“Os caras” do GP da Hungria

terça-feira, 11 de janeiro de 2011 às 20:05


Mark Webber

O campeonato deu uma bela “embolada” depois do GP da Hungria disputado ontem. Após uma vitória brilhante de Mark Webber, que guiou com perfeição calçado de pneus super macios por 40 voltas, ele agora é merecidamente o líder do campeonato. Quem imaginaria isso depois de 12 corridas? Talvez só ele mesmo…

Webber contou com um pouco de sorte, lógico. Hamilton teve problemas mecânicos e abandonou, portanto não marcou pontos. Vettel, como ele mesmo disse, “dormiu” na relargada, ficou mais de 10 carros de distancia do carro da frente e tomou um drive-through, o que certamente lhe tirou a vitória. Mas Webber não tem nada com isso e aproveitou a chance para vencer pela quarta vez no ano.

Muito interessante a tocada de Webber logo após a relargada. Para ter chance da estratégia de não ter parado durante o safety car dar certo, ele precisava andar muito rápido por muitas voltas sem estragar seus pneus super macios. Só assim ele conseguiria abrir vantagem suficiente para depois parar e ainda voltar em primeiro. Nem o Luciano Burti, ex-piloto de F1 e salvador das transmissões da Globo, achou que ele conseguiria. Eu estava torcendo muito para que ele conseguisse, apesar de ter bastante dúvida que fosse possível. Mas Webber mostrou mais uma vez que é um excelente piloto, um cara muito rápido, que erra pouco e que pode mostrar uma tocada muito sofisticada quando precisa.

E isso tudo sem esquecer nunca que ele não é o predileto da equipe. Webber agora é um sério candidato ao título, não apenas por ser o líder do campeonato, mas por ter o melhor carro da temporada e estar neste momento com 10 pontos de vantagem sobre seu companheiro de equipe.

A McLaren por outro lado, precisa melhorar muito seu carro, que desde Silverstone piorou um monte e está comprometendo demais a luta de Lewis Hamilton pelo título. O inglês ainda continua em segundo, mas não por muitas corridas se seu carro não melhorar bastante.

A Ferrari melhorou bastante e infelizmente, para o meu desgosto, colocou o mutreteiro Alonso na luta pelo título. O espanhol está agora em quinto com somente 20 pontos a menos que o líder Webber.

Felipe Massa ainda tem chances matemáticas, mas com 97 pontos contra 161 de Webber, sua situação exige alguns milagres não muito costumeiros.


Dick Schumacher espreme Rubens contra o muro

Não dá para deixar de falar daquele momento bastante tenso na corrida quando Rubens Barrichello encostou em Michael Schumacher para lutar pela décima posição. Rubens tinha pneus novos e macios e por isso estava muito mais rápido que Schumacher.

Depois de algumas voltas tentando ultrapassar, Rubens finalmente consegue entrar na reta principal de Hungaroring no vácuo de Schumacher. A ultrapassagem era iminente, mas Schumacher teve uma atitude criminosa e quando Rubens saiu do vácuo para ultrapassá-lo, Schumacher foi espremendo o piloto brasileiro contra o muro de forma acintosa, quase causando um acidente que certamente seria de grandes proporções. A verdade é que Rubens foi muito macho ao continuar de pé cravado mesmo sendo espremido daquele jeito!

A defesa de posição por parte do piloto da frente, não só é desejável como é legítima no automobilismo, desde que não coloque o adversário em risco iminente de acidente. Naquela hora ambos estavam com o pé no fundo a quase 300 por hora. Se as rodas encavalassem naquele momento não quero nem imaginar o que poderia ter acontecido… A manobra de Schumacher foi considerada tão perigosa pelos comissários da corrida que ele foi punido com a perda de dez posições no grid de largada para a próxima corrida, que será dia 29 deste mês de agosto em Spa-Francorchamps.

Rubens falou com a equipe de TV da BBC, entre eles David Coulthard e Eddie Jordan, sobre o incidente. Tanto Coulthard quanto Jordan ficaram chocados com a atitude de Schumacher. Jordan chega a perguntar para Rubens se essa havia sido a manobra mais perigosa que alguém já tinha feito contra ele em todo seu tempo na F1. Rubens diz que sim, mas surpreendentemente pareceu tranquilo quanto a isso.

Schumacher também falou após a corrida, mas ele estava sorridente e achando que não fez nada demais…

Veja você mesmo…

{youtube}0-ELKWM_lAw{/youtube}

Pra mim, Rubens e Webber foram “os caras” na Hungria.
E pra você?

Um abraço e até a próxima!

Adauto Silva
adauto@autoracing.com.br


Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.