Pirelli busca carro de Formula 1 para desenvolver pneus de 2013

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012 às 11:24

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Os planos da Pirelli para desenvolver seus pneus de Fórmula 1 de 2013 são incertos, pois ela não tem um carro de teste adequado no momento.

A companhia italiana vem conversando com as equipes a respeito de uma máquina adequada para suceder o Toyota TF109 de 2009 em seu programa de testes. Mas o diretor de competição da Pirelli, Paul Hembery, alega que as equipes não querem correr o risco de que alguma competidora tenha vantagem por ter sua máquina de 2011 utilizada para testes.

Isso acontece apesar de todos os dados estarem sendo compartilhados entre as equipes e de a Pirelli estar usando seu próprio piloto de testes para conduzir o trabalho.

“Há uma sugestão de que poderíamos tentar modificar o Toyota de 2009, mas o carro está em um museu agora e não é uma proposta realista”, declarou Hembery ao site Autosport. “Ainda não recebemos o que acreditamos ser uma opção viável”.

“Gostaríamos de ter um carro de 2011 de alguém, mas realmente não importa de quem. Queremos fazer nossos testes com precisão, e sentimos que, quanto mais velho o carro fica, mais longe ficamos de um carro de última geração”.

“Entendemos o ponto de vista das equipes de não querer dar vantagem a ninguém, mas em um certo ponto, teremos de tomar nossa decisão a fim de alcançar o que precisamos, porque ninguém nos dará nenhum crédito por não usar um carro adequado se as coisas não derem certo”.

As discussões com as equipes estão em andamento, e a Pirelli está disposta a chegar a uma solução de consenso. Mas Hembery admitiu que é possível que a companhia decida fechar um acordo direto com uma equipe individual se nenhum carro aceitável for conseguido.

“É bastante possível, sim”, disse Hembery ao ser questionado se a Pirelli poderá comprar um carro de uma equipe. “Não estamos interessados em ajudar uma equipe particular e precisamos fazer nosso trabalho. Temos algumas idéias interessantes para 2013, mas precisamos trabalhar nelas”.

“Vamos fazer muito no simulador e provavelmente trabalharemos com as equipes em simulação, dando a todas elas uma caixa preta com 20 especificações e pedindo para que andem com eles. Certamente, não quero excluir isso, e tenho certeza de que elas irão concordar”.

“Mas em termos de finalizar os pneus, particularmente o trabalho de compostos, precisamos fazer várias sessões. Provavelmente, não mais do que três, apenas para concluir o trabalho. Chegaremos lá, tenho certeza”.

LS – www.autoracing.com.br 

 

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