Rally Dakar – Equipe 100% brasileira enfrentará desafio de 5,6 mil quilômetros

Rally Dakar

Começa na próxima segunda-feira (7) em Lima, no Peru, o Dakar 2019. O maior e mais difícil rali do mundo terá 10 dias de duração e 5.600 quilômetros de percursos que desafiam pilotos, navegadores e suas máquinas em terrenos predominantemente de dunas, exigindo técnica, resistência e muita força mental. E nesta edição, dos 11 brasileiros que disputarão a prova entre os UTVs e as motos, quatro deles são da equipe paulistana X Rally Team, tricampeã do Rally dos Sertões entre os carros.

Liderada pelos irmãos Cristian e Marcos Baumgart, a equipe irá competir pela primeira vez no Dakar, e optou por entrar na categoria dos UTVs (chamada de SxS pela organização da prova) após boa experiência no Desafio Inca, também no Peru, no último mês de setembro. O time vai competir com os UTVs Can-Am Maverick X3 preparados pela South Racing.

Pela primeira vez na história de mais de 40 anos, o Dakar será todo disputado dentro de um mesmo país. A prova terá a largada promocional neste domingo (6) nas ruas da capital Lima, e depois segue para Pisco, San Juan de Marcona, Arequipa e Tacna; na quinta etapa, começa o caminho de volta retornando a Arequipa, onde no sábado (12) pilotos e equipes têm o dia de descanso. Depois, a prova retorna a San Juan de Marcona, Pisco e a chegada, no dia 17, a Lima.

Do desenho de criança à realidade sonhada
Para Marcos Baumgart, de 41 anos, estar no Dakar é a realização de um sonho de criança. Fissurado em carros e motos desde a infância, o caçula dos irmãos Baumgart tem guardado um desenho que fez aos oito anos do carro com o qual correria no Dakar quando crescesse.

O sonho virou realidade pela primeira vez em 2013, quando disputou a prova na categoria carros ao lado de Kleber Cincea. A dupla, no entanto, teve de abandonar a disputa no sexto dia depois de problemas de motor enfrentados após um acidente.

Agora competindo entre os UTVs, Marcos tem um objetivo muito claro traçado para a prova: não sair de dentro do veículo durante a disputa. “O desafio do Dakar é não descer do carro nenhuma vez. Isso quer dizer não quebrar e não sofrer com atolamentos ou furos de pneu. Não quero deixar entrar areia nas sapatilhas nem nas luvas de jeito nenhum. Meu objetivo é esse: não desatar o cinto de segurança depois da largada e não ter de parar de jeito nenhum”, destaca.

O navegador Kleber Cincea compartilha do sentimento. “O Dakar é sempre difícil, duro. Muito. E não é diferente este ano. Somado a isso, a participação que eu e o Marcos tivemos em 2013, em que não completamos, nos ajudou a ter alguma experiência. Então a primeira coisa é fazer uma prova constante para chegar no final. O UTV se comporta muito bem na areia e pudemos perceber isso no Peru durante o Desafio Inca, e foi muito legal para pegar a mão, entender os limites, treinar navegação em um piso tão diferente para nós. Tudo isso foi muito importante. Queremos terminar, mas ao mesmo tempo vemos chances de fazer uma boa prova. Mas a primeira meta é chegar ao final, e para isso vamos trabalhar bem focados”, disse.

Tricampeões do Sertões estreiam no Dakar
Cristian Baumgart e Beco Andreotti, competindo juntos há 19 anos, formam a dupla mais longeva da história do rali brasileiro. Os dois são os atuais tricampeões do Rally dos Sertões na categoria carros. Embora o currículo imponha respeito, no Dakar eles entram como estreantes e se colocam com humildade.

“É um sonho participar do Dakar”, diz Beco Andreotti, 42, navegador e chefe da equipe X Rally Team. “Passamos muitos anos falando sobre isso, planejando e esperando o melhor momento. Estamos muito ansiosos, e não há que se negar que dá até um pouco de medo, pois é uma navegação nova, diferente, apesar de termos treinado isso no Desafio Inca. Vamos ter de ser conservadores no começo para pegarmos a mão e vermos como tudo vai se desenrolar, mas sem fazer loucuras”, prega.

Cristian, de 44 anos, aposta na estrutura da equipe mais profissional do rali brasileiro atualmente para um bom desempenho, embora saiba o tamanho do desafio. “O Dakar é um rali gigantesco, e nele somos meros estreantes. É uma prova que não dá segunda chance, que não perdoa. Com a consciência disso, podemos dizer que nos sentimos preparados. Estamos com os melhores UTVs, uma equipe muito boa, uma estrutura enxuta e com uma excelente vantagem que é ter o Marcos e o Kleber juntos. Se Deus quiser vamos ter os dois UTVs no final. A ideia é terminarmos entre os melhores estreantes, e talvez estar ali entre os cinco melhores”, afirmou.

Perfil dos pilotos e navegadores:

CRISTIAN BAUMGART
Piloto do UTV 398
30/10/1974 – 44 anos
Tricampeão do Rally dos Sertões (carros)
4 vezes vencedor do Capacete de Ouro
Tricampeão da Mitsubishi Cup
2x vice-campeão Brasileiro de Cross Country
2x vice-campeão da Mitsubishi Cup
5 indicações ao Capacete de Ouro
18 participações no Rally dos Sertões
1ª participação no Dakar

BECO ANDREOTTI
Navegador do UTV 398
10/08/1976 – 42 anos
Tricampeão do Rally dos Sertões (carros)
4 vezes vencedor do Capacete de Ouro
Tricampeão da Mitsubishi Cup
Campeão Brasileiro de Cross Country
2x vice-campeão Brasileiro de Cross Country
2x vice-campeão da Mitsubishi Cup
6 indicações ao Capacete de Ouro
18 participações no Rally dos Sertões
1ª participação no Dakar

MARCOS BAUMGART
Piloto do UTV 412
03/06/1977 – 41 anos
Bicampeão Brasileiro de Cross Country (Carros)
Campeão Brasileiro de Cross Country (Motos)
Campeão do Rally dos Sertões (Carros, protótipos T1)
2x vice-campeão do Rally dos Sertões
18 participações no Rally dos Sertões
5 indicações ao Capacete de Ouro
2ª participação no Dakar

KLEBER CINCEA
Navegador do UTV 412
03/02/1977 – 41 anos
Bicampeão Brasileiro de Cross Country (Carros)
Campeão Mitsubishi Cup
Campeão Paulista de Cross Country
Campeão do Rally Qatar WRCC
3x vice-campeão do Rally dos Sertões
2x vice-campeão Brasileiro de Cross Country
Vice-campeão Mitsubishi Cup
18 participações no Rally dos Sertões
5 indicações ao Capacete de Ouro
2ª participação no Dakar

O TRAJETO DO DAKAR 2019 NO PERU

07/01 (seg): 1ª Etapa: Lima > Pisco
(Deslocamentos: 247 km; Especial: 84 km; Total; 331 km)
08/01 (ter): 2ª Etapa: Pisco > San Juan de Marcona
(Deslocamentos: 211 km; Especial: 342 km; Total; 553 km)
09/01 (qua): 3ª Etapa: San Juan de Marcona > Arequipa
(Deslocamentos: 467 km; Especial: 331 km; Total; 798 km)
10/01 (qui): 4ª Etapa: Arequipa > Tacna
(Deslocamentos: 313 km; Especial: 351 km; Total; 664 km)
11/01 (sex): 5ª Etapa: Tacna > Arequipa
(Deslocamentos: 264 km; Especial: 450 km; Total; 714 km)
12/01 (sab): Dia de Descanso: Arequipa
13/01 (dom): 6ª Etapa: Arequipa > San Juan de Marcona
(Deslocamentos: 520 km; Especial: 290 km; Total; 810 km)
14/01 (seg): 7ª Etapa: San Juan de Marcona > San Juan de Marcona
(Deslocamentos: 64 km; Especial: 323 km; Total; 387 km)
15/01 (ter): 8ª Etapa: San Juan de Marcona > Pisco
(Deslocamentos: 215 km; Especial: 360 km; Total; 575 km)
16/01 (qua): 9ª Etapa: Pisco > Pisco
(Deslocamentos: 96 km; Especial: 313 km; Total; 409 km)
17/01 (qui): 10ª Etapa: Pisco > Lima
(Deslocamentos: 247 km; Especial: 112 km; Total; 359 km)
TOTAL DE ESPECIAIS: 2.956 km
TOTAL DAKAR: 5.600 km

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