Piloto da Semana: Sebastian Vettel – GP da Alemanha – 10/07/2013

quarta-feira, 10 de julho de 2013 às 14:03

Sebastian Vettel

Nome: Sebastian Vettel. Nascimento: 3 de julho de 1987, em Heppenheim (Alemanha). Equipe: Red Bull-Renault (Fórmula 1). Títulos: Campeão no Kartclub Kerpen-Manheim (1998); Campeão no ICA Junior de Kart, no campeonato alemão de kart jr., e no Monaco Kart Cup (2001); Campeão Alemão de Fórmula BMW (2004); Tricampeão Mundial de F1 (2010, 2011 e 2012).

Sebastian Vettel finalmente venceu seu GP em casa na Alemanha, resistindo à forte pressão das Lotus de Kimi Raikkonen e Romain Grosjean em Nurburgring. Com a dupla da Lotus se alternando para atacar Vettel durante a maior parte da prova, parecia improvável que o piloto da Red Bull resistisse para vencer, mas ele acabou conseguindo após uma pilotagem precisa.

O pole Lewis Hamilton foi superado pelas Red Bulls na largada, com Vettel e Mark Webber assumindo uma dobradinha imediata. Webber acompanhou seu companheiro de equipe até os primeiros pit-stops, quando ele foi liberado antes de sua roda traseira direita estar totalmente presa. O pneu saiu voando e atingiu um cameraman da televisão no pitlane.

Hamilton perdeu terreno devido ao grande desgaste dos pneus traseiros conforme a corrida progredia, mas o oposto aconteceu com a Lotus. Grosjean percorreu 13 voltas com os macios em seu primeiros trecho – mais do que qualquer outro piloto – e isso lhe permitiu subir de quinto para segundo. O francês então perseguiu Vettel, mas não conseguiu ficar a menos de dois segundos.

Um safety car no meio da prova deixou as coisas mais apertadas e colocou Raikkonen de volta na disputa. O período de bandeira amarela foi exigido por causa do abandono de Jules Bianchi, cujo carro da Marussia pegou fogo e então começou a se mover pelo circuito na aproximação da chicane depois da saída do piloto.

Os líderes fizeram suas segundas paradas atrás do safety car, mas não conseguiriam ir até o final. Grosjean foi o primeiro a parar, com Vettel reagindo na passagem seguinte e permanecendo na frente. Raikkonen completou mais 10 voltas e trocou para os macios, o que lhe possibilitou passar Grosjean (que obedeceu uma ordem da equipe) e alcançar Vettel. Porém, o campeão mundial teve velocidade suficiente para resistir e vencer com apenas um segundo de vantagem. Grosjean suportou uma pressão similar de Fernando Alonso no final para manter o terceiro posto.

O primeiro contato de Vettel com um carro de Fórmula 1 foi em 2005, em um teste com a Williams-BMW. Foi efetivado pela BMW como piloto oficial de testes em meados de 2006, em substituição a Robert Kubica, que assumiu como titular. Ao participar do treino livre no GP da Turquia, Vettel se tornou, aos 19 anos e 53 dias de idade, o piloto mais jovem a participar de um evento de Fórmula 1.

Seguiu na função de piloto reserva em 2007, e teve a chance de participar de uma prova no GP dos Estados Unidos, em substituição ao polonês, que sofreu um forte acidente no GP do Canadá. Fez uma corrida cautelosa, largou em sétimo e chegou na oitava posição, marcando um ponto. A chance como titular chegou antes do GP da Hungria, quando Scott Speed deixou a Toro Rosso.

Em 2008, Vettel deu uma guinada em sua carreira e chamou a atenção de todos no “circo” ao vencer de forma incontestável o GP da Itália, em Monza, disputado sob forte chuva. O alemão largou na pole position e liderou de ponta a ponta, superando grandes nomes da categoria e carros muito melhores do que o seu Toro Rosso-Ferrari. Somou 35 pontos no campeonato. Em 2009, pela Red Bull Racing, Vettel comprovou as suas qualidades de grande piloto ao brigar constantemente por vitórias e até pelo título, sendo vice-campeão com 84 pontos. Além da vitória no encerramento da temporada em Abu Dhabi, também faturou as etapas da China, da Inglaterra e do Japão.

Em 2010, a consagração máxima. O jovem alemão provou ser o piloto mais rápido do grid, com dez poles em 19 etapas disputadas. No entanto, uma série de azares com quebras e acidentes fizeram com que Vettel vencesse apenas cinco GPs (Malásia, Europa, Japão, Brasil e Abu Dhabi) e entrasse em desvantagem na luta pelo título na última etapa da temporada. Mesmo assim, ele conseguiu. Em 2011, vida mansa. Foram 11 vitórias: Austrália, Malásia, Turquia, Espanha, Mônaco, Europa, Bélgica, Itália, Japão, Coréia e Índia e o bicampeonato com quatro provas de antecipação, um massacre.

No ano seguinte, após uma primeira metade de campeonato irregular com apenas uma vitória, no Bahrain, Vettel emendou uma sequência de quatro triunfos consecutivos (Cingapura, Japão, Coréia e Índia) e roubou o título da Ferrari de Fernando Alonso. Tricampeão. Agora, em 2013, já são quatro vitórias (Malásia, Bahrain, Canadá e Alemanha), a liderança absoluta do campeonato e o tetra à vista. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Sebastian Vettel (F1) obteve a vitória entre os internautas com 35% dos votos. Kimi Raikkonen (F1) ficou na segunda posição com 25% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt 

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.