Raikkonen e Montoya falam sobre a temporada de 2005 23/02/05

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 22:51
K. Raikkonen e J. P. Montoya

Os pilotos da Mclaren, Kimi Raikkonen e Juan Pablo Montoya, reservaram um tempo em sua extensa agenda de testes, na preparação para o começo da temporada deste ano, a fim de participar da conferência de imprensa no West Media Day. Veja o que eles disseram.

Juan Pablo, este é o seu primeiro ano com a equipe Mclaren-Mercedes. Como foi sua chegada?
Montoya Foi ótima. Meu relacionamento com todos dentro da equipe tem sido realmente muito bom. O conhecimento adquirido nos testes tem se mostrado positivo e estou bem satisfeito com tudo, sinceramente.

Kimi, como está indo o programa de testes da pré-temporada?
Raikkonen Tem sido bom, nós recebemos o carro novo há quase um mês e estamos ainda trabalhando em pequenos detalhes. Mas isso é normal num carro novo e não há nenhuma dificuldade maior. Estamos solucionando todos os pequenos problemas que surgem. O carro é veloz, fácil de pilotar, mas é difícil dizer onde estamos com relação à concorrência. É preciso esperar para ver como será a primeira prova.

Juan Pablo, como os testes têm se desenvolvido?
Montoya Bem. Sinto-me um pouco mais à vontade no MP4/20 do que no carro do ano passado, e isso é positivo. Como Kimi disse, temos enfrentado alguns pequenos problemas, mas tudo tem sido solucionado e é para isso que servem os testes de inverno. Os treinos prosseguem e será outra oportunidade para entrosar-me ainda mais com a equipe e diria que as coisas estão caminhando tranqüilamente.

Como vocês se relacionam e, mais especificamente, há troca de informações quando estão trabalhando?
Kimi Nos damos muito bem, estamos ainda no começo, mas tudo segue da melhor forma. O clima na equipe é bom e estamos trabalhando bem juntos.
Montoya Nosso relacionamento é muito bom, até agora só testamos, ao mesmo tempo, apenas cerca de cinco dias e estou com muita expectativa com relação a esta temporada.

Tem sido difícil a adaptação ao novo regulamento?
Kimi As novas regras mudaram os carros, mas mudou para todos os pilotos. Saberemos mais, depois das primeiras corridas, como as regras estão influenciando e o que nós, pilotos, teremos de fazer para mudar nosso comportamento, se houver necessidade.

Kimi, o que você espera das sessões de qualificação entre você e Montoya?
Raikkonen Nós sempre estivemos bem próximos nas qualificações, em temporadas passadas. Estou certo que as coisas irão continuar dessa forma. É claro que em algumas corridas sou mais rápido e outras em que Montoya é mais veloz, portanto temos que aguardar e ver o que acontece.

Juan Pablo, o que você pensa do novo formato da sessão de qualificação. É melhor para você do que para outros pilotos?
Montoya Seja qual for o formato, será igual para todos. Obviamente, o modo de pilotar será diferente nas duas sessões, teremos que dar o máximo em ambas, mas será necessário adotar certas medidas, como cuidar bem dos pneus, particularmente na primeira sessão. E como serão os mesmos na corrida, ninguém vai querer estragá-los. Mas, ao fim do dia não acho que alguém possa julgar quem estará melhor, até que a corrida tenha início.

Uma pergunta para ambos. O que vocês acham das mudanças das regras para a sessão de classificação?
Kimi Não penso que será muito diferente do último ano para os pilotos, mas poderá ser mais difícil para os espectadores entender o que está acontecendo, porque será preciso somar os tempos das duas sessões. Mas as emissoras de televisão encontrarão uma maneira de mostrar aos espectadores a cronometragem em tempo real.
Montoya Acho que o mais difícil não é os organizadores descobrirem um jeito para facilitar a compreensão dos fãs sobre o que está ocorrendo. Eles sabem em que ponto da pista o carro se encontra e como resolver isto. O problema será quando um carro estiver lento na primeira sessão de classificação e ultra-rápido na segunda, por exemplo. As pessoas podem ficar um pouco confusas no início, mas estou certo de que todo mundo vai acostumar-se.

Juan Pablo, como está a potência do motor Mercedes, comparado ao BMW que você usava no ano passado na Williams?
Montoya Eu não gostaria de compará-los, eles são completamente diferentes, devido a diferentes ajustes. Também, não se pode esperar que dois motores de marcas diferentes tenham o mesmo comportamento. Pelo que pude observar até o momento, o motor Mercedes tem se mostrado muito bom, verdadeiramente.

Juan Pablo, você é conhecido como um dos pilotos mais agressivos da categoria. De que maneira as novas regras afetarão seu estilo de pilotar?
Montoya Eu não afirmaria que isso acontece realmente. As pessoas sempre falam que tenho um estilo realmente agressivo, mas eu diria que eu ataco tanto quanto qualquer outro piloto. Agora, é claro que nós teremos que poupar um pouco mais o carro. Penso que será interessante. Nas primeiras corridas, alguns pilotos já estarão adaptados, outros não.

Juan Pablo, você acredita que, com os novos pneus e os novos motores, a habilidade de um piloto ficará mais evidente?
Montoya Temos que esperar para ver. Será muito importante, este ano, conseguir um bom acerto, já que um carro mal acertado trará conseqüências ruins para os pneus. Assim, será necessário trabalhar junto com os engenheiros e as outras pessoas da equipe para alcançar o melhor acerto.

Kimi, a chegada de Juan Pablo à equipe Mclaren fez alguma diferença?
Raikkonen Isso não mudou absolutamente nada para mim e no modo como eu trabalho com a equipe. Estou trabalhando com as mesmas pessoas em tudo, como aconteceu no ano passado.

Qual a importância que você dá a uma equipe poder usar um terceiro carro nos treinos livres de sexta-feira?
Raikkonen Acho que será bom para a equipe, especialmente a partir da regra de um motor para duas corridas. Podemos dar quantas voltas quisermos com o terceiro carro e, assim, obter mais informações para decidir sobre nossos pneus Michelin e outras exigências de acerto.

Kimi, as novas regras foram implementadas para tornar a Fórmula 1 mais emocionante para os espectadores. Você acha que será mais fácil ultrapassar a partir de agora?
Raikkonen Não acredito que vá mudar muita coisa. Poderá haver situações em que seja mais fácil ultrapassar, quando pilotos com problemas de pneu estiverem à frente de carros mais rápidos, mas vamos ver o que acontece. Houve muitas corridas boas em 2004 e espero que isso volte a acontecer.

Juan Pablo e Kimi, há um novo circuito no calendário deste ano, o da Turquia. Como vocês se preparam para correr num circuito desconhecido?
MontoyaEu normalmente vou lá e faço meu trabalho. Dou algumas voltas num carro de rua e vejo como é. Desta forma, pode-se observar o traçado a ser adotado, pontos de frenagem e tudo o mais. É muito simples, realmente.
RaikkonenTambém dou algumas voltas pelo circuito num carro normal mas freqüentemente também ando a pé em alguns trechos com meus engenheiros. Vi diversas fotografias da pista e gostei.

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.