Porsche Cup – Campeão antecipado, Baptista é o mais veloz nos treinos livres em Interlagos

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012 às 14:25
Ricardo Baptista em 2012

Ricardo Baptista

Campeão antecipado e – segundo ele mesmo – correndo sem pressão, Ricardo Baptista iniciou na frente as atividades da etapa de encerramento desta temporada da Porsche Cup, que acontecerá neste fim de semana em Interlagos. A programação terá uma corrida da Cup no sábado. No domingo, será aberta pela Corrida do Milhão da Stock Car, vindo então a Porsche Challenge e a última prova de 2012 da Porsche Cup.

Baptista afirma que o dia foi aproveitado para testar o acerto do carro. “Vai ser útil para os próximos treinos. A pista estava muito ruim, com pouca aderência. Correr com o título garantido é bem mais tranquilo e vamos tentar fazer o melhor para ganhar a corrida”, disse. Entre os postulantes ao vice-campeonato, Fábio Viscardi fez o melhor tempo na primeira sessão e o quinto na segunda, enquanto Marcel Visconde ficou em quarto nos dois treinamentos. Clemente Lunardi, que está à frente dos dois na tabela de pontuação, não participou dos treinos opcionais desta quinta-feira.

Marcelo Franco (terceiro e segundo nas duas sessões) e Ronaldo Kastropil (quinto e terceiro) também se destacaram nos treinos desta quinta-feira. Daniel Paludo e Sérgio Ribas completaram a lista dos seis primeiros colocados de cada sessão. O estreante Ipe Ferraiolo, destaque da Challenge e que faz sua estreia na Cup, foi o sétimo nas duas sessões, ainda conhecendo as minúcias do acerto do Porsche 911 GT3 Cup com motor de 450 cv.

Resultado do primeiro treino:

1) 81-Fábio Viscardi, 1:43.818, média de 149,59 km/h
2) 27-Ricardo Baptista, 1:43.831
3) 70-Marcelo Franco, 1:44.319
4) 55-Marcel Visconde, 1:44.561
5) 53-Ronaldo Kastropil, 1:44.644
6) 89-Daniel Paludo, 1:44.931
7) 8-Ipe Ferraiolo, 1:45.065
8) 63-Sérgio Ribas, 1:45.835
9) 36-Charles Reed, 1:46.121
10) 10-Adalberto Baptista, 1:46.286
11) 11-Omilton Visconde Júnior, 1:46.328
12) 18-Zeca Feffer, 1:46.867

Segundo treino:

1) 27-Ricardo Baptista, 1:43.278, média de 150,37 km/h
2) 70-Marcelo Franco, 1:43.579
3) 53-Ronaldo Kastropil, 1:43.716
4) 55-Marcel Visconde, 1:43.896
5) 81-Fábio Viscardi, 1:44.057
6) 63-Sérgio Ribas, 1:44.564
7) 8-Ipe Ferraiolo, 1:44.823
8) 89-Daniel Paludo, 1:45.187
9) 18-Zeca Feffer, 1:45.278
10) 36-Charles Reed, 1:45.350
11) 11-Omilton Visconde Júnior, 1:46.182
12) 10-Adalberto Baptista, 1:46.650
Schneider e Affonso, candidatos ao vice da Challenge, são os mais rápidos do dia em Interlagos

Vice-líder e quarto colocado da tabela fazem os melhores tempos do segundo treino, que tem Farah, também postulante à segunda posição, em sexto; três pilotos estreiam na categoria

Os dois pilotos mais rápidos desta quinta-feira em Interlagos estão entre os três que podem conquistar o vice-campeonato da Porsche Challenge nesta nona e última etapa de 2012. Daniel Schneider, atual vice-líder, liderou ambos os treinos e, no segundo deles, viu a segunda posição de Gui Affonso, quarto colocado da tabela. Gilberto Farah, que está entre eles no campeonato, obteve a sexta posição na última sessão do dia.

Schneider, que em maio venceu em Interlagos, diz querer fazer o que puder na corrida para depois sim observar se foi vice. “Na prova anterior, fiz as contas, vi o que eu precisava fazer para o Sylvio de Barros não ser campeão. Agora não estou nem olhando. Vou acelerar e, no fim, ver no que deu”, disse ele, que aprovou as mudanças na chicane que antecede a curva do Café. “Mudaram a saída dela, então você não corre mais o risco de ‘decolar’ lá. Os pilotos vão estragar menos os carros, haverá menos acidentes e a corrida será mais segura”, afirmou.

Affonso está determinado a ser o segundo mais bem classificado do campeonato. “Preocupado não estou, porque o prazer de correr é maior do que qualquer coisa. Mas vim aqui para ser vice. O carro está bom, a cabeça está boa, e acho que será uma bela disputa. Posso dizer para eles que não será fácil não, pois tentarei ser vice”, declarou ele, que venceu a etapa do Velo Città, em Mogi Guaçu (SP).

No primeiro treino, Fábio Alves ficou em segundo, à frente de Eduardo Azevedo, vencedor da prova anterior, disputada como preliminar do GP do Brasil de Fórmula 1. Assim como Schneider e Affonso, Tommy Soubihe entrou na casa de 1min45s na segunda sessão, o que lhe deu a terceira posição. Guilherme Ribas também foi bem e apareceu entre os seis primeiros nos dois treinos.

Os três estreantes da Porsche Challenge, Tom Brandão, Zé Ricardo Viana e Rodolfo Toni, treinaram nesta quinta-feira. Brandão fez o 13º melhor tempo da segunda sessão e mostrou já estar no ritmo de competidores com maior experiência na categoria.

Os pilotos da Challenge poderão treinar livremente nesta sexta-feira, das 10h25 às 11h10 e das 13h55 às 14h40. No sábado, das 11h às 11h35, haverá a tomada de tempos. No domingo, logo após a Corrida do Milhão da Stock Car, às 10h55, será dada a largada para a última prova de 2012.

Tempos do primeiro treino:

1) 77-Daniel Schneider, 1:46.119
2) 63-Fábio Alves, 1:46.382
3) 88-Eduardo Azevedo, 1:46.437
4) 19-Franco Giaffone, 1:46.565
5) 4-Gui Affonso, 1:46.621
6) 25-Guilherme Ribas, 1:46.668
7) 17-Marcelo Stallone, 1:47.687
8) 7-Tommy Soubihe, 1:47.714
9) 10-Carlos Silveira, 1:48.093
10) 46-Fernando Barci, 1:49.036
11) 31-Marcelo Sant’Anna, 1:49.866
12) 82-Renato Benedetto, 1:50.069
13) 13-Zé Ricardo Viana, 1:51.231
14) 11-Johnny Freire, 1:51.832
15) 52-Rodolfo Toni, 1:55.260

Segundo treino:

1) 77-Daniel Schneider, 1:45.474
2) 4-Gui Affonso, 1:45.934
3) 7-Tommy Soubihe, 1:45.969
4) 25-Guilherme Ribas, 1:46.604
5) 88-Eduardo Azevedo, 1:46.667
6) 81-Gilberto Farah, 1:46.849
7) 10-Carlos Silveira, 1:46.914
8) 9-Edu Guedes, 1:47.108
9) 11-Johnny Freire, 1:47.256
10) 46-Fernando Barci, 1:47.518
11) 17-Marcelo Stallone, 1:47.958
12) 19-Franco Giaffone, 1:48.060
13) 91-Tom Brandão, 1:48.699
14) 82-Renato Benedetto, 1:49.069
15) 31-Marcelo Sant’Anna, 1:49.121
16) 13-Zé Ricardo Viana, 1:50.138
17) 52-Rodolfo Toni, 1:55.549

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.