Porsche Cup – Baptista e Queirolo cruzam a linha de chegada na frente em Interlagos

domingo, 9 de junho de 2013 às 8:00
Ricardo Baptista

Ricardo Baptista

Duas corridas repletas de emoções provocaram uma reviravolta no campeonato da Porsche Cup. Ricardo Baptista foi o vencedor da prova 5 e Pedro Queirolo foi o primeiro colocado na 6. Os resultados destas provas colocaram Baptista, campeão da Cup em 2007 e 2012, na liderança do campeonato. Queirolo, por sua vez, venceu pela primeira vez na Porsche Cup, na qual estreou há um ano. Outro acontecimento marcante da Porsche Cup no final de semana foi o espetacular acidente de Marcelo Franco: quarto colocado na primeira prova do dia, ele capotou na Curva do Lago na segunda, após levar um toque de Sérgio Ribas. Apesar da violência do acidente, Franco nada sofreu.

A prova 5 teve uma disputa inicial pela liderança entre Baptista, Ricardo Rosset e Constantino Júnior. Rosset assumiu a liderança na segunda volta, mas na sexta foi para os boxes devido a um problema na fixação da roda traseira esquerda. Baptista passou a disputar a vitória com Constantino, mas nas últimas voltas abriu 2 segundos de vantagem. Marcel Visconde terminou em terceiro lugar, enquanto o quarto foi decidido na bandeirada após uma grande disputa entre Marcelo Franco, Pedro Queirolo, Daniel Paludo e Fábio Viscardi, que cruzaram a linha de chegada nesta ordem. Sérgio Ribas cruzou a linha de chegada em oitavo lugar e ficou com a vitória na classe Master. Ele assumiu a posição na última volta, quando Maurizio Billi, até então o primeiro Master, ficou sem gasolina em seu Porsche.

Com o oitavo lugar, Ribas ganhou o direito de largar na pole position na prova 6, devido à regra de inversão do grid. Viscardi assumiu a liderança e na terceira volta era seguido por Queirolo, Franco e Ribas. Na passagem seguinte, aconteceu o acidente mais marcante do final de semana: na tentativa de ultrapassar Franco, Ribas acabou tocando na traseira do adversário na Descida do Lago. Franco iniciou uma impressionante série de piruetas até bater no muro de proteção. Imediatamente, sinalizou a todos que estava bem, sem ferimentos, e saiu do carro andando. O piloto foi levado ao centro médico e examinado pela equipe do dr. Dino Altmann. Nenhum ferimento foi constatado.

O acidente fez a direção de prova acionar bandeira vermelha até que o carro de Franco fosse removido. Na relargada, Queirolo manteve a liderança, deixando para trás a disputa pelo segundo lugar entre Paludo, Baptista e Rosset. Este último assumiu o segundo lugar a cinco voltas do final, se aproximou de Queirolo e tentou a ultrapassagem, mas terminou em segundo, com Baptista em terceiro. Clemente Lunardi, quarto, e Maurizio Billi, sexto, foram os dois primeiros colocados na Master, com Daniel Paludo fazendo mais uma boa corrida e terminando entre eles, em quinto.

Declarações dos três primeiros colocados em cada prova

Ricardo Baptista – “A segunda corrida foi muito confusa, com safety car, bandeiras vermelhas e acidentes. Fui tentando evitar as batidas, mas acabei levando um toque que estragou muito o meu carro. Quando consegui me estabilizar já não havia condições para buscar a vitória. No final o Clemente conseguiu me ultrapassar na saída da junção, mas na curva do café ele foi super profissional e foi muito bacana ao me deixar espaço. Consegui contornar o café por fora e garanti o 3° lugar.”

Pedro Queirolo – “Serenidade foi a palavra chave. A corrida começou tumultuada com o safety car. Na relargada eu consegui uma boa posição, depois da segunda relargada eu consegui mais uma posição. Foi uma pena o acidente do Marcelo Franco, eu vi pelo retrovisor e fiquei preocupado com ele. Na relargada eu já estava em segundo, fui pra cima do Fábio e consegui passar. Fui favorecido pelo acidente entre ele e o Constantino na volta seguinte. Sobrou pra mim e foi só acelerar forte para não perder a oportunidade.”

Constantino Júnior – “Acabei saindo da pista no S do Senna, mas consegui voltar para a pista sem bater em ninguém. Depois, aconteceram as interrupções, que tumultuaram a prova. Consegui me aproximar do Ricardo, mas nas voltas finais segurei o segundo lugar.

Ricardo Rosset – “Achei que seria bem difícil por ter largado lá atrás. Tivemos muitos safety cars e relargadas, o tempo foi passando e as voltas foram acabando. Consegui fazer voltas muito rápidas e quando vi havia chegado no Queirolo. Me animei, cheguei nele, mas não consegui passar.”

Marcel Visconde – “Na primeira prova, a pista estava escorregadia e eu tomava cuidado. Tive uma largada muito boa, consegui ficar entre os quatro primeiros e subi para terceiro com a saída do Ricardo. Foi uma corrida muito atribulada, mas de ótimo resultado para mim.”

Porsche Cup, resultado prova 5
1) 27-Ricardo Baptista, (16 voltas) 28:17.237
2) 0-Constantino Junior, à 2.276
3) 15-Marcel Visconde, à 7.475
4) 70-Marcelo Franco, à 11.276
5) 13-Pedro Queirolo, à 11.438
6) 89-Daniel Paludo, à 11.667
7) 81-Fabio Viscardi, à 12.327
8) 63-Sergio Ribas (M), à 15.797
9) 9-Guilherme Figueiroa (M), à 16.145
10) 34-Maurizio Billi (M), à 20.175
11) 10-Adalberto Baptista, à 24.388
12) 11-Omilton Visconde (M), à 26.508
13) 5-Sylvio Barros, à 40.436
14) 36-Charles Reed (M), à 1 volta
15) 7-Clemente Lunardi (M), à 10 voltas
16) 99-Antonio Valle (M), à 10 voltas
17) 52-Roberto Posses (M), à 10 voltas
18) 88-Ricardo Rosset, à 10 voltas
Melhor Volta: Constantino Junior(0), 1:39.407 (média de 156,049 km/h), na 5ª volta

Porsche Cup, resultado prova 6
1) 13-Pedro Queirolo, (14 voltas) 27:49.539
2) 88-Ricardo Rosset, à .721
3) 27-Ricardo Baptista, à 4.134
4) 7-Clemente Lunardi (M), à 4.144
5) 89-Daniel Paludo, à 7.777
6) 34-Maurizio Billi (M), à 7.964
7) 52-Roberto Posses (M), à 14.786
8) 36-Charles Reed (M), à 16.013
9) 10-Adalberto Baptista, à 20.092
10) 63-Sergio Ribas (M), à 28.944
11) 11-Omilton Visconde (M), à 48.818
12) 5-Sylvio Barros, à 2 voltas
13) 15-Marcel Visconde, à 6 voltas
14) 81-Fabio Viscardi, à 9 voltas
15) 0-Constantino Junior, à 9 voltas
16) 70-Marcelo Franco, à 11 voltas
17) 99-Antonio Valle (M), à 13 voltas
18) 9-Guilherme Figueiroa (M), à 5 voltas
Melhor Volta: Ricardo Rosset(88), 1:38.953 (média de 156,765 km/h), na 10ª volta

Classificação do campeonato após 6 provas
1) Ricardo Baptista, 90 pontos; 2) Ricardo Rosset, 80; 3) Fábio Viscardi, 76; 4) Tom Valle, 66; 5) Daniel Paludo, 66; 6) Marcelo Franco, 56; 7) Sylvio de Barros, 50; 9) Marcel Visconde, 46; 10) Maurizio Billi, 45; 11) Guilherme Figueirôa, 43; 12) Pedro Queirolo, 34; 13) Adalberto Baptista, 29; 14) Gui Affonso, 27; 15) Charles Reed, 24; 16) Roberto Posses, 21; 17) Constantino Júnior, 20; 18) Sérgio Ribas, 15; 19) Clemente Lunardi, 14; 20) Omilton Visconde Jr., 10; 21) Carlos Falletti, 8.

 

Porsche Challenge: ninguém derrubou o “rei” Schneider em Interlagos

Os adversários tentaram, mas ninguém conseguiu destronar o “rei de Interlagos”, Daniel Schneider, nas provas 5 e 6 da Porsche Challenge. O piloto paulista já havia reinado soberano nos treinos e manteve a majestade nas duas corridas, liderando de ponta a ponta sem ser ameaçado. Schneider só não conseguiu um intento: assumir a liderança do campeonato. Ela passou para as mãos de Rodolfo Ometto, segundo colocado na primeira corrida do dia e terceiro na segunda. A primeira prova começou com um acidente que envolveu nove carros tão logo foi dada a largada.

O acidente da prova 5 fez a corrida ter um longo período de interrupção com bandeira vermelha. O caos começou com uma colisão entre Eduardo Azevedo, Fávio Alves e Johnny Freire. Os pilotos que vinham atrás não tiveram como desviar e muitos acabaram batendo. Além deles, bateram Mayara Bianchi (que estreava como primeira mulher a correr na Porsche Challenge), Marcello Sant’Anna, Marcelo Stallone, Zé Ricardo Viana, Caê Coelho e Sérgio Laganá. Como resultado, oito carros ficaram de fora e a prova ocorreu com 14 dos 22 carros que originalmente estavam no grid.

A corrida recomeçou do zero e Schneider continuou na frente, sempre com Ometto em segundo. A grande disputa aconteceu pelo terceiro lugar, entre Carlos Ambrósio, Otávio Mesquita, Franco Giaffone e Gilberto Farah. Na nona volta um novo acidente envolvendo o piloto Carlos Silveira interrompeu novamente a prova, obrigando a entrada do safety car a entrar na pista. Na relargada, mais um acidente envolveu Luís Carvalho, Caê Coelho e Joca Silveira. Nas voltas finais, Ambrósio perdeu rendimento e foi ultrapassado por Mesquita, Giaffone e Farah, terminando em sexto.

A prova 6 aconteceu de forma muito mais tranquila. A equipe de mecânicos do Porsche GT3 Cup Challenge conseguiu reparar praticamente todos os carros acidentados e somente Sérgio Laganá ficou sem carro para correr. Otávio Mesquita não correu por motivos particulares e Eduardo Azevedo foi excluído da prova por ter sido considerado culpado pelo acidente na largada.

Daniel Schnider disparou na frente na largada e não deu a menor chance para os adversários. Mas não faltou emoção na disputa pelo segundo lugar, que chegou a envolver sete carros. Johnny Freire (que corria com um carro reserva, já que o seu foi destruído no acidente da prova 5) e Ometto superaram Ambrósio, que ocupou o segundo lugar nas primeiras voltas. O pódio foi completado por Marcelo Stallone e Gilberto Farah.

Declarações dos três primeiros colocados de cada corrida

Daniel Schneider – “O acidente na primeira largada mancha um pouco, deixou todo mundo preocupado. Ainda bem que não aconteceu nada grave. Sobre as corridas, eu costumo andar muito bem aqui e foi ótimo vencer. A primeira corrida aconteceu muito bem pra mim, larguei bem e fui ainda melhor na relargada e fui fazendo boas voltas abrindo do Rodolfo. Me ajudou a disputa do Otávio com o Rodolfo, que esqueceram de mim e pude administrar até o final da prova. Na segunda, foi ainda melhor: o pessoal vai ter que se esforçar para ganhar de mim aqui!”

Rodolfo Ometto – “Fiquei assustado na largada: olhei pelo espelho e vi uma grande confusão atrás de mim, sem entender nada. O Schneider largou muito bem e fui me sustentando em segundo. No final, meu carro começou a deslizar um pouco de traseira. Quando percebi que era a última volta, procurei garantir a minha posição.”

Johnny Freire – “Não fui bem na primeira prova porque sofri um ‘pequeno’ acidente! Na segunda, pude largar com pneus novos e isso me deu uma boa condição de prova. Se o Rodolfo não tivesse me segurado, eu iria pra cima do Schnider (risos). Falando sério: foi muito bom e fiquei muito feliz com meu rendimento.”

Otávio Mesquita – “Posso dizer que foi a corrida mais incrível que já disputei. Durante a volta de apresentação, pedi para Deus proteger a todos os pilotos e que, se houvesses acidentes, ninguém se machucasse. Ele cumpriu a promessa!”

Porsche GT3 Challenge, prova 5 (a letra L indica os participantes inscritos também na categoria Light)
1) 77-Daniel Schneider, 14 voltas em 27:27.236
2) 8-Rodolfo Ometto, a 1.483
3) 51-Otávio Mesquita, a 1.701
4) 3-Franco Giaffone, a 1.811
5) 81-Gilberto Farah, a 4.111
6) 18-Carlos Ambrósio, a 6.332
7) 16-Ludovico Pezzangora, a 6.891
8) 19-Tom Filho (L), a 7.443
9) 44-Luiz Arruda, a 24.651
10) 22-Luís Carvalho, a 26.115
11) 90-R. Mello (L), a 27.231
12) 33-Joca Silveira (L), a 1:29.886
13) 10-Carlos Silveira, a 1 volta
14) 55-Caê Coelho, a 3 voltas
15) 31-Marcello Sant’Anna, a 13 voltas
Melhor Volta: Otavio Mesquita, 1:41.968 (média de 152,130 km/h)

Porsche GT3 Challenge, prova 6
1) 77-Daniel Schneider, (15 voltas) 26:58.725
2) 11-Johnny Freire, à 6.245
3) 8-Rodolfo Ometto, à 13.205
4) 18-Carlos Ambrósio, à 15.198
5) 17-Marcelo Stallone, à 15.348
6) 31-Marcello Sant’Anna, à 16.699
7) 63-Fábio Alves, à 17.311
8) 55-Caê Coelho, à 32.600
9) 81-Gilberto Farah, à 36.045
10) 44-Luiz Arruda, à 48.882
11) 19-Tiozinho Marangoni (L), à 50.369
12) 90-P. Ficker (L), à 53.552
13) 10-Carlos Silveira, à 54.713
14) 33-Rick Lisboa (L), à 55.244
15) 13-Zé Ricardo Viana, à 57.131
16) 16-Ludovico Pezzangora, à 57.171
17) 22-Luís Carvalho, à 1:07.280
18) 53-Rodolfo Toni (L), à 1:09.244
19) 3-Franco Giaffone, à 2 voltas
20) 0-Mayara Bianchi (L), à 2 voltas
Melhor Volta: Carlos Silveira, 1:42.324 (média de 151,601 km/h)

Classificação da Porsche Challenge após 6 provas
1) Rodolfo Ometto, 76 pontos; 2) Daniel Schneider, 73; 3) Carlos Ambrósio, 56; 4) Gilberto Farah, 48; 5) Ipe Ferraiolo, 44; 6) Marcelo Stallone, 40; 7) Eduardo Azevedo, 38; 8) Johnny Freire, 36; 9) Otávio Mesquita, 32; 10) Marcello Sant’Anna, 26; 11) Christian Pons, 24; 12) Caê Coelho, 22; 13) Luiz Arruda, 19; 14) Alan Turres, 18; 15) Carlos Silveira, 17; 16) Vitor Scheid, 17; 17) Franco Giaffone, 16; 18) Ludovico Pezzangora, 10; 19) Tom Filho, 9; 20) Fábio Alves, 9; 21) Luís Carvalho, 7; 22) R. Mello, 6; 23) Tiozinho Marangoni, 6; 24) Joca Silveira, 5; 25) P. Ficker, 5; 26) Rick Lisboa, 3; 27) Zé Ricardo Viana, 2.

 

Ribas e Lunardi vencem, mas Billi é o novo líder na Porsche Cup Master

A Porsche Cup Master tem um novo líder. Um terceiro e um segundo lugar foram suficientes para Maurizio Billi alcançar o primeiro lugar na tabela de pontos da classe reservada aos pilotos da Porsche Cup com 50 anos ou mais de idade. As vitórias ficaram com Sérgio Ribas na prova 5 e Clemente Lunardi na prova 6.

Billi poderia ter vencido sua primeira corrida na Master se não ficasse sem gasolina na última volta da prova 5. Sérgio Ribas foi premiado com o primeiro lugar e Guilherme Figueirôa cruzou em segundo na classe, com Billi em terceiro. Também subiram ao pódio Omilton Visconde Júnior e Charles Reed.

Na prova 6, Sérgio Ribas largou na pole position na classificação geral e liderou a classe nas primeiras voltas. Mas a espetacular atuação de Clemente Lunardi, duas vezes vice-campeão da Porsche Cup, levou-o à vitória. Lunardi, 12º colocado no grid geral, completou a primeira volta da corrida em sexto. Billi foi o segundo, com Roberto Posses em terceiro.

Porsche Master, prova 5
1) Sérgio Ribas; 2) Guilherme Figueirôa; 3) Maurizio Billi; 4) Omilton Visconde Jr.; 5) Charles Reed. Não classificados: Clemente Lunardi, Tom Valle e Roberto Posses.

Porsche Master, prova 6
1) Clemente Lunardi; 2) Maurizio Billi; 3) Roberto Posses; 4) Charles Reed; 5) Sérgio Ribas; 6) Omilton Visconde Jr. Não classificado: Tom Valle. Excluído: Guilherme Figueirôa.

Classificação da Porsche Master após 6 provas
1) Maurizio Billi, 92 pontos; 2) Guilherme Figueirôa, 88; 3) Tom Valle, 84; 4) Gui Affonso, 58; 5) Charles Reed, 54; 6) Sérgio Ribas, 34; 7) Roberto Posses, 34; 8) Omilton Visconde Jr., 26; 9) Clemente Lunardi, 20; 10) Carlos Falletti, 14.

 

Na estreia da Porsche Light, Tom e Marangoni ficam com as primeiras vitórias

A estreia da Porsche Light, a classe de entrada do Porsche GT3 Cup Challenge, foi um sucesso. Vários pilotos mostraram rapidez suficiente para disputar com os concorrentes da Challenge, em atuações que despertaram o interesse de outros potenciais participantes. Na pista, as vitórias ficaram com Tom Filho, na primeira prova, e Tiozinho Marangoni na segunda.

Tom aproveitou as circunstâncias da primeira corrida e por pouco não conseguiu um lugar no pódio. Terminou a prova em oitavo lugar, muito próximo de Ludovico Pezzangora, sétimo, e Carlos Ambrósio, sexto. Joca Silveira ocupou o segundo lugar durante um bom tempo, mas no final a colocação ficou com R. Mello.

Na segunda prova, Tiozinho Marangoni, autor do quarto melhor tempo nos treinos classificatórios na geral, saiu na frente e liderou boa parte da corrida, mas teve que disputar a posição com Rick Lisboa. Uma rodada jogou Rick para a terceira colocação, atrás de P. Ficker e à frente de Rodolfo Toni e Mayara Bianchi.

Porsche Light, prova 1
1) Tom Filho; 2) R. Mello; 3) Joca Silveira. Não classificada: Mayara Bianchi.

Porsche Light, prova 2
1) Tiozinho Marangoni; 2) P. Ficker; 3) Rick Lisboa; 4) Rodolfo Toni; 5) Mayara Bianchi.

Classificação da Porsche Light após duas provas
1) Tom Filho e Tiozinho Marangoni, 10 pontos; 3) Joca Silveira e P. Ficker, 8; 5) R. Mello e Rick Lisboa, 6; 7) Rodolfo Toni, 5; 8) Mayara Bianchi, 4.

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