Pro – Fernando Silva garante título e vê irmão vencer em Londrina

sábado, 27 de abril de 2013 às 9:40

VPG Pro

Representante da Global Virtual conseguiu lidar com a pressão da disputa com Leonardo Sampaio, pulando de último para segundo e virando o jogo na tabela

Bastante pressionado pela decisão do título contra Leonardo Sampaio (LM), Fernando Silva (Global Virtual) teve de lidar com várias adversidades na etapa de Londrina, sétima e última da temporada da VPG Pro, para se sagrar o novo campeão da categoria e da liga. Conforme o próprio piloto admitiu na entrevista pós corrida, uma “tremida de pernas” provocou erros em suas duas tentativas no treino classificatório, fazendo com que ele tivesse de partir da última colocação do grid de largada, fazendo uma corrida de recuperação no estreito e travado circuito do interior paranaense.

Seu irmão e companheiro de equipe, Roberto, foi o pole, começando da posição de honra do grid pela primeira vez. Marcelo Leandro (555) e Arthur Villaça (Global Virtual) vieram na sequência, seguidos por Sampaio, que liderava o certame e iniciaria o embate decisivo em uma sólida quarta posição. Apagadas as luzes vermelhas, os quatro mantiveram a mesma ordem na volta de abertura, mas Leandro cometeu um erro logo na passagem seguinte, despencando para 12º e alçando Léo à zona de pódio. Mais tarde, Marcelo sofreria uma pane seca na entrada dos boxes e abandonaria a prova.

Ao mesmo tempo, Fernando Silva escalava de forma meteórica o pelotão, pulando de 15º para sexto em somente dois giros. O representante da GVR também se livraria de Chico Inglês (LM) na volta 5 e de Pedro Oliveira (Alastraa) na 11, passando a constar logo atrás de seu grande rival Leonardo Sampaio, em quarto. Naquele momento, era dado início a uma luta direta pelo campeonato, já que uma inversão entre os dois naquelas colocações representaria também uma virada na tabela de pontuação.

Aguerrido como sempre, Sampaio não deu brecha para Silva em nenhum momento, algo que levou Fernando até a cometer pequenos erros e ser superado novamente por Oliveira. Porém, a estratégia de pitstops favoreceu o competidor do Aston Martin verde, que parou uma volta antes, recebeu um trabalho mais rápido dos boxes e ganhou a posição. Sem ritmo para acompanhá-lo, Leonardo viu o título pouco a pouco saindo de suas mãos, já que o oponente também ultrapassou o companheiro Arthur Villaça poucos giros depois, estabelecendo-se em segundo.

Na ponta, Roberto Silva comemorou a primeira vitória no certame, em dobradinha com o irmão e trinca da Global Virtual, já que Villaça foi o terceiro. Sampaio fechou a campanha com mais um resultado consistente, em quarto, e o vice-campeonato. “Essa foi talvez a melhor corrida da minha vida. Eu só tenho que agradecer ao Léo, porque ele foi um adversário duríssimo, forte, mas sempre limpo”, afirmou o campeão Fernando após a corrida.

Resultado extra-oficial:

1. Roberto Silva (Global Virtual), 44 voltas em 50:09.956
2. Fernando Silva (Global Virtual), +01.984
3. Arthur Villaça (Global Virtual), +08.008
4. Leonardo Sampaio (LM), +12.068
5. Pedro Oliveira (Alastraa), +15.800
6. Francisco Inglês (LM), +1 volta
7. Childerico Robson (sem equipe), +1 volta
8. Dival Costa (Azores), +2 voltas
9. Marco Guerra (Viracopos Black), +3 voltas
10. Rogério Reis (Azores), +5 voltas

O resultado oficial e a classificação completa estão disponíveis no site www.ligavpg.com.

Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br

Para assistir ao VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/k7olH

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.