Primeira mulher da Fórmula 1 morre aos 89 anos

sábado, 9 de janeiro de 2016 às 9:49

Maria Teresa de Filippis

Maria Teresa de Filippis, mais conhecida por ter se tornado a primeira piloto do sexo feminino a correr na Fórmula 1 na década de 1950, faleceu aos 89 anos de idade. A italiana fez cinco tentativas de se classificar para GPs em 1958 e 1959, conseguindo em três oportunidades.

Maria Teresa competiu com uma Maserati 250F privada, e seguiu com a marca nos anos seguintes em competições de carros esporte. Depois de ter falhado em se classificar para o GP de Mônaco de 1958 – junto com Bernie Ecclestone – sua primeira largada foi no GP da Bélgica em Spa.

Foi a única corrida que ela terminou, na 10ª posição, duas voltas atrás do vitorioso Tony Brooks. Maria Teresa de Filippis também se classificou para as etapas de Portugal e da Itália de 1958, mas abandonou ambas com problemas de motor. Sua última tentativa de se classificar, em vão, foi no GP do Marrocos de 1959.

Ela continuaria a ser a último piloto feminina a aparecer nos GPs até Lella Lombardi, a única outra mulher a ter começado uma corrida de F1, cerca de 15 anos mais tarde.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.