Porsche construiu e testou motor de F1 para 2021

Porsche

A Porsche construiu e testou um motor que seria compatível com a Fórmula 1 e formou a base de uma operação que poderia se juntar ao campeonato mundial em 2021.

A montadora alemã estava considerando um programa de F1, seu primeiro em quase três décadas, quando se juntou ao processo de estabelecer as novas regras de motores para 2021 e além.

Entretanto, os prospectos da Porsche na F1 acabaram quando o Grupo Volkswagen Audi optou por cancelar seu projeto na LMP1 do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) em favor de uma entrada na Fórmula E e a promessa de motores de F1 mais simples e baratos não se concretizou.

Frtiz Enzinger, chefe de competição da Porsche, disse ao site Autosport que, antes de sua saída da LMP1 – classe que ela havia dominado com um motor de dois litros e quatro cilindros – a marca havia começado a trabalhar em um motor de seis cilindros compatível com a F1.

“Em 2017, havia sinais da F1 que o regulamento seria alterado e que a recuperação da energia dos gases de escape (MGU-H) não seria mais exigida”, declarou ele.

“Naquela época, a Porsche fazia parte da Comissão de Fabricantes da FIA, estava envolvida nas discussões sobre a estratégia da F1 para o futuro a partir de 2021 e participou das reuniões”.

“De um lado, nós participamos desses grupos de trabalho. Do outro lado, o pessoal desenvolveu um motor de seis cilindros para o WEC em paralelo. É claro, nós pensamos no que teríamos de mudar se o motor fosse usado na F1. Tais coisas podem ser feitas de duas maneiras”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.