Rally Dakar – Dupla Nasser/Baumel é campeã entre os carros em 2015

sábado, 17 de janeiro de 2015 às 15:33

Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel

A dupla do catariano Nasser Al-Attiyah e o inglês Matthieu Baumel (Mini All4 Racing) venceu a 37ª edição do Rally Dakar na categoria Carros. Com ampla vantagem sobre a segunda colocação, da dupla do sul-africano Giniel de Villiers e o alemão Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux), eles administraram o resultado. Seus companheiros de equipe, o polonês Krzysztof Holowczyc e o francês Xavier Panseri, ficaram com a terceira colocação.

Este é o segundo título de Nasser, ele também foi vencedor em 2011, pilotando um Volkswagen Touareg. A dupla campeã liderou praticamente toda a prova. Chegou a vencer a primeira etapa, mas perdeu a primeira colocação por receber uma penalização por excesso de velocidade durante o deslocamento. Mas recuperou a liderança ao vencer a segunda etapa, e não mudou mais de posição. A dupla também foi a mais rápida em outros quatro trechos cronometrados.

Nasser pilotou um protótipo Mini, que utiliza o motor BMW 3.0 Diesel. A BMW é dona da marca Mini. A equipe alemã X-Raid é a responsável pela preparação dos carros, que foram os mais rápidos em 11 das 13 especiais disputadas. Como gato escaldado tem medo de água fria, Nasser montou um esquema paralelo ao da equipe, para não correr o risco de ter de ouvir ordens do chefe, como em 2014, quando o alemão Sven Quandt ordenou a ele e ao francês Stéphane Peterhansel que o espanhol Nani Roma deveria ser o vencedor.

O único piloto a realmente ameaçar o reinado de Nasser em 2015 foi Giniel de Villiers, que já foi seu companheiro de equipe na Volkswagen e vencedor do Dakar 2009, a primeira edição realizada na América do Sul. Super regular, o sul-africano não conseguiu manter o mesmo nível de pressão no final da prova.

A dupla dos americanos Robby Gordon e Johny Campbell (Gordini) venceu a 13ª e última etapa do Dakar 2015 na categoria Carros, seguida pela dupla dos sul-africanos Leeroy Poulter e Robert Rowie (Toyota Hilux). Para alegria da torcida local os argentinos Emiliano Spataro / Benjamin Lozada (Renault) completaram o pódio. Giniel de Villiers foi o quinto e Nasser o sexto mais rápido na etapa.

A dupla do navegador brasileiro estreante no Dakar, Eduardo Sachs e o experiente piloto português Ricardo Leal (Nissan Navarra V8) concluiu a etapa na 17ª posição. Na classificação final da dupla foi a 25ª colocação.

Classificação da 13ª etapa – Carros (extraoficial):

1º Robby Gordon / Johny Campbell (Gordini): 13min16s
2º Leeroy Poulter / Robert Rowie (Toyota Hilux): +25s
3º Emiliano Spataro / Benjamin Lozada (Renault): +29s
4º Orlando Terranova / Bernardo Graue (Mini All4 Racing): +31s
5º Giniel de Villiers / Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux): +34s

17º Ricardo Leal / Eduardo Sachs (Nissan Navarra V8): +2min080s

Classificação final acumulada após 13 etapas – Carros (extraoficial):

1º Nasser Al-Attiyah / Matthieu Baumel (Mini All4 Racing): 40h32min25s
2º Giniel de Villiers / Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux): +35min34s
3º Krzysztof Holowczyc / Xavier Panseri (Mini All4 Racing): +1h32min01s
4º Erik Van Loon / Wouter Rosegar (Mini All4 Racing): +3h01min52s
5º Vladimir Vasilyev / Konstantin Zhiltsov (Mini All4 Racing): +3h12min41s

25º Ricardo Leal / Eduardo Sachs (Nissan Navarra V8):+11h29min012s

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.