Pirelli faz teste noturno no molhado em Abu Dhabi

p_delarosa.1O primeiro teste noturno no molhado começou no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, com Pedro de la Rosa ao volante do carro de testes da Pirelli. A companhia está realizando seis horas de testes nas noites de segunda e terça-feira com o circuito molhado artificialmente visando trabalhar no desenvolvimento de seus pneus de chuva e intermediário.

O diretor de competição da Pirelli, Paul Hembery, explicou a escolha do Oriente Médio à noite para seus testes de pré-temporada no molhado.

“Estamos aqui porque é mais quente”, disse ele. “É claro que poderíamos encontrar muitos testes no molhado na Europa em Valencia, Silverstone ou em outro lugar, mas, na Europa, também faz frio quando está chovendo”.

“Há corridas chuvosas na Fórmula 1 na Ásia – Malásia, Japão, possivelmente Cingapura – e esses lugares são diferentes, a temperatura ambiente se mantém muito alta mesmo quando está chovendo”.

“Os compostos são extremamente sensíveis à temperatura no molhado, então isso nos dá informações diferentes em uso competitivo. E estamos testando à noite porque não queremos que o sol evapore a água na pista”.

O teste também será a primeira indicação de potenciais problemas de visibilidade se a chuva cair em alguma das provas noturnas da Fórmula 1. De la Rosa não espera enfrentar dificuldades.

“Esta é a primeira vez que faço um teste com pista molhada à noite, provavelmente ninguém fez isso antes”, disse ele. “Fizemos um pequeno treino no domingo com as luzes em cerca de 50 por cento, e a visibilidade na verdade estava melhor do que quando chove durante o dia. Teremos de ver se será melhor com as luzes em 100 por cento”.

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.