Porsche comemora os 50 anos do modelo 550 Spyder 25/11/03)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 20:44
Boxster Especial

O Porsche Boxster é considerado um legítimo sucessor do lendário 550 Spyder lançado em 1953. Em comum, eles têm o motor central traseiro, baixo peso e agilidade, além de proporcionarem prazer ao dirigir. Por isso, a Porsche está comemorando o 50º aniversário do 550 Spyder com uma edição especial e mais potente do Boxster S.

Limitada a 1.953 unidades e com o nome “50 Anos de 550 Spyder”, esta edição especial será apresentada no salão do automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, em janeiro de 2004. Sua chegada ao mercado internacional está prevista para acontecer em março.

As semelhanças entre o Boxster e o 550 Spyder vão além dos conceitos. O estilo de ambos é elegante e limpo. Apesar de cada um mostrar claramente em qual época veio ao mundo, a origem e o parentesco são muito claros. O Boxster, lançado no final de 1996, já é praticamente um clássico moderno exatamente como aconteceu há cinco décadas com o 550.

Para realçar ainda mais a distinção do Boxster “50 Anos de 550 Spyder”, os engenheiros da Porsche equiparam a versão com uma série de detalhes técnicos e de acabamento exclusivos. A potência do motor boxer de 3,2 litros subiu para 266 cv (6 cv a mais do que no Boxster S normal), entregues a 6.200 rpm. A edição especial chega a 266 km/h (264 km/h na versão comum) e vai de 0 a 100 km/h em 5s7 (6s4 se equipado com câmbio Tiptronic S, opcional). O torque máximo, 31,6 kgfm, aparece a 4.600 rpm.

O escapamento tem ponteira especialmente desenhada para o Boxster S “50 Anos de 550 Spyder”, feita em aço inoxidável, e emite o som típico dos Porsche. O curso da alavanca de câmbio da versão manual com 6 marchas foi reduzido em 15%, contribuindo ainda mais para proporcionar ao motorista a sensação de dirigir esportivamente.

550 Spyder

A altura do carro foi diminuída em 10 milímetros e a suspensão recebeu uma calibragem esportiva especial, aumentando a estabilidade do carro e permitindo valores de aceleração lateral maiores. O PSM (Porsche Stability Management, ou Gerenciamento de Estabilidade Porsche) é equipamento de série e garante segurança sob quaisquer condições.

Os discos de freio são ventilados, tendo 318 mm de diâmetro na frente e 299 mm atrás. Exclusivamente nesta edição, as pinças (com quatro pistões e desenho monobloco) recebem acabamento com pintura em alumínio. Elas são facilmente visíveis por trás das rodas Carrera de 18 polegadas (o Boxtser normal tem rodas com 17 polegadas). O brasão colorido da Porsche adorna cada cobertura dos cubos das rodas. Outra exclusividade desta versão é a pintura prateada da face traseira dos arcos de proteção. Na face dianteira, a cor combina com a do interior do carro. Computador de bordo, faróis Litronic com sistema de limpeza e ajuste do ângulo do facho de luz também são de série.

Muitos dos 550 Spyder construídos foram pintados de prateado. A edição especial do Boxster também recebeu essa cor, no mesmo matiz exclusivo do Carrera GT e do 911 “40º Aniversário”. A capota de lona tem a cor Cocoa (cacau), um tom de marrom escuro que está sendo usado pela primeira vez pela Porsche. Essas cores predominam também no interior do carro. No console central aparece uma plaqueta numerada, indicando qual unidade da série especial foi comprada pelo cliente. Ar condicionado e sistema de som de alta qualidade são de série.

Acabamento em couro natural cinza escuro é oferecido como alternativa. Nesse caso, os tapetes e a capota de lona são pretos. Os instrumentos têm fundo preto com molduras metálicas. A cabeça da alavanca de câmbio é feita de alumínio combinando com couro Cocoa. A cobertura da alavanca do Tiptronic (opcional) é polida, assim como a inscrição “Boxster S” nas soleiras das portas.

A Porsche apresentou o 550 Spyder no salão do automóvel de Paris, em outubro de 1953. Foi o primeiro carro da marca desenhado prioritariamente para corridas. Nos anos seguintes, o Spyder conseguiu diversas vitórias e resultados importantes em corridas como a 24 Horas de Le Mans, a Targa Florio e a Carrera Panamericana. Esses sucessos contribuíram muito para a imagem esportiva da Porsche. O 550 pesava exatamente 550 kg, mas foi mera coincidência. O nome traduzia o fato de ser aquele o 550º projeto Porsche. Seu motor de 1.498 cm³ tinha quatro comandos e desenvolvia 110 cv, dando origem a unidades que seriam fundamentais para o sucesso da Porsche nas corridas da década de 1960.

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