Porsche Cup – No Velo Città, Franco triunfa pela primeira vez

sábado, 16 de junho de 2012 às 17:12

GT3cup12-MFrancoUm novo autódromo, um novo vencedor. A primeira corrida oficial da história do autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), terminou com a primeira vitória do carioca Marcelo Franco na Porsche Cup. Recordista do circuito e mais rápido nos treinos livres, Franco largou na segunda colocação e fez uma corrida cerebral, resistindo nas voltas finais à pressão imposta pelo segundo colocado, Ricardo Baptista, que havia largado na pole position.

“Estou feliz demais! Finalmente consegui vencer na Porsche Cup”, comemorava Franco, que estreou na categoria em 2010 quando a temporada já estava na metade. Antes da vitória, os melhores resultados de Franco haviam sido dois terceiros lugares obtidos em 2011. Na corrida, ele alinhou em segundo lugar no grid e caiu para terceiro na primeira volta, atrás de Baptista e de Clemente Lunardi. “O Ricardo e o Clemente largaram muito bem e eu tentei ser o mais conservador possível. Os dois brigavam pela liderança do campeonato e eu sabia que poderia ‘sair faísca’ entre eles. O Clemente forçou para cima do Ricardo e eu consegui assumir a liderança”, contou o vencedor. A bandeirada da vitória foi dada por Totó Porto, vencedor das duas primeiras provas da história da Porsche GT3 Brasil, realizadas no dia 16 de abril de 2005 em Interlagos.

Ricardo Baptista, segundo colocado depois de largar na pole position e novo líder do campeonato, elogiou o vencedor: “Ele estava muito rápido, dificilmente eu conseguiria a ultrapassagem. Além disso, foi o mais rápido em três dos quatro treinos livres realizados. Mereceu ganhar”. Sobre a sua atuação, Baptista comentou: “O Clemente forçou a ultrapassagem na Curva da Mata e o carro dele veio para cima do meu. Acho que ele perdeu aderência ao sair do traçado. Com isso, o Marcelo passou por nós dois”.

Terceiro colocado, Fábio Viscardi teve uma corrida movimentada. Nas primeiras voltas, disputou colocação com Marcel Visconde e, nas últimas, com Pedro Queirolo. “Escolhemos um acerto errado para esse calor. Fiquei atento nas largadas, porque sabia que alguma coisa iria acontecer. Nas primeiras voltas, o Marcel me passou, depois passei por ele, e depois o Queirolo começou a me pressionar. Se ele não tivesse rodado, teria sido difícil eu manter a posição, porque ele estava mais rápido.”

Na largada, Franco chegou a dar o “pulo” na frente, mas Baptista manteve a liderança. Uma saída do traçado na primeira curva facilitou a Lunardi a ascensão para o segundo lugar, à frente de Franco, Viscardi, Marcel Visconde e Adalberto Baptista. Ainda na primeira volta, Otávio Mesquita e Daniel Paludo abandonaram após um acidente, obrigando a direção de prova a acionar o safety car. A relargada aconteceu na terceira volta, com as cinco primeiras colocações sendo mantidas e Queirolo assumindo o sexto lugar.

O incidente entre Lunardi e Baptista obrigou o primeiro a entrar nos boxes para trocar um pneu furado. Ao voltar à pista, Lunardi passou por cima da faixa branca que delimita o caminho de saída do box, sendo por isso punido pela direção de prova com o acréscimo de 20 segundos em seu tempo total de prova.

Marcel Visconde foi o quarto colocado, depois de uma boa disputa com Viscardi pelo terceiro lugar. Queirolo, mesmo depois de rodar, terminou em quinto, com Roberto Posses completando o pódio ao receber a bandeirada em sexto.

Maurizio Billi foi um dos destaques da corrida. Ele largou em penúltimo entre os 19 carros que alinharam no grid e terminou em oitavo lugar. Com a regra de inversão dos oito primeiros colocados para formar o grid da prova 8, Billi sairá na pole position, dividindo a primeira curva com Guilherme Figueirôa, sétimo na prova 7. Com o resultado desta prova, Ricardo Baptista assume, pelo menos durante algumas horas, a liderança do campeonato com 128 pontos.

O resultado final da prova 7 da Porsche Cup foi este:

1) 70-Marcelo Franco, 15 voltas em 27:35.703
2) 27-Ricardo Baptista, a 0.914
3) 81-Fabio Viscardi, a 14.551
4) 55-Marcel Visconde, a 19.828
5) 13-Pedro Queirolo, a 21.010
6) 52-Roberto Posses, a 24.227
7) 9-Guilherme Figueirôa, a 25.849
8) 40-Maurizio Billi, a 30.432
9) 63-Sérgio Ribas, a 33.973
10) 18-Zeca Feffer, a 42.123
11) 16-Esio Vichiese, a 42.414
12) 11-Omilton Visconde, a 42.941
13) 07-Clemente Lunardi, a 53.925
14) 36-Charles Reed, a 54.880
15) 03-Eduardo S. Ramos, a 1:06.525
16) 10-Adalberto Baptista, a 1:11.786
17) 64-Henry Visconde, a 1:12.214
18) 51-Otávio Mesquita, a 15 voltas (acidente)
19) 89-Daniel Paludo, a 15 voltas (acidente)
Não largou: 99-Tom Valle

Melhor Volta: Clemente Lunardi(07), 1:38.602 (média de 125,230 km/h), na 15ª volta

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.