Piloto da Semana: Valtteri Bottas – GP da Inglaterra – 10/07/2014

quinta-feira, 10 de julho de 2014 às 15:10

Valtteri Bottas

Nome: Valtteri Bottas. Nascimento: 28 de agosto de 1989, em Nastola, Finlândia. Equipe: Williams-Mercedes (Fórmula 1). Título: Campeão da GP3 (2011).

Lewis Hamilton reduziu sua diferença para Nico Rosberg na pontuação do campeonato mundial de Fórmula 1 ao vencer o GP da Inglaterra em Silverstone. Rosberg liderou metade da corrida até que um problema na caixa de câmbio o forçou a abandonar pela primeira vez nesta temporada. Hamilton aproveitou para vencer seu GP em casa, reduzindo a vantagem de seu companheiro de equipe na Mercedes para apenas quatro pontos.

Apenas cinco curvas haviam sido percorridas quando Kimi Raikkonen bateu forte na reta Wellington e interrompeu a prova. O finlandês perdeu o controle de sua Ferrari em uma ondulação quando retornou à pista após perder o traçado na Aintree e atingiu a barreira do lado direito. A Williams de Felipe Massa também sofreu danos sérios ao tocar na Ferrari quando o brasileiro tentou tomar uma ação evasiva.

A corrida recomeçou atrás do safety car após um longo atraso para reparar a barreira danificada. Rosberg já havia construído uma vantagem de quatro segundos e parecia confortável até os estágios finais do primeiro trecho, quando Hamilton começou a atacar. O britânico estava tentando bater seu companheiro com uma estratégia alternativa, ficando mais tempo na pista com o pneu médio e colocando o duro para seu segundo trecho, mas a estratégia deixou de ter importância quando um problema cada vez pior na caixa de câmbio provocou o abandono de Rosberg depois de seu primeiro pit-stop.

Assim, Hamilton ficou livre para conquistar uma vitória confortável com 28.9s de vantagem sobre a Williams de Valtteri Bottas, que teve uma atuação impecável para terminar em segundo após largar em 14º. Daniel Ricciardo – que largou em oitavo – e Button executaram com sucesso estratégias de uma parada para terminar em terceiro e quarto, à frente de uma acirrada batalha entre Sebastian Vettel e Fernando Alonso – que recebeu uma punição de cinco segundos por largar fora de posição – pela quinta colocação nos estágios finais da corrida.

Valtteri Botas é mais uma das estrelas em ascensão da F1. Após ser bem-sucedido no esporte em seu país, começando no kart, o finlandês partiu para a Europa como um todo, passando inicialmente pela F-Renault Eurocup 2.0 e, em seguida, pela F-3 Inglesa. Seu maior sucesso se deu na GP3, da qual foi campeão em 2011. O bom desempenho lhe rendeu uma vaga como piloto de testes da Williams, cargo que ocupou ao longo de 2012.

Fez sua estreia na categoria máxima em 2013, substituindo na tradicional mas decadente equipe inglesa o brasileiro Bruno Senna, tendo Pastor Maldonado como companheiro. O carro não ajudava, mas Bottas fez o que pode: seu melhor resultado foi um oitavo lugar no GP dos Estados Unidos, mas estes quatro pontos fizeram com que terminasse o ano na frente de Maldonado, vencedor de GP no ano anterior.

Para 2014, a Williams tem um equipamento muito melhor. Isso se traduz em resultados: após nove etapas, Bottas é o quinto colocado no campeonato, tendo já dois pódios consecutivos: terceiro colocado na Áustria, onde largou na primeira fila, e segundo na Inglaterra. O finlandês tem talento! Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Valtteri Bottas (F1) obteve a vitória entre os internautas com 36% dos votos. Juan Pablo Montoya (F-Indy) ficou na segunda posição com 19% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.