Preview dos pneus: Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1

sexta-feira, 5 de outubro de 2018 às 3:00

Para o Grande Prêmio do Japão, no épico circuito de Suzuka, a Pirelli nomeou o médio, o macio e o supermacio. Essa combinação já foi selecionada por quatro vezes nesta temporada. Isso é para lidar com as notórias demandas de alta energia de Suzuka, com longas curvas como a 130R e a Spoon. Na realidade, os carros estão quase sempre fazendo curvas em um ritmo implacável em Suzuka, um dos fatos que fazem do autódromo japonês um dos mais amados do calendário. Um ano atrás, o recorde da pista foi batido no Classificatório. Essa marca será reduzida ainda mais desta vez, como geralmente vem sendo o caso nesta temporada?

O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU

Apesar de nominalmente a seleção de pneus ser a mesma do ano passado, na verdade ela é um degrau mais macia, uma vez que todos os compostos são um degrau mais macios que seus equivalentes de 2017.

O ritmo do circuito, com suas famosas curvas rápidas, faz com que em Suzuka as forças laterais sejam preponderantes, mais do que tração e frenagens.

O clima geralmente é imprevisível nessa época do ano, com chuvas frequentes. Isso faz com que seja difícil estimar a evolução da pista.

O uso e degradação dos pneus são tradicionalmente altos. Em Suzuka, os pneus são submetidos a uma das mais altas cargas de energia do ano.

As equipes tendem a correr com altos índices de pressão aerodinâmica, concentrada nos pneus, para maximizar a aderência. Isso faz com que os pneus recebam forças multidirecionais ao mesmo tempo.

No ano passado, a estratégia vencedora foi de uma parada. Isso foi parcialmente influenciado pela entrada de um safety car e de um safety car virtual, coisas que não incomuns no Japão.

Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: “Suzuka proporciona alguns dos níveis de energia mais altos do ano. Isso pode levar a níveis de uso e degradação maiores do que costumamos ver. Também é o único circuito da temporada em forma de “8”, o que significa que o uso dos pneus direitos e esquerdos sejam semelhantes. Em 2017, a estratégia de uma parada triunfou em Suzuka. Mas antes disso, a tendência era de duas paradas. Será interessante ver se os pneus mais macios e os carros mais velozes deste ano proporcionarão estratégias diferentes. As equipes sempre tentarão fazer apenas uma parada, mas é claro que isso depende de um equilíbrio no gerenciamento dos pneus. Dependendo do tempo perdido em um pit stop, fazer duas paradas pode ser mais rápido.”

O QUE HÁ DE NOVO?

O programa de desenvolvimento de pneus da Pirelli para 2019 continua. A Renault vai correr em Suzuka por dois dias, após o Grande Prêmio do Japão.

O Blancpain GT Series, que tem fornecimento exclusivo da Pirelli, terminou no último fim de semana, em Barcelona. O Belgian Audi Club Team WRT e Raffaele Marciello se sagraram campeões.

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