Pilotos acham que a nova Formula 1 está “um pouco lenta”

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 às 10:14

Adrian Sutil

Os pilotos da Fórmula 1 acham que os carros da nova geração estão lentos demais no momento, apesar ainda serem extremamente desafiadores de pilotar.

Adrian Sutil, da Sauber, declarou: “Nós perdemos pressão aerodinâmica, cerca de 20 ou 30 por cento em relação ao ano passado, e agora os pneus também são mais duros. Isso torna as coisas mais difíceis o tempo todo. É uma pena, porque a Fórmula 1 está um pouco lenta demais no momento. O motor tem muita potência, então não há desvantagem nesse aspecto, é ótimo de pilotar e ótimo ter um turbo”.

“Porém, do ponto de vista da aerodinâmica, acho que precisamos melhorar um pouco, porque a Fórmula 1 deveria ser veloz também nas curvas. E os novos pneus são duros demais. Não entendo por que eles têm de ser tão conservadores. Creio que pelo menos podemos ter um pneu com uma situação de aderência decente”.

Fernando Alonso avaliou que a velocidade mais baixa significa que os carros de 2014 exigem menos do preparo físico, mas não acha que eles sejam tediosos.

“Não é a mesma coisa do ponto de vista físico”, disse ele. “Estes carros são mais fáceis de guiar. As forças e a velocidade são menores nas curvas, mas, por outro lado, há mais parâmetros para controlar, mais botões no volante. Há mais coisas críticas em termos de pilotagem e controle do carro nas curvas de alta e com a tração. É apenas diferente”.

“Eu pilotei karts que são meio minuto mais lentos do que um Fórmula 1 e ainda suei e me diverti. Desde que você esteja pilotando no limite, o tempo de volta não muda o ponto de vista emocional. O carro ainda é divertido de pilotar”.

Felipe Massa, da Williams, admitiu que a velocidade mais baixa foi perceptível no cockpit, mas sugeriu que, devido ao fato de os carros serem bastante “ariscos”, a pilotagem ainda é empolgante.

“O carro está muito mais lento do que no ano passado”, explicou o brasileiro. “Quando você pilota no limite, está tentando usar tudo do carro. Então, quando o carro é difícil de guiar, não parece lento, parece difícil. Mas quando é fácil e possui bastante aderência, pilotá-lo parece lento mesmo se você faz um tempo de volta bem melhor”.

No entanto, Sutil acha que a situação vai melhorar dramaticamente ao longo da temporada e que tudo será bem diferente em 2015.

“Acho que vimos em muitos anos com um novo regulamento que, depois da adaptação, os carros ganham segundos a cada mês enquanto melhoram. Portanto, espero pelo menos quatro segundos entre o final da temporada e o carro novo para 2015. Haverá um passo enorme, e espero que a Fórmula 1 volte a ser rápida o suficiente”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.