem 10 vitórias e dois vice-campeonatos na Fórmula Truck.

A exemplo de seu irmão Pedro, piloto convidado na classe Cup, o filho mais velho do tricampeão mundial fez questão de elogiar a estrutura do Velo Città. “É uma pista fantástica. Está de parabéns seu criador. Estou muito empolgado. Foi um dia muito, muito legal”, afirmou Geraldo, que não competia com um carro de corrida desde 2008.

Na Challenge Sport, Rodofo “The Tonny” detonou e ficou com o melhor tempo do dia, à frente do líder Rodrigo Mello e de Daniel Corrêa.

A programação da Porsche GT 3 Challenge neste sábado determina a tomada de tempo às 9h manhã, com as duas corridas a seguir. O portal Terra exibe ao vivo na internet. O evento será transmitido também em VT, tanto na Band quanto no Sportv.

Porsche GT3 Challenge – Etapa 2 – Melhores tempos de sexta:

1. Daniel Paludo 1min33s285
2. Cristiano Piquet 1min33s364
3. JP Mauro 1min33s377
4. The Tonny 1min33s409
5. Rodrigo Mello 1min33s853
6. Elias Azevedo 1min33s954
7. Geraldo Piquet 1min34s158
8. Daniel Corrêa 1min34s415
9. Eduardo 1min34s456
10. Fabio Alves 1min34s480
11. Tom Filho 1min35s186
12. Vitor Scheid 1min35s333
13. Marcello Sarcinella 1min35s474
14. Ramon Alcaraz 1min35s673
15. Marcio Mauro 1min37s481

Porsche GT3 Challenge – Lastro – Etapa 2
JP Mauro e Geraldo Piquet 50 kg
Elias Azevedo 45 kg
Fábio Alves 40 kg
Daniel Paludo 35 kg
Marcio Mauro 30 kg
Tom Filho, Daniel Corrêa e Rodrigo Mello 25 kg
Marcello Sarcinella e Ramon Alcaraz 15 kg

Programação – Etapa 2: 
Sábado, 18 de abril:
9h – 9h10 – Treino Classificatório Grupo A – Challenge
9h20 – 9h30 – Treino Classificatório Grupo B – Challenge
10h – 10h40 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) Grupo B – Challenge
10h55 – 11h35 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) – Cup
11h50 – 12h30 – Corrida 2 (25 min + 1 volta) Grupo A – Challenge
12h45 – 13h25 – Corrida 2 (25 min + 1 volta) – Cup
13h35 – 14h05 – Porsche Experience
14h15 – 14h45 – Treino livre 1 – Time Attack
15h15 – 15h45 – Treino livre 2 – Time Attack
16h15 – 16h45 – Time Attack

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.