Porsche – Jornada no Velo Città deixa todos os títulos de sprint para a final

sábado, 15 de setembro de 2018 às 19:53

Miguel Paludo

O campeonato mais disputado e profissional da história dos carros de corrida mais produzidos no planeta vai ter todos os campeões definidos na finalíssima, a jornada preliminar do GP Brasil de F1 em Interlagos.

Depois de uma sexta-feira chuvosa, que adiou atividades para sábado no Velo Città, as quatro corridas muito disputadas deixaram todos os quatro títulos de sprint em aberto -e a pontuação entre os postulantes está agora mais parelha do que na etapa passada.

Na Carrera Cup 4.0, Werner Neugebauer levantou uma vitória e foi terceiro na segunda prova. Ao lado de Marçal Müller ele foi o maior pontuador da etapa e segue no topo da tabela de pontos sem considerar os descartes previstos em regulamento.

Mas sem computar os dois piores resultados de cada competidor, eles vão para Interlagos na seguinte ordem: Lico Kaesemodel (140 pontos), Werner (138), Paludo (136), Marçal (127), Constantino Jr (120) e Pedro Queirolo (113). São 42 pontos em disputa na rodada dupla final. Ou seja, os três primeiros terão praticamente um confronto direto, no qual quem somar mais pontos tende a terminar com a taça de 2018.

Na Carrera Cup 3.8 o panorama é muito similar. Com descartes, o líder nos pontos corridos, vencedor da corrida 1 e maior pontuador no Velo Città, Vitor Baptista, soma 150 pontos. Vencedor da empolgante corrida 2, Gaetano di Mauro tem os mesmos 150 -mas três vitórias, contra quatro do primeiro vencedor do Junior Program Brasil. Os irmãos Murilo e Marcel Coletta conservam chances matemáticas de título.

Sylvio de Barros chegou ao Velo Città com chance matemática de levantar a coroa da GT3 Cup 4.0, bem como Paulo Totaro na 3.8. Mas Adalberto Baptista e Chico Horta, muito combativos, levaram a definição para Interlagos.

Na classe dos carros da geração “991-2”, o destaque foi Marcel Visconde (que, na condição de convidado, não pontuou a despeito do segundo lugar na primeira corrida e da vitória na segunda). Mas entre os pontuadores Adalberto, vencedor da corrida 1, prevaleceu e chegará à preliminar do GP Brasil com Sylvio de Barros na alça de mira -eles estão separados por 10 pontos, considerando os descartes.

Já na GT3 Cup 3.8, Chico Horta foi quarto e terceiro no Velo Città. Favorecido pelos dois abandonos de Paulo Totaro, ele assumiu a liderança nos pontos corridos. Já com descartes, a vantagem é de Totaro por quatro pontos.

Mas o nome da etapa na classe de entrada foi Nelson Monteiro, brilhante com pole-position e vitória nas duas provas, para arrebatar a etapa.

Antes do desfecho do campeonato de sprint em novembro em Interlagos, a Porsche Império Carrera Cup tem sua segunda perna de endurance, em Goiânia, no dia 13 de outubro.

 

As corridas

Carrera Cup

Corrida 1

Marçal Müller tentou se defender de JP Mauro, mas Werner Neugebauer mergulhou por fora de ambos para assumir a liderança. Lico Kaesemodel também fez excelente largada e subiu para terceiro, atrás de Marçal, com Pedro Queirolo e Miguel Paludo a seguir.

Desde as primeiras voltas, Paludo atacou Queirolo para chegar ao top5 e conseguiu a ultrapassagem depois da Curva da Caipirinha, faltando 20 minutos para o fim da prova.

Depois de cinco voltas, Müller partiu para cima do competidor da RCHLO, que se tentou se defender e, com isso, Kaesemodel começou a se aproximar de ambos. Mais atrás, Paludo continuava seu progresso e assumia o quarto lugar ao passar JP Mauro. Faltando sete minutos, Queirolo também tentou a ultrapassagem, sem sucesso.

Nos minutos finais, Müller voltou à carga total em cima de Neugebauer, mas o líder da corrida se defendeu bem para vencer pela terceira vez na temporada e ampliar a vantagem na liderança da tabela. Paludo ainda partiu para o ataque em Kaesemodel no fim, mas o piloto da Shell confirmou o terceiro lugar. Pedro Queirolo fechou o top5.

Na 3.8, Vitor Baptista tomou a liderança após uma largada sensacional vindo de quinto e abriu boa vantagem já nas primeiras voltas, enquanto Gaetano di Mauro assumiu o segundo lugar, à frente do pole Enzo Elias.

Depois de muito insistir, Enzo assumiu o segundo lugar ao passar Di Mauro no fim da reta dos boxes. Uma manobra das mais bonitas da prova foi a ultrapassagem de Murilo Coletta sobre Eloi Khouri na Curva da Caipirinha.

Como já havia conseguido grande vantagem, Baptista apenas administrou a ponta sobre Enzo Elias até receber a bandeirada. No finalzinho, Bruno Baptista tomou o terceiro lugar de Gaetano di Mauro. Murilo Coletta completou o top5.

 

Corrida 2

Após a inversão de seis posições no grid, foi dada a largada e houve um contato entre Pedro Queirolo e Constantino Jr. O choque sobrou para Lico Kaesemodel, que teve de sair da pista para não bater. Com isso, Miguel Paludo assumiu a ponta, seguido por Marçal Müller e Werner Neugebauer. Na confusão, os carros da 3.8 encostaram nos da 4.0, e Gaetano di Mauro assumiu a liderança, além de ter pulado para quinto no geral.

Depois, Di Mauro cedeu posições a Queirolo e Kaesemodel, ficando em sétimo no geral, e passou a receber a pressão de Enzo Elias na disputa pela liderança na 3.8. Na quinta volta, houve um toque entre Bruno Baptista e Eloi Khouri no fim da reta dos boxes, o que causou a entrada do safety car.

Logo depois da relargada, Pedro Queirolo rodou na Curva Zero e não foi acertado pelos carros da 3.8 que vinham logo atrás graças ao reflexo de deixar seu carro escapar para o lado interno da curva. Gaetano di Mauro passou a receber o ataque de Enzo Elias e quase Murilo Coletta se aproveitou para assumir o segundo lugar.

Apesar de nunca ter tido mais de um segundo de vantagem, Paludo conseguiu controlar Müller, enquanto Neugebauer permanecia próximo à espera de uma oportunidade de participar da briga pela vitória. No fim, o piloto do Porsche #7 alcançou a vitória na 4.0.

Já na 3.8 a disputa pelo primeiro lugar foi dramática até a bandeirada. Enzo Elias tentou passar Gaetano di Mauro de todas as formas, e essa briga fez com que Coletta encostasse nos dois. Di Mauro e Elias se tocaram duas vezes, uma delas na abertura da última volta, e Coletta se aproveitou para alcançar o segundo posto.

Gaetano, com isso, respirou e conseguiu cruzar a linha de chegada em primeiro. Enzo ainda perdeu rendimento na última volta, e Vitor Baptista herdou o terceiro lugar, com Marcel Coletta e Bruno Baptista completando o pódio.

Após avaliação dos comissários, Bruno Baptista foi desclassificado pelo contato com Khouri, com Matheus Coletta promovido ao pódio.

 

GT3 Cup

Corrida 1

A largada ocorreu de forma tranquila, e Adalberto Baptista tomou o primeiro lugar à frente de Marcel Visconde. Mas logo depois, na Curva da Caipirinha, um contato múltiplo envolveu Carlos Ambrósio, Márcio Mauro e Maurizio Billi, sobrando para Dominique Teysseyre e Rouman Ziemkievicz, que ainda foi atingido por Paulo Totaro.

O safety car entrou na pista, e depois da bandeira verde, a ordem dos primeiros colocados tinha Adalberto, Visconde, Toni e Sylvio de Barros.

Já na 3.8, Nelson Monteiro, Carlos Renaux, Alexandre Auler, Marco Bill e Chico Horta formavam o top5. Na décima volta, Auler deixou a briga pelos primeiros lugares após perder rendimento.

A dez minutos do fim, houve uma batalha intensa entre Rodrigo Mello e Carlos Ambrósio pelo quinto lugar, enquanto Visconde partiu para cima de Adalberto, que teve de trabalhar duro para neutralizar os ataques. Com isso, Toni chegou para a briga pela vitória faltando cinco minutos, trazendo com ele Sylvio de Barros.

A um minuto do fim, Rodolfo e Sylvio exageraram na Curva Zero ao tentar atacar os dois primeiros e saíram da pista. Rodrigo Mello aproveitou para assumir o terceiro lugar.

Adalberto resistiu até o fim e venceu a prova da 4.0, seguido de perto por Visconde, com Mello, Ambrósio e Ramon Alcaraz, que fez ótima recuperação após não registrar tempo na sexta-feira, completando os cinco primeiros.

Já na categoria 3.8, Nelson Monteiro administrou a vantagem sobre Carlos Renaux, com Marco Billi, Chico Horta, que reduziu a vantagem para o líder da tabela, e Alexandre Auler fechando o pódio.

 

Corrida 2

Na largada, Rodolfo Toni abriu demais na curva 1 e Carlos Ambrósio aproveitou para assumir a liderança, enquanto Rodrigo Mello, Marcel Visconde e Adalberto Baptista completavam os cinco primeiros. Na 3.8, Nelson Monteiro ganhou duas posições e passou na ponta já na primeira volta, superando Chico Horta e Marco Billi.

Na quinta volta, Rodrigo Mello, que havia subido para segundo, disputou a liderança com Carlos Ambrósio quando tiveram um contato que causou o abandono de ambos e levou o safety car à pista. Toni herdou a liderança, seguido por Visconde e Adalberto.

Na relargada, Toni recebeu um duríssimo ataque de Marcel, mas conseguiu resistir, e isso permitiu que Adalberto passasse a atacar Visconde. Faltando cinco minutos, Toni deu uma espalhada e finalmente Marcel Visconde tomou a liderança, à frente de Adalberto e Sylvio de Barros. Rodolfo tentou recuperar o terceiro lugar e conseguiu passar Sylvio, enquanto Tom Filho aproveitou para ficar em quarto.

Na 3.8, Nelson Monteiro seguiu liderando com tranquilidade, enquanto Carlos Renaux era o segundo colocado e Paulo Totaro rodou ao tentar passar Chico Horta, que ficou com a terceira colocação.

Na voltas finais, Marcel Visconde fez a melhor volta da corrida e disparou na liderança, enquanto Adalberto Baptista tentava resistir ao contra-ataque de Rodolfo Toni. Os três completaram a prova nas primeiras posições, e Sylvio de Barros venceu uma bela disputa contra Tom Filho para terminar em quarto lugar.

Nelson Monteiro confirmou mais uma vitória na 3.8 com um segundo de vantagem sobre Carlos Renaux, que chegou confortavalemente à frente de Chico Horta, André Gaidzinski e Sang Ho Kim.

 

O que eles disseram

Carrera Cup

“Foi um fim de semana ótimo pro campeonato. Eu cheguei aqui com 10 pontos para o Lico, estou saindo com dois e com descartes. Vamos para a F1 com foco total no campeonato. Seria melhor ter vencido as duas, mas saindo de sexto aqui no Velo Città é difícil.”

Werner Neugebauer

 

“Foi um fim de semana muito equilibrado, infelizmente ontem não foi uma classificação como queríamos. Erramos no acerto e hoje tivemos que recuperar o prejuízo, na primeira prova fomos quarto e a segunda prova foi um ritmo muito forte. O tempo todo eu olhava no retrovisor e tentava poupar meus pneus para o fim, eu sabia que o Marçal e o Werener iam vir muito rápidos. No final deu tudo certo, quero agradecer a todos da equipe e ao meu patrocinador que está comigo a quatro anos. Estamos mais vivos do que nunca.”

Miguel Paludo

 

“Acho que os próprios resultados dizem o que foi esse ano. Quatro vitórias, pontuamos bem em todas as corridas e muito aprendizado em todas as corridas. Desde a primeira etapa estou em primeiro no campeonato, esse fim de semana foi bem positivo conseguimos pontuar bem. Agora é focar na próxima corrida e tentar levar o primeiro lugar no campeonato.”

Vitor Baptista

 

“Foi muito difícil, o pessoal tinha o setor três muito rápido, os setores um e dois eram ok, mas no três eu não ia bem.Tive que trabalhar muito para segurar o Enzo, que era muito rápido nesse setor. Estou muito feliz, graças a Deus deu tudo certo. Essa é uma corrida que nunca vou esquecer na minha vidam quero agradecer o trabalho da equipe que me ajudou muito durante todo o fim de semana.”

Gaetano di Mauro

 

“Infelizmente teve um toque na largada e ficamos para traz. Mas nosso equipamento era muito rápido e fomos recuperando. Quando nos aproximamos do Gaetano e do Enzo teve um safety car, deu aquele medo pois já tinha aberto uma boa distância para o pelotão de traz, mas deu tudo certo. Na relarga foi uma disputa que nunca vou esquecer, na última volta consegui arriscar e ir para segundo. Estou muito contente com a minha evolução no fim de semana.”

Murilo Coletta

 

“Levei muito azar na largada da segunda bateria, o Queirolo e o Constantino se enroscaram, eu fui passar por fora, tive que tirar o pé e acabei sendo ultrapassado pelos carros da 3.8. Fizemos algumas mudanças para melhorar o setup, mas os pneus esfriaram com a entrada do safety car e nossa tática não deu tão certo. Agora é descansar, sabemos que temos um bom carro em Interlagos, pontuei bem em todas as etapas lá e é esse o objetivo. Vamos tentar o bicampeonato.”

Lico Kaesemodel

 

“Com certeza foi o melhor resultado que tivemos. Inclusive o segundo lugar na corrida 1 foi meu melhor resultado na Porsche, sem dúvida foi um fim de semana incrível. Conseguimos nossa primeira pole, brigamos pela vitória hoje, é uma sensação maravilhosa. Fiz de tudo para vencer, mas essa pista é muito complicada de ultrapassar. Estou orgulhoso do meu resultado espero conseguir minha primeira vitória em Interlagos.”

Enzo Elias

 

GT3 Cup

“A vitória é sempre muito importante, é uma pista que me adapto muito bem, o carro estava maravilho, muito bem acertado. Foi muito bom, é sempre bom chegar na frente.”

Marcel Visconde

 

“Acho que as palavras que melhor definem a temporada são determinação e foco.No momento que decidi participar do campeonato eu foquei em treinos, simuladores, ajuda dos coachs. Acho que isso defino bem essas quatro vitórias no campeonato.”

Nelson Monteiro

 

Sem dúvida eu tomei um susto, estava bem mais confortável na liderança do campeonato. Aquele erro na primeira corrida foi muito ruim, terminei em oitavo. Na segunda corrida fui bem mais conservador, pensei só no campeonato. Poderia ser mais agressivo, mas preferi pensar no campeonato, estamos com 11 pontos de vantagem e mais duas corridas. Temos que fazer as contas, mas dá para administrar nessas duas corridas.

Sylvio de Barros

 

“Foi legal, fui bem conservador nessa segunda corrida. Marquei o Sylvio já que o Toni e o Marcel estavam muito rápidos. Consegui marcar bons pontos, tiramos quase 15 pontos hoje. Vamos ver se na última dá pra chegar mais perto.”

Adalberto Baptista

 

“Foi um fim de semana em que não fui tão rápido, mas de resultado foi muito bom. Sai em quarto na primeira corrida, levei um toque e terminei em quarto. Na segunda corrida larguei na pole, meu ritmo não estava bom, mas consegui salvar o terceiro lugar. O Iron Maiden continua dando sorte e vai ficar aí até o final do campeonato. Bacana a decisão do campeonato chegar até na última corrida, vai ser bastante emocionante.”

Chico Horta

 

Resultados

Corrida 1

Carrera Cup 4.0

Werner Neugebauer 27:13.123
Marçal Müller +0.870
Lico Kaesemodel +7.352
Miguel Paludo +7.687
Pedro Queirolo +16.392
Constantino Jr +16.670
JP Mauro +22.504
Ricardo Baptista +22.833

Carrera Cup 3.8

Vitor Baptista 27:45.624
Enzo Elias +2.306
Bruno Baptista +3.637
Gaetano di Mauro +5.712
Murilo Coletta +14.324
Eloi Khouri (S) +14.930
Fernando Fortes (S) +16.495
Matheus Coletta +37.817
Marcel Coletta + 8 voltas
Pedrinho Aguiar + 9 voltas

GT3 Cup 4.0

Adalberto Baptista 27:09.300
Marcel Visconde +0.369
3. Rodrigo Mello +2.936
4. Carlos Ambrósio +8.589
Ramon Alcaraz +10.952
Rodolfo Toni +13.668
Guilherme Reischl +15.732
Sylvio de Barros +45.362
Dominique Teyssere +13 voltas
Tom Filho +16 voltas
Maurizio Billi +16 voltas
Rouman Ziemkiewicz +16 voltas
Marcio Mauro +16 voltas

GT3 Cup 3.8

Nelson Monteiro 27:36.159
Carlos Renaux +11.718
Marco Billli +15.351
Chico Horta +18.315
Alexandre Auler +31.263
André Gaidzinski +45.977
Sang Ho Kim +1:00.854
Sun Moodley +1:03.997
Paulo Totaro +16 voltas

Corrida 2

Carrera Cup 4.0

Miguel Paludo 27:32.960
Marçal Müller +1.323
Werner Neugebauer +2.310
Ricardo Baptista +5.635
JP Mauro +7.297
Lico Kaesemodel +7.919
Constantino Jr +14.012
Pedro Queirolo +34.909

Carrera Cup 3.8

Gaetano di Mauro 28:02.962
Murilo Coletta +0.562
Vitor Baptista +1.755
Marcel Coletta +1.901
Matheus Coletta +9.283
Fernando Fortes (S) +13.506
Enzo Elias +14.224
Pedrinho Aguiar +31.242 voltas
Eloi Khouri (S) +12 voltas
Bruno Baptista – desclassificado

GT3 Cup 4.0

Marcel Visconde 26:43.898
Rodolfo Toni +9.260
Adalberto Baptista +10.569
4. Sylvio de Barros +10.883
Tom Filho +11.837
Maurizio Billi +12.343
Marcio Mauro +13.643
Guilherme Reischl +13.868
Ramon Alcaraz +17.853
Rouman Ziemkiewicz +20.349
Carlos Ambrósio +11 voltas
Rodrigo Mello +11 voltas

GT3 Cup 3.8

Nelson Monteiro 27:05.659
Carlos Renaux +1.003
Chico Horta +17.529
André Gaidzinski +21.499
Sang Ho Kim +21.697
Sun Moodley +30.712
Marco Billli +43.937
Paulo Totaro +8 voltas
Alexandre Auler +14 voltas
Dominique Teyssere +14 voltas

Quali

GT3 Cup 4.0

Marcel Visconde 1:30.161
Adalberto Baptista 1:30.440
Tom Filho 1:30.502
Rodrigo Mello 1:30.527
Sylvio de Barros 1:30.625
Rodolfo Toni 1:30.641
Maurizio Billi 1:31.102
Rouman Ziemkiewicz 1:31.229
Carlos Ambrósio 1:31.476
Marcio Mauro 1:31.566
Ramon Alcaraz 1:31.855
Dominique Teyssere 1:32.009
Guilherme Reischl 1:40.642

GT3 Cup 3.8

Nelson Monteiro 1:32.413
Marco Billli 1:33.038
Carlos Renaux 1:33.114
Chico Horta 1:34.049
Paulo Totaro 1:34.382
Alexandre Auler 1:34.836
André Gaidzinski 1:34.952
Sang Ho Kim 1:36.453
Sun Moodley 1:36.891

Campeonatos

Carrera Cup 4.0

Werner Neugebauer, 160 pontos
Miguel Paludo, 148
Lico Kaesemodel, 140
Constantino Jr., 138
Marçal Müller, 135
Pedro Queirolo,122
Ricardo Baptista, 95
JP Mauro, 87
Daniel Schneider, 31
Luca Seripieri, 27
Rodrigo Mello, 18
Eduardo Azevedo, 0

Carrera Cup 3.8

Vitor Baptista, 171 pontos
Gaetano di Mauro, 163
Fernando Fortes, 124
Murilo Coletta, 117
Bruno Baptista, 116
Marcel Coletta, 114
Enzo Elias, 101
Marcus Vario, 100
Pedrinho Aguiar, 76
Eloi Khouri, 74
Matheus Coletta, 60
Rodrigo Mello, 27
Kreis Jr., 24
Tom Filho, 12
William Starostik, 7

Carrera Cup 3.8 Sport

Fernando Fortes, 104
Eloi Khouri, 65
Rodrigo Mello, 29
Kreis Jr., 18
Tom Filho, 10

GT3 Cup 4.0

Sylvio de Barros, 170
Adalberto Baptista, 159
Maurizio Billi, 102
Rodolfo Toni, 85
Guilherme Reischl, 84
Rouman Ziemkiewicz, 81
Tom Filho, 76
Carlos Ambrósio, 75
Tom Valle, 68
Márcio Mauro, 62
Dominique Teysseyre, 58
Ramon Alcaraz, 44
Luca Seripieri, 32
Bruno Garfinkel, 17
Marcel Visconde, 0
Rodrigo Mello, 0

GT3 Cup 3.8

Francisco Horta, 161
Paulo Totaro, 146
Marco Billi, 141
Patrick Choate, 128
Nelson Monteiro, 120
André Gaidzinski, 107
Sang Ho Kim, 77
Alexandre Auler, 68
Alan Turres, 44
Carlos Renaux, 38
Sun Moodley, 19
Anderson Faita, 17
Ramon Alcaraz, 5
Dominique Teysseyre, 0

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.