Relembre o último GP da Bélgica 26/08/2004

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 21:27
Largada do GP da Bélgica de 2002

A última edição do GP da Bélgica de F1, realizada em 2002, teve destaque apenas nos números alcançados por Michael Schumacher, até então detentor de cinco títulos mundiais na categoria. Na pista, mais um passeio da Ferrari e nova prova monótona.

Largando na pole position, a primeira de sua carreira em Spa-Francorchamps, Schumacher dominou a prova praticamente de ponta a ponta e chegou à décima vitória naquele ano, até então o recorde de primeiros lugares em uma única temporada.

Schumacher alcançou também a sua sexta conquista em Spa e superou o brasileiro Ayrton Senna, que venceu cinco vezes no tradicional circuito. Na carreira, o triunfo foi o de número 63 – hoje o alemão tem 82 vitórias.

Rubens Barrichello terminou em segundo, com apenas 1s977 de desvantagem em relação ao companheiro de equipe, que tirou completamente o pé do acelerador nas últimas voltas. O único destaque do brasileiro aconteceu na largada, quando tomou a segunda posição de Kimi Raikkonen, que largou na primeira fila ao lado de Schumacher.

O finlandês da McLaren abandonou a corrida na volta 35, com problemas em seu MP4/17. O melhor do resto na corrida pacata foi Juan Pablo Montoya, da Williams. David Coulthard, Ralf Schumacher e Eddie Irvine completaram a lista dos seis primeiros.

Nove carros não completaram a prova belga, dos 20 que largaram – a Arrows não participou do GP. Felipe Massa, da Sauber, ficou de fora na 37ª passagem com o motor de seu Sauber estourado.

Em 2003, a prova de Spa-Francorchamps foi excluída do calendário por causa da legislação tabagista belga, que proibiu a publicidade de cigarros em eventos esportivos no país. Com a flexibilização das leis, a etapa voltou ao mundial e será realizada neste fim de semana.

Confira o resultado final do GP da Bélgica de 2002:
1) Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2) Rubens Barrichello (BRA/Ferrari)
3) Juan Pablo Montoya (COL/Williams-BMW)
4) David Coulthard (ESC/McLaren-Mercedes)
5) Ralf Schumacher (ALE/Williams-BMW)
6) Eddie Irvine (IRL/Jaguar-Cosworth)
7) Mika Salo (FIN/Toyota)
8) Jacques Villeneuve (CAN/BAR-Honda)
9) Allan McNish (ESC/Toyota)
10) Nick Heidfeld (ALE/Sauber-Petronas)
11) Takuma Sato (JAP/Jordan-Honda)

Não Completaram:
Olivier Panis (FRA/BAR-Honda)
Giancarlo Fisichella (ITA/Jordan-Honda)
Pedro de La Rosa (ESP/Jaguar-Cosworth)
Felipe Massa (BRA/Sauber-Petronas)
Jarno Trulli (ITA/Renault)
Kimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes)
Anthony Davidson (ING/Minardi-Asiatech)
Jenson Button (ING/Renault)
Mark Webber (AUS/Minardi-Asiatech)

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.