Porsche Cup abre temporada 2020 com poles de Miguel Paludo e Lucas Salles

Porsche Cup 2020

O campeonato dos carros de corrida mais produzidos no planeta iniciou em grande estilo a temporada que marca seu 15º aniversário. Marca registrada da história da Porsche Cup, a proximidade entre os tempos dos pilotos mais uma vez foi o destaque em Interlagos.

Na Carrera Cup, Miguel Paludo emplacou a máquina #7 com as cores da Brandt na posição de honra por meros 0s057 de vantagem sobre Enzo Elias. A conquista teve requintes de drama, uma vez que o mutlicampeão “ralou” a dianteira esquerda de seu carro ao deixar a área de pits.

Na segunda fila alinharão os dois carros da Shell, com Werner Neugebauer à frente de Lico Kaesemodel. Ricardo Baptista e Alceu Feldmann completam os seis primeiros lugares do grid.

A disputa da GT3 Cup foi igualmente acirrada. Cesar Urnhani garantiu sua vaga na segunda fase do treino por meros 0s080 sobre Paulo Totaro -e este cravou seu giro com 0s051 sobre Ayman Darwich.

Mas na disputa da pole Lucas Salles foi preciso com o carro #7 e impôs meio segundo sobre Francisco Horta.

Na segunda fila vão alinhar Guilherme Reischl e Urubatan Junior. Nelson Monteiro e Marco Billi compõem a terceira fila.

Nas classes Sport (divisões de acesso), os carros mais bem classificados nos grids são os de Rouman Ziemkiewicz (12º no grid da Carrera Cup) e Nelson Marcondes (em nono na GT3 Cup).

As corridas têm largada prevista para 9h50 deste sábado. Todas as quatro provas terão transmissão dos canais Sportv, site oficial da Porsche Cup, portal motorsport.com e seus canais oficiais em mídias sociais.

Após as duas provas da manhã (9h50 e 10h50), os vencedores realizam no pódio um sorteio determinando o número de posições a serem invertidas nas corridas da tarde (com largadas às 13h20 e 14h15).

Os qualis

Carrera Cup

No Q1, Enzo Elias começou fazendo 1m35s591, seguido por Marçal Müller, 0s402 atrás. Alceu Feldmann, que havia sido o primeiro a registrar um tempo competitivo, era o terceiro, seguido por JP Mauro e Luca Seripieri.

Já a disputa para as últimas vagas no top10 estava indefinida, com alguns pilotos deixando para entrar na pista na fase final, casos de Rodrigo Mello, Werner Neugebauer, Pedro Boesel, Miguel Paludo e Lico Kaesemodel.

Com sete minutos de treino, Elias melhorou sua marca para 1m35s501. Depois de quatro voltas completadas, Enzo levou o carro para os boxes, assim como Marçal Müller. Conforme a sessão continuava, os tempos iam caindo, e Paludo marcou 1m34s973 em sua segunda passagem para assumir a liderança, a três minutos do fim.

Werner também melhorou, subindo para sexto, e a disputa pelo décimo lugar envolvia JP Mauro, Rouman Ziemkievicz e Maurizio Billi, este em 12º lugar. O último a entrar na pista, Lico Kaesemodel, fez 1m35s758 e garantiu o quinto melhor tempo.

No fim do Q1, os dez primeiros eram: Miguel Paludo, Enzo Elias, Alceu Feldmann, Marçal Müller, Lico Kaesemodel, Werner Neugebauer, Pedrinho Aguiar, Pedro Boesel, Ricardo Baptista e Luca Seripieri. Ficaram fora da briga pela pole JP Mauro, Ziemkievicz, Mello, Billi e Rodolfo Toni. Rouman foi o mais bem classificado na classe 4.0 Sport.

Na segunda fase do treino, Enzo Elias foi o primeiro a registrar uma volta rápida e ficou com a pole provisória durante boa parte do top10. Mas no finalzinho Miguel Paludo, mesmo com alguns danos na parte dianteira esquerda do carro #7 conseguiu baixar o tempo para garantir a primeira pole position da temporada, com apenas 0s057 de vantagem sobre Elias.

O terceiro lugar ficou com Werner Neugebauer, seguido por Lico Kaesemodel e Ricardo Baptista fechando o Top5. Apenas 0s707 separaram o tempo da pole de Paludo para o décimo colocado Luca Seripieri. 

GT3 Cup

Na primeira metade do Q1, Francisco Horta marcou 1m39s286 e foi seguido por Urubatan Jr., com 1m39s353. Também na casa de 1m39 vinha Nelson Monteiro com o carro #87.

A disputa pelo décimo posto também era bem acirrada. Na metade do treino, quem tinha essa posição era o carro #555, de Ayman Darwich, à frente de Paulo Totaro e Nelson Marcondes.

Na parte final, Lucas Salles conseguiu cravar a segunda melhor volta, com o carro #7 enquanto os outros ponteiros já estavam dentro dos boxes. Horta terminou com o melhor tempo, apenas 0s021 à frente de Salles, com Urubatan, Marco Billi e Cristian Mohr fechando os cinco melhores.

Enquanto isso, a disputa pelo décimo posto era intensa, com Cesar Urnhani, Totaro, Darwich e Georgios Frangullis. No fim, Urnhani conseguiu a vaga no top10.

A fase decisiva do treino teve Francisco Horta abrindo os trabalhos, com 1m40s648, com 0s7 de frente para Urubatan Jr -Billi, Marcondes e Alcaraz vieram a seguir, a mais de um segundo. Horta baixou para 1m39s658 na segunda volta, mas Salles fez 1m39s056 para assumir o primeiro lugar.

Lucas continuou andando forte e baixou ainda mais sua marca, para 1m38s579, enquanto Nelson Monteiro pulou para segundo, 0s737 atrás. Horta, Urubatan e Billi fechavam o top 5.

Na última volta, Horta conseguiu recuperar o segundo lugar mas não ameaçou a pole de Salles, ficando 0s524 atrás. Guilherme Reischl também melhorou e assumiu a terceira colocação, à frente de Urubatan Jr. e Nelson Monteiro, todos dentro do mesmo segundo. 

O que eles disseram:

“Saí com o segundo jogo de pneus novos, não esperava que o carro ia dar aquela “traseirada” na saída dos boxes. Tive que corrigir, vi que não ia ser o suficiente, ia rodar e bater de traseira. Quando ele voltou eu vi que já estava muito perto dos pneus, um erro bobo meu.

Assim que eu sai do box o volante tava torto, o carro em freada balançava. Tentei fazer meu melhor e reverter o prejuízo que eu mesmo causei. Pedi desculpas a equipe, mas graças a Deus a pole veio. Agora focar em amanhã.”

Miguel Paludo, pole position da Carrera Cup

“Estou muito satisfeito. Tivemos um problema durante o final de semana inteiro, então a gente só conseguiu treinar os treinos livres. Acho que é um resultado de trabalho não só desse final de semana, mas de toda a carreira construída aqui na Porsche Cup. Estou muito contente. O Paludo é um piloto incrível, não tem o que reclamar desse meio décimo. A diferença é pouca, vamos trabalhar para pegar essa vitória amanhã.”

Enzo Elias, segundo colocado no grid da Carrera Cup 

“O carro está fenomenal. Ainda não sei os nomes dos apêndices que adicionaram ainda. Mas realmente melhorou a frenagem, estou freando quase nos 50 m. O carro freia e não vibra tanto. Precisa acertar um pouco na configuração, precisa adaptar o setup do ano passado. Sobre a pole na categoria eu estou bem surpreso, estava rodando bem mal nos treinos livres. Mas depois de treinar bastante com meu engenheiro, nós conseguimos melhorar. Acredito que se não tivesse errado tanto daria para ter feito um tempo ainda melhor. Foi excelente!”

Rouman Ziemkiewicz, pole da 4.0 Sport 

“Foi um dia difícil, estavamos tentando extrair ao máximo do carro, mas o pessoal tava bem rápido então difícil de saber onde a gente podia melhorar e onde seria arriscado. Acabou encaixando uma volta boa e deu tudo certo. Mas o que vale é amanhã.”

Lucas Salles, pole na GT3 Cup

“Com esses apêndices aerodinâmicos novos foi um desafio achar o acerto do carro. Antes era muito traseiro, hoje da a sensação de que é muito dianteiro. Desde cedo eu testei diferentes configurações e achamos uma que ficou confortável. Legal que estou na pole da Sport, minha primeira pole na Porsche. Mas eu me cobro muito, apesar da pole na Sport, vou sair em 9º da geral, queria sair entre os 5. Vamos ver amanhã, espero ganhar na Sport, e quem sabe um pódium na geral.”

Nelson Marcondes, pole da 3.8 Sport

Os grids

Carrera Cup

Miguel Paludo 1:34s913
Enzo Elias 1:34s970
Werner Neugebauer 1:35s018
Lico Kaesemodel 1:35s158
Ricardo Baptista 1:35s168
Alceu Feldmann 1:35s200
Pedro Aguiar 1:35s320
Marçal Müller 1:35s378
Pedro Boesel 1:35s560
Luca Seripieri 1:35s620
JP Mauro 1:36s211
Rouman Ziemkiewicz* 1:36s252
Rodrigo Mello* 1:36s893
Maurizio Billi* 1:36s908
Rodolfo Toni* 1:37s065
Fran Lara* – sem tempo
(*) Sport

GT3 Cup

Lucas Salles 1:38s579
Francisco Horta 1:39s103
Guilherme Reischl 1:39s210
Urubatan Junior 1:39s268
Nelson Monteiro 1:39s299
Marco Billi 1:39s460
Cristian Mohr 1:39s657
Ramon Alcaraz 1:39s706
Nelson Marcondes* 1:39s788
Cesar Urnhani 1:39s905
Paulo Totaro* 1:40s302
Ayman Darwirch 1:40s353
Georgios Frangulis 1:40s471
André Gaidzinski* 1:40s623
Eduardo Menossi* 1:41s378
SangHo Kim* 1:42s045
Zeca Feffer – sem tempo
(*) Sport

Comunicado sobre etapa de abertura – Porsche Cup 2020 – Portões fechados

A organização da Porsche Cup monitora atentamente as consequências da pandemia global causada pela disseminação do novo coronavírus e segue à risca todas as recomendações preventivas emitidas pelas autoridades sanitárias competentes.

Diante da recomendação emitida pelas autoridades municipais de São Paulo e pelo governador do Estado no fim da tarde de sexta-feira (13 de março), no sentido de recomendar o cancelamento de eventos com mais de 500 pessoas, as corridas de abertura do campeonato serão fechadas ao público.

A organização restringirá também a entrada de jornalistas, convidados de pilotos e patrocinadores. Será permitido acesso apenas aos profissionais essenciais para a realização das provas: pilotos, engenheiros, mecânicos, profissionais de resgate e autoridades desportivas.

Todos os compradores de ingressos serão ressarcidos, conforme instruções no site oficial da Porsche Cup.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.