Porsche Cup – Shell prevalece no quali da Carrera, enquanto Valle e Horta repetem poles na GT3

Lico Kaesemodel

A crise logística decorrente da paralisação dos caminhoneiros e ameaça de falta de combustível para o comboio da Porsche Império Carrera Cup no trajeto até a Argentina motivou a troca do palco da quarta etapa de Termas de Río Hondo para Interlagos.

Mas, na Carrera Cup, quem festejou em São Paulo foram justamente os carros da Shell Racing, a fornecedora oficial de combustível para os carros de corrida mais produzidos no planeta.

No primeiro quali do dia, pela classe 3.8, Gaetano di Mauro mostrou que tem intimidade com a pista mais tradicional do País. Cravou sua terceira pole consecutiva, em uma tomada de tempo muito parelha, com nada menos que 9 carros separados por meio segundo.

A seguir foi disputada a classificação da Carrera Cup 4.0. E quem levou a melhor foi Lico Kaesemodel, campeão de 2016, também patrocinado pela Shell.

Ele ficou menos de dois décimos à frente de Miguel Paludo e Pedro Queirolo -respectivamente, segundo e terceiro colocados. A tomada também foi muito apertada, com 8 dos 10 carros da classe separados por menos de meio segundo.

Já pela GT3 Cup as provas de classificação repetiram os poles da última passagem da categoria por Interlagos, em maio. Chico Horta manteve o mascote da banda Iron Maiden no capô de seu carro e sai novamente na pole da 3.8. Assim como Tom Valle, que repetiu a performance na tomada de tempo da classe 4.0.

A programação da quarta etapa da temporada tem início marcado para 9h deste sábado, com a primeira bateria da Carrera Cup. As corridas são exibidas pelos canais Sportv e pelo canais oficiais da categoria no YouTube e Facebook, além do portal Grande Prêmio.

A jornada em Interlagos marca também os festejos pelos 70 anos da Porsche. Para celebrar a efeméride, a categoria montou no S do Senna a logomarca oficial do septuagésimo aniversário da marca, usando carros de rua e de competição.

 

Os treinos

Carrera Cup 4.0

A disputa pela pole position da principal categoria foi muito acirrada, com três pilotos se revezando na pole position. Mas no fim das contas, a primeira posição ficou com o maior pontuador das últimas duas rodadas duplas, Lico Kaesemodel.

Pedro Queirolo começou fazendo o melhor tempo, com 1m36s508, com JP Mauro ficando apenas um milésimo atrás dele. Constantino Jr assumiu a primeira posição com o tempo de 1m36s312, mas Lico confirmou a pole position, ao marcar 1m36s106. No fim, Miguel Paludo se aproximou, com 1m36s262, mas Kaesemodel manteve-se em primeiro.

 

Carrera Cup 3.8

Num treino muito equilibrado, com nove pilotos separados por 0s5, Gaetano di Mauro voltou a prevalecer e conquistou sua terceira pole position consecutiva em Interlagos. Mas no começo da sessão, quem deu as cartas foi Murilo Coletta, que cravou 1m40s489. Em seguida, ele foi superado por Vitor Baptista (1m40s458) e Marcelo Coletta (1m38s300).

Mas aí apareceu Gaetano di Mauro, que baixou para 1m38s383. Murilo Coletta chegou a recuperar a pole position, com 1m38s125, mas Di Mauro, depois de baixar para 1m38s064, foi o único a virar um tempo abaixo da casa de 1m38, ao marcar 1m37s960. Com uma punição de cinco posições vinda da etapa anterior, Murilo perde cinco posições, e o segundo lugar no grid ficou com Marcel Coletta.

 

GT3 Cup 4.0

Depois de uma manhã com o asfalto tendo pouca aderência, a pista melhorou à tarde e proporcionou uma boa disputa pela pole position. O primeiro a fazer uma boa volta foi Guilherme Heicshel, mas logo depois Adalberto Baptista liderou por um bom tempo, até ser superado por Tom Valle e Tom Filho, que passaram a se alternar na primeira colocação.

No fim do treino, Rodolfo Toni se colocou na segunda posição, mas não foi o suficiente para tomar a pole position de Tom Valle.

 

GT3 Cup 3.8

Paulo Totaro foi o primeiro a registrar um tempo competitivo no treino classificatório, mas depois acabou superado por Marco Billi. Mas na metade da sessão apareceu Chico Horta e fez o melhor tempo, dominando as ações até a bandeira quadriculada para fazer a pole position.

 

O que eles disseram:

“Tive problema na primeira etapa em Curitiba, mas fui o maior pontuador na segunda e na terceira. Isso me aproximou dos líderes e agora largando na pole espero descontar ainda mais pontos para lutar novamente pelo campeonato”

Lico Kaesemodel

 

“Foi muito bom, é um trabalho feito em todas as etapas. Acertamos bem o carro para cá, estou sempre bem confiante nessa pista. Começar com a pole position faz abrir o fim de semana mais tranquilo, mas temos de tirar alguns pontos no campeonato e vamos trabalhar para isso”

Gaetano di Mauro

 

“Esta pole foi mais apertada que a da etapa passada… E até me surpreendeu. Não treinei tão bem, a pista estava muito ruim de manhã e só agora no fim emborrachou, mas isso é coisa de Interlagos, sempre assim”

Tom Valle

 

“O Iron Maiden deu sorte na corrida passada! E eu descobri que tem mais fã do Iron Maiden do que torcedor do Flamengo e do Corinthians juntos. Fez um sucesso desgraçado! Gosto muito da banda e resolvi manter para dar sorte, e deu sorte!”

Chico Horta

 

Resultados

Carrera Cup 4.0

Lico Kaesemodel 1:36.106
Miguel Paludo 1:36.262
Pedro Queirolo 1:36.288
Constantino Jr. 1:36.312
Werner Neugebauer 1:36.337
Marçal Müller 1:36.344
Ricardo Baptista 1:36.502
JP Mauro 1:36.509
Luca Seripieri 1:37.215
Rodrigo Mello 1:37.558

Carrera Cup 3.8

Gaetano di Mauro 1:37.960
Murilo Coletta* 1:38.125
Marcel Coletta 1:38.160
Vitor Baptista 1:38.190
Enzo Elias 1:38.237
Marcus Vario 1:38.345
Bruno Baptista 1:38.348
Eloi Khouri(S) 1:38.371
Fernando Fortes(S) 1:38.442
Matheus Coletta 1:39.037
Pedrinho Aguiar 1:39.670
*Piloto carregava da etapa anterior punição de cinco posições no grid

GT3 Cup 4.0

Tom Valle 1:36.641
Rodolfo Toni 1:36.818
Tom Filho 1:36.967
Adalberto Baptista 1:37.107
Guilherme Reischl 1:37.221
Rouman Ziemkiewicz 1:37.243
Maurizio Billi 1:37.456
Sylvio de Barros 1:37.466
Marcio Mauro 1:37.897
Dominique Teysseyre 1:38.012
Ramon Alcaraz 1:38.330
Bruno Garfinkel 1:40.774

GT3 Cup 3.8

Chico Horta 1:40.450
Marco Billi 1:41.064
Paulo Totaro 1:41.125
André Gaidzinski 1:42.121
Patrick Choate 1:42.654

Cronograma

Sábado, 09 de junho

9:00 – 9:32 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) – CARRERA CUP

9:48 – 10:20 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) – GT3 CUP

13:00 – 13:32 – Corrida 2 (25 min + 1 volta) – CARRERA CUP

13:50 – 14:22 – Corrida 2 (25 min + 1 volta) – GT3 CUP

Resultados

Carrera Cup 4.0

Lico Kaesemodel 1:36.106
Miguel Paludo 1:36.262
Pedro Queirolo 1:36.288
Constantino Jr. 1:36.312
Werner Neugebauer 1:36.337
Marçal Müller 1:36.344
Ricardo Baptista 1:36.502
JP Mauro 1:36.509
Luca Seripieri 1:37.215
Rodrigo Mello 1:37.558

Carrera Cup 3.8

Gaetano di Mauro 1:37.960
Murilo Coletta* 1:38.125
Marcel Coletta 1:38.160
Vitor Baptista 1:38.190
Enzo Elias 1:38.237
Marcus Vario 1:38.345
Bruno Baptista 1:38.348
Eloi Khouri(S) 1:38.371
Fernando Fortes(S) 1:38.442
Matheus Coletta 1:39.037
Pedrinho Aguiar 1:39.670
*Piloto carregava da etapa anterior punição de cinco posições no grid

GT3 Cup 4.0

Tom Valle 1:36.641
Rodolfo Toni 1:36.818
Tom Filho 1:36.967
Adalberto Baptista 1:37.107
Guilherme Reischl 1:37.221
Rouman Ziemkiewicz 1:37.243
Maurizio Billi 1:37.456
Sylvio de Barros 1:37.466
Marcio Mauro 1:37.897
Dominique Teysseyre 1:38.012
Ramon Alcaraz 1:38.330
Bruno Garfinkel 1:40.774

GT3 Cup 3.8

Chico Horta 1:40.450
Marco Billi 1:41.064
Paulo Totaro 1:41.125
André Gaidzinski 1:42.121
Patrick Choate 1:42.654

Cronograma

Sábado, 09 de junho

9:00 – 9:32 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) – CARRERA CUP

9:48 – 10:20 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) – GT3 CUP

13:00 – 13:32 – Corrida 2 (25 min + 1 volta) – CARRERA CUP

13:50 – 14:22 – Corrida 2 (25 min + 1 volta) – GT3 CUP

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.