Red Bull, uma jogada de alto risco

quinta-feira, 5 de maio de 2016 às 12:37
Ricciardo, Kvyat, Sainz e Verstappen

Ricciardo, Kvyat, Sainz e Verstappen

Por: Adauto Silva

O velho ditado popular diz que “quem não arrisca, não petisca”.

Mas será que a jogada da Red Bull ao “rebaixar” Kvyat para a Toro Rosso e ascender Verstappen para a Red Bull não foi arriscada demais?

Eu acho que sim. Verstappen é muito rápido, mas sua absoluta inexperiência o leva a cometer muitos pequenos erros durante as corridas, coisa que Ricciardo – que também é muito rápido -, raramente faz.

Ricciardo é um dos melhores pilotos da F1, tem um emocional fortíssimo, é extremamente inteligente, muito rápido, gerencia os pneus com maestria e trabalha muitíssimo bem com a equipe, além de conhecer o carro até seu último parafuso.

Verstappen também é muito rápido, mas tem um emocional de adolescente ainda. Quando você assiste as corridas pela câmera onboard, vê que ele comete demais o famoso overdrive, ou seja, quer andar mais que o carro, o que o atrasa na pista e o faz gastar mais pneu do que o necessário.

Tudo isso me leva a crer que Verstappen tomará uma surra homérica de Danny Boy – pelo menos esse ano – e isso pode destruir seu emocional, sua confiança e talvez sua carreira, que até aqui vem sendo meteórica. A menos que ele seja um novo Ayrton Senna, o que não me parece o caso.

Por outro lado, Kvyat terá grande dificuldade em bater Sainz na Toro Rosso esse ano. Sainz também é muito rápido e tem um emocional mais maduro que Verstappen, além de conhecer muito bem seu carro e o motor Ferrari que usa.

Kvyat não conhece o carro e nem o motor. Além disso ele chegará na Toro Rosso com um piano nas costas, tamanha é a responsabilidade que ele deve estar colocando sobre ele mesmo. Lógico, o “normal” que grande parte das pessoas, mídia e fãs esperam, é que ele chegue na Toro e bata o Sainz até com certa facilidade.

Mas isso não vai acontecer. Ele vai andar atrás do Sainz – pelo menos nas 4 ou 5 primeiras corridas, e depois vai, no máximo, sendo otimista, disputar pau a pau com o espanhol até o fim do ano.

Portanto, essa jogada da Red Bull, se não der certo, pode fazê-la perder dois pilotos no final desse ano; Verstappen e Kvyat.

Adauto Silva

Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.