Piquet e Hellmeister cravam a pole nos 500 km da Porsche GT3 Cup

sábado, 26 de novembro de 2016 às 8:10
Hellmeister e Piquet Jr, os poles

Hellmeister e Piquet Jr, os poles

Os líderes lideraram no quali para os 500 km de Interlagos, terceira e última etapa do campeonato de endurance da Porsche GT3 Cup Challenge.

Na classe Cup, a pole ficou com Alan Hellmeister, líder do campeonato de endurance, que compartilha o carro #5 com o primeiro campeão mundial da Fórmula E, Nelson Piquet Jr. Na classe Challenge, quem levou a posição de honra foi o carro #12, de Christian Hahn e Renan Guerra, dupla líder do certame de longa duração com os carros da geração 997 II.

Os treinos foram bastante movimentados em Interlagos, com os pilotos enfrentando as mais diversas condições de pista –como é característico do principal traçado do Brasil.

Depois de treinos livres sob sol aberto, o quali da Cup teve início com algumas nuvens encobrindo o céu. No grupo A, Hellmeister logo estabeleceu a marca a ser batida, com 1min37s633 em sua segunda volta lançada.

Rodrigo Baptista a seguir assumiu a segunda posição, com 1min37s932. Dois minutos mais tarde Tom Valle cravou 1min37s963. Mas a um minuto do fim da sessão Werner Neugebauer mostrou que não foi por acaso sua vitória na última prova de sprint do ano, há duas semanas em Interlagos, e registrou 1min37s834 para ficar com o segundo tempo do grupo.

Betinho Valério finalizou a sessão em quinto, já na casa de 1min38s.

A seguir foram para a pista os carros da classe Challenge, para o quali do grupo A –em ambas as categorias, andaram primeiro os competidores com menor lastro de performance.

Eloi Khouri iniciou os trabalhos na frente, mas Christian Hahn imediatamente respondeu com uma assombrosa marca: 1min40s482. O competidor do carro #12 impôs espantosos 0s910 sobre o campeão da Challenge Sport, praticamente assegurando a pole para a dupla.

Líder do campeonato “overall” –que soma os pontos de endurance e sprint e confere ao vencedor uma etapa na classe Cup em 2017–, Rodrigo Mello fechou a sessão com o terceiro tempo, 1min42s113. Marcus Vario veio logo a seguir, com Sergio Maggi completando o top5.

Então voltaram à pista os carros da Cup, com a temperatura já mais amena que na sessão do grupo A. Nelsinho Piquet foi o primeiro a andar rápido e logo colocou 1min37s919. Na passagem seguinte foi ainda mais veloz, registrando o melhor tempo do dia: 1min37s331. Então trouxe o carro com as corres da FS Hero para o box e ficou torcendo para ninguém superar sua marca.

Pole na abertura da temporada ao desbancar Pedro Piquet por 81 milésimos com o carro #0 patrocinado pela Cimed, Cacá Bueno insistiu até o final. Ele conseguiu superar a primeira volta de Piquet, mas não a segunda. O pentacampeão da Stock Car registrou uma marca impressionante considerando que era a quarta volta dos seus pneus, mas ficou a 31 milésimos do melhor tempo do dia.

Companheiro de Cacá na Red Bull Racing, Daniel Serra foi o terceiro mais veloz do dia, com 1min37s461. A marca, combinada à volta de Tom Valle no grupo A, garantiu ao carro vencedor da segunda etapa em Goiânia a segunda vaga na primeira fila do grid.

O Porsche #0 parte em terceiro, ao lado do carro #3, dos vice-líderes do campeonato de endurance, Sergio Jimenez e Rodrigo Baptista.

Na terceira fila vão alinhar o carro patrocinado pela Shell, da dupla Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta, ao lado do #54, de Werner Neugebauer em dupla com o tricampeão da Porsche GT3 Cup, Ricardo Rosset.

Na segunda fase do treino da Challenge, com uma garoa fina em alguns trechos do traçado, Nonô Figueiredo mais uma vez mostrou amplo conhecimento dos carros de corrida mais produzidos no planeta. Andou na casa de 1min40s, fez o segundo melhor tempo do dia e garantiu ao carro #2 o terceiro lugar na classe.

Renan Guerra só teve o trabalho de fazer uma volta lançada, salvou pneus e ratificou a pole previamente antecipada por Chris Hahn. Marco Cozzi lutou até a bandeirada para baixar sua marca com o carro #23 e saiu recompensado com o segundo lugar –nesta etapa, além de Eloi Khouri o carro tem na tripulação o jovem Enzo Bortoleto, piloto regular da F3 Britânica.

O trio Rodrigo Mello, Tom Filho e Pedro Nunes parte em quarto na categoria, com Marcus Vario e Matheus Iorio completando o top5.

Entre os principais postulantes aos títulos de campeões “overall” na Cup, o dia foi de Lico Kaesemodel sobre Miguel Paludo. O campeão de sprint em 2016 e vencedor do capacete de ouro na categoria nacional larga em quinto, com o bicampeão alinhando em 12o em dupla com o americano Justin Allgaier, terceiro colocado no campeonato da Nascar Xfinity Series há uma semana.

O piloto da Cup que somar mais pontos nos rankings combinados de sprint e endurance ganha o direito de correr a preliminar das 24 Horas de Le Mans em 2017, uma prova na qual largam mais de 40 Porsches com pilotos de todo o mundo.

Na classe Challenge o prognóstico é de um confronto direto entre os carros #23 e #19, com a disputa entre Khouri e Rodrigo Mello. O estreante parte duas posições à frente, mas está 4 pontos atrás no ranking combinado. Para o vencedor com os carros da geração 997 II, o prêmio será uma etapa da classe Cup em 2017.

Neste sábado a corrida que conta com meia dúzia de ex-competidores da F1 tem largada marcada para 16h30. Serão 500 km ou quatro horas de corrida. Os stints têm tempo máximo de 35 minutos, com as paradas de box de pelo menos 6 minutos de duração.

Como a prova tem largada com luz do dia e chegada à noite, a organização do campeonato Sul-Americano da Porsche GT3 Cup Challenge programou a instalação de mais de duas dezenas de holofotes ao redor do traçado. Os carros de corrida mais produzidos no mundo contam com faróis e competem nos maiores eventos de GranTurismo do mundo sem necessidade de iluminação externa, mas foi uma medida da organização para ampliar a visibilidade e favorecer a transmissão da prova, garantindo mais segurança também em eventuais operações de resgate dos carros à noite.

O livetime da Porsche GT3 Cup Challenge cobre a prova na íntegra. Haverá transmissão online ao vivo no site oficial da categoria, no canal do Youtube (youtube.com/porschegt3cupbrasil) e Facebook (facebook.com/porschegt3cup). Na TV, a prova de encerramento da temporada será exibida no dia 04 de dezembro às 13h pela Band e no mesmo dia, em horário a confirmar, nos canais Sportv.

 

Declarações dos pilotos

 

Está até melhor do que a gente esperava! Esperava sempre estar competitivo, e os treinos acabaram mostrando isso, que estávamos sempre entre os seis primeiros. Então ter feito a pole foi um pouco acima do que esperávamos. A gente tem um balanço de performance bem alto, bastante peso. Era o carro mais pesado da classificação, então estamos bastante surpresos. Mais importante do que termos feito a pole é sabermos que estamos competitivos.

Alan Hellmeister

 

Considerando que somos um dos carros mais pesados por conta do balanço de performance, eu não esperava classificar bem. Achei que a nossa oportunidade estava na corrida, por Alan e eu sermos uma dupla muito experiente. Mas o Alan conseguiu fazer uma volta muito boa, eu me surpreendi com a volta que eu fiz também. O carro está muito bom, a equipe inteira fez um bom trabalho. Os dois carros da Hero têm uma boa chance de estarem no pódio. Obviamente o objetivo aqui é dar o campeonato pra Hero e pro Alan Hellmeister esse final de semana.

Nelson Piquet Jr

 

Acertei uma volta muito boa, fiquei contente. Porque eu vinha de um resultado na preliminar da Fórmula 1 que foi bem desanimador, tanto na classificação quanto na corrida. Hoje foi legal porque não sabíamos o que esperar. Depois da batida na etapa passada acabamos trocando de carro, e achei este bem equilibrado. Aprendi bastante sobre setup na etapa passada aqui nessa pista, e foi o que me ajudou a buscar esse tempo hoje. Acabei dando sorte, porque saí pra pista e estava tudo perfeito

Christian Hahn

 

O Christian fez certinho, encaixou uma volta boa no primeiro quali e me deu uma diferença boa para a segunda sessão. Então eu administrei, poupamos uma volta do pneu, pensando exatamente na corrida. E vamos ver, a corrida é longa e vamos poupar o carro o máximo possível e vamos tentar levar o título. Essa é a expectativa!

Renan Guerra

 

Fomos bem, uma surpresa para mim, porque não treinei bem hoje. A largada aqui não é tão importante, é mais para reafirmar a segurança!

Tom Valle

 

Meu dia foi legal, o carro mudou muito dos treinos livres para agora, muito por conta da temperatura. Ele tinha uma outra reação. Na primeira volta tive uma aderência muito boa, mas na segunda já começou a escorregar um pouquinho. Eu queria ter ido um pouquinho mais rápido, mas foi legal!

Daniel Serra

 

Na tomada, apesar de eu ter melhorado muito o tempo, eu não fiquei feliz com a minha volta. Meus parabéns ao Nelsinho! Na outra vez eu fiz a pole por aqui com uma baita volta, fiquei super-feliz. Hoje eu fiz a primeira volta razoável, na segunda eu bloqueei no S e abortei a volta. Na terceira marquei o tempo e na quarta eu vinha muito, muito rápido mas bloqueei no Bico de Pato. Eu teria ficado uns dois décimos mais rápido, aí sim era a volta perfeita. Mas OK, isso acontece, o importante é que trouxemos o nosso trio para a terceira posição. Mas de trio é mais difícil, porque só vou conseguir fazer dois stints. Para quem está em dupla, o piloto profissional poderá fazer quatro stints e o amador, duas. Então vai ser mais complicado manter essa posição. Vou correr pra subir no pódio, levar o troféu pra casa. E quem sabe, né? Um safety car na hora certa, algo assim pode acabar ajudando a gente

Cacá Bueno

 

Acho que foi muito bom. A meta era ficar entre os 3, ou até os 5. Tomei somente 3 décimos do Alan Hellmeister, que é o primeiro. Então não é ruim, porque sei que errei um pouquinho na minha volta rápida, no Mergulho e na Junção, mas acho que está bom para sábado

Rodrigo Baptista

 

Minha tomada foi muito boa, estive muito próximo de ficar entre os dois primeiros. Fui um pouco prejudicado na hora de passar os pneus novos, deu bandeira vermelha. Então não consegui sentir a reação do carro com o pneu zero antes da classificação. Então fui meio na surpresa para o quali. Ter ficado em quinto na classificação geral é bom. A corrida é longa, então temos que focar agora em ter um carro constante, para poder pontuar bem. Se possível, em primeiro, pra gente levar esse campeonato!

Ricardo Zonta

 

O treino classificatório foi bom, porque não consegui passar pneu antes. Segundo no meu grupo é sempre bom. Mas um errinho na freada do Lago acabou tomando a minha pole. A gente podia ter vindo um pouquinho melhor no treino. Esses dois décimos dava pra buscar

Werner Neugebauer

 

Meu dia foi legal. Esperávamos ficar ao menos entre os cinco, mas fritamos muito pneu na classificação, ainda não sabemos o que aconteceu. Mas estou muito feliz pelo Nelsinho e o Alan terem feito a pole pela nossa equipe. Como a corrida é muito longa, a classificação não é tão importante assim. Mas claro que a gente queria ter chegado mais pra frente. Mas amanhã ainda tem muito chão e a gente vai recuperar com certeza.

Felipe Fraga

 

Foi um treino muito bom! Eu tenho o costume de sair na frente do pelotão nos boxes. Mas hoje por algum motivo fiquei um pouco para trás no parque fechado, então acabei saindo quase último. Então peguei tráfego e tive que esperar. Abri a primeira volta e fui bem, a segunda melhor ainda, e a terceira que seria a melhor, fui um pouco atrapalhado. Mas não estou nem um pouco bravo por causa disso. Foi prazeiroso, foi legal e estou muito feliz

Eloi Khouri

 

Antes de entrar eu vi que seria difícil tirar a diferença para o Christian Hahn. Eu teria que ser quatro décimos mais rápido que o Renan. E isso ia ser praticamente impossível. Mas a gente entra no carro pensando que tudo vai dar certo! Eu imaginava que iríamos virar na casa de 08, e eu estava buscando uma volta em 06, que era o limite para como estava a pista hoje. Mas eu saí em terceiro dos boxes e peguei trânsito. Mas não é ruim, eu acho que os nossos três pilotos são rápidos, então estaremos na disputa. Nossa briga será mesmo com o Renan e com o Christian. Vamos tentar fazer as melhores paradas e sermos mais constantes

Marco Cozzi

 

Não fiquei muito satisfeito com o treino, porque na volta que eu viria forte, poupei para dar espaço e não tive informação dos boxes que o treino estava no fim. Quando fui abrir a melhor, tomei a bandeirada. Então eu acho que dava pra vir bem melhor. Mas tudo bem, estamos com o carro muito rápido e a corrida é longa. Não vou ficar encucado com posição de largada, vamo pra cima!

Rodrigo Mello

 

As tomadas, tanto minha quanto do Márcio, foram boas. Nosso objetivo hoje não foi classificar em primeiro, mas chegar o mais na frente possível amanhã. É óbvio que quem larga em primeiro sente um gostinho especial, mas em uma corrida de quatro horas pouco importa a posição de largada. O importante é que estamos competitivos, e estamos pensando muito para fazer uma corrida inteligente e chegar ao final bem posicionados

Nonô Figueiredo

 

Foi legal andar de Challenge novamente, o carro é bem dócil, é menos potente que o Cup. Tem a questão ainda do câmbio e da embreagem, que ainda não entraram no “automático” ainda, porque tive pouco tempo de treino. Fiz só 20 minutos pela manhã e depois tive um problema com o banco. Então fui pra classificação quase sem treinar. Mas foi um quali bom, eu gostei sim

Marcio Basso

 

A corrida preliminar da Fórmula 1 foi um dia excelente em que tudo deu certo e fiz um bom trabalho. Aquele foi meu dia. Hoje aproveitei os treinos para criar confiança na pista. Estou me sentindo muito bem com o carro, pronto para amanhã, principalmente porque é uma corrida longa. Acho que o treino classificatório é importante, mas mais importante é a estratégia durante a corrida. Estou pronto pra buscar bons resultados!

Marcus Vario

 

Eu já tinha andado de Porsche Supercup no Bahrein, em 2005. Então faz muito tempo. Foi muito legal hoje, vim a convite do Ramon. Muito legal estar com ele aqui. Primeiro pneu novo que passei aqui foi logo na classificação, ainda estou me ajeitando com o carro. É bem diferente de guiar em relação ao Stock Car. Mas é mais gostoso até, é um carro muito bom de guiar. E outra, fizemos um trabalho para virar rápido hoje, mas o que vale mesmo é amanhã. É outro papo, eu sei que vai ser legal!

Luciano Burti

 

Porsche GT3 Cup Challenge – 500 km de Interlagos grid (média dos tempos)

#5 Alan Hellmeister e Nelsinho Piquet 1min37482
#99 Tom Valle e Daniel Serra 1min37s712
#0 Cacá Bueno, Claudio Dahruj e Marcelo Franco 1min37s792
#3 Rodrigo Baptista e Sergio Jimenez 1min37s823
#63 Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta 1min37s838
#54 Werner Neugebauer e Ricardo Rosset 1min37s850
#34 Maurizio Billi e Ricardo Mauricio 1min37s944
#16 Marcelo Hahn e Allam Khodair 1min37s996
#77 Ricardo Baptista, Daniel Schneider e Valdeno Brito 1min38s013
#4 Beto Valério e Felipe Fraga 1min38s087
#13 Pedro Queirolo, Marcel Visconde e JP Mauro 1min38s405
#7 Miguel Paludo e Justin Allgaier 1min38s434
#8 Darío Giustozzi, Esteban Gini e Gaston Mazzacane 1min38s780
#88 Edu Azevedo, Antonio Pizzonia e Sylvio de Barros 1min38s914
#12 CHA Christian Hahn e Renan Guerra 1min40s760
#23 CHA Eloi Khouri, Marco Cozzi e Enzo Bortoleto 1min41s251
#2 CHA Marcio Basso e Nonô Figueiredo 1min41s702
#19 CHA Rodrigo Mello, Tom Filho e Pedro Nunes 1min41s942
#55 CHA Marcus Vario e Matheus Iorio 1min42s057
#50 CHA Ramon Alcaraz e Luciano Burti 1min42s385
#11 CHA Luca Seripieri e Betinho Gresse 1min42s658
#27 CHA Rouman Ziemkiewicz e Luis Fernando Elias 1min42s899
#69 CHA Sergio Maggi, Mau Zanella e Franco Giaffone 1min42s963
#53 CHA Rodolfo Toni e Dennis Dirani 1min42s988
#38 CHA Roberto Samed e Marcio Mauro 1min42s999
#18 CHA Alan Turres e Carlos Ambrósio 1min43s051
#25 CHA Guilherme Reischl e Mauricio Salla 1min43s793
#17 CHA Alcides Amaral, Rodrigo Hanashiro e Marcelo Parodi 1min44s609

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