Relembre o GP dos EUA de 2003 17/06/2004)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 21:13
Pódio em Indianápolis

O GP dos EUA de 2003 praticamente deixou Michael Schumacher com uma mão na taça de campeão da temporada. O alemão da Ferrari venceu a prova – uma das mais agitadas daquele ano – após largar na sétima posição e superar os adversários no piso molhado.

A prova em Indianápolis teve seu primeiro incidente logo na terceira volta, entre Rubens Barrichello e Juan Pablo Montoya. Os pilotos se tocaram na briga pelo quinto lugar, quando o colombiano tentou passar o brasileiro, que abandonou o GP.

Montoya seguiu na corrida, mas teve de pagar um drive-through por ter sido considerado culpado no acidente com Barrichello. O colombiano terminaria a prova em sexto, posição que o tirou da briga pelo título graças à vitória de Schumacher.

O hexacampeão pulou do sétimo para o quarto lugar na largada, mas o início de uma chuva fraca o fez perder posições, em função do baixo rendimento dos pneus de piso seco da Bridgestone em pista úmida. Mas o temporal não tardou a atingir o circuito norte-americano e, com isso, o favoritismo de Schumacher voltou a cena.

A chuva proporcionou uma loteria na prova, que teve em certo momento Jenson Button (BAR), Heinz-Harald Frentzen (Sauber) e Justin Wilson (Jaguar) como os três primeiros colocados.

Schumacher, então quinto colocado, foi deixando todos para trás. Foi apenas questão de tempo para chegar em Button e assumir a liderança para não perdê-la mais. A chuva parou e a pista foi secando até o trecho final da corrida.

Com pneus para o seco, o alemão apenas administrou a vantagem de mais de 20 segundos que abriu para Kimi Raikkonen, da McLaren – que largara na pole position –, e conquistou sua sexta vitória na temporada, a 70ª da carreira.

Cristiano da Matta, da Toyota, completou as 73 voltas da corrida na mesma posição em que largou; em nono. O brasileiro sofreu com a estratégia de paradas da equipe japonesa, tendo de entrar nos boxes cinco vezes.

Raikkonen e Frentzen completaram o pódio em Indianápolis. O segundo lugar do finlandês da McLaren adiou a decisão do título para o GP do Japão, onde Schumacher conquistou seu sexto mundial.

Confira o resultado final do GP dos EUA de 2003:

Pos Piloto Equipe Tempo/Dif
1 Michael Schumacher Ferrari 73 voltas
2 Kimi Raikkonen McLaren-Mercedes a 18s2
3 Heinz-Harald Frentzen Sauber-Petronas a 37s9
4 Jarno Trulli Renault a 48s3
5 Nick Heidfeld Sauber-Petronas a 56s4
6 Juan Pablo Montoya Williams-BMW a 1 volta
7 Giancarlo Fisichella Jordan-Ford a 1 volta
8 Justin Wilson Jaguar-Cosworth a 2 voltas
9 Cristiano da Matta Toyota a 2 voltas
10 Jos Verstappen Minardi-Cosworth a 4 voltas
11 Nicolas Kiesa Minardi-Cosworth a 4 voltas

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.