Piloto da Semana: Scott Dixon – GP de Toronto – 17/07/2013

quarta-feira, 17 de julho de 2013 às 14:49

Scott Dixon

Nome: Scott Dixon. Nascimento: 22 de julho de 1980, em Brisbane (Nova Zelândia). Equipe: Chip Ganassi/Honda (Fórmula Indy). Títulos: Três vezes campeão da NZ Formula Vee (1994, 1995 e 1996); Campeão do Australian Drivers Championship (1998); Campeão da Indy Lights (2000); Duas vezes campeão da Formula Indy (2003 e 2008); Vencedor das 500 Milhas de Indianapolis (2008).

Se alguém ainda duvidava que a equipe Ganassi e os motores Honda poderiam fazer frente ao excelente desempenho dos Chevrolet até então, após a rodada dupla desse final de semana em Toronto, no Canadá, a dúvida dissipou. Foram duas vitórias em terras canadenses de Scott Dixon, a terceira consecutiva, pois havia vencido o GP de Pocono no domingo passado. A marca ainda tem o gosto especial por ser o 32o triunfo de Dixon na categoria.

Neste sábado (13/07), o piloto da Ganassi fez uma bela prova e conseguiu cruzar a linha de chegada com certa folga para o francês Sebastien Bourdais, que conquistou o primeiro pódio da Dragon Racing, e seguido por Dario Franchitti. Com essa vitória, Dixon largou na pole-position na prova 2. Aliás, o rendimento da Ganassi, principal equipe com motores Honda, é dos melhores desde Pocono quando conseguiu 1-2-3 com Dixon, Kimball e Franchitti, mostrando que a fabricante japonesa vêm reagindo perante ao então domínio da Chevrolet.

O neozelandês entra definitivamente pela briga do título, sendo uma pedra no sapato do brasileiro Hélio Castroneves, da Penske. Aliás, o paulista minimizou bem o domínio da equipe comandada por Chip Ganassi ao concluir na segunda colocação na prova desse domingo (14). A diferença da liderança caiu de 39 para 29 pontos. Restando seis etapas, a categoria inicia uma fase decisiva dos postulantes ao título, e nessa o atual campeão, o norte-americano Ryan Hunter-Reay está em declínio. São três provas consecutivas fora do Top 10, e completando com 18o de sábado e o 19o de domingo.

Além de Hunter-Reay, a Andretti Autosport espera ter Marco Andretti brigando por seu primeiro título, embora não tenha tido um grande resultado nesse domingo quando concluiu na nona colocação. O brasileiro Tony Kanaan ocupa a sexta colocação no campeonato, mesmo abandonando a corrida 2 de Toronto quando bateu e quebrou a suspensão de seu carro. Mesmo assim, o vencedor das 500 Milhas de Indianápolis desse ano também está vivo na disputa.

A evolução dos propulsores japoneses certamente deixou o campeonato ainda mais emocionante até o final da temporada, a começar pelo GP de Mid-Ohio, próxima parada, no dia 4 de Agosto.

Dixon estreou na antiga CART em 2001, pela equipe PacWest, pela qual obteve uma surpreendente vitória no GP de Nazareth. No ano seguinte já aparecia na Chip Ganassi, equipa na qual está até hoje, e em 2003 migrou de maia e cuia para a IRL, onde foi campeão no mesmo ano. Em 2008 houve a reunificação da F-Indy, e Dixon já de cara obteve novo título, bem como a vitória nas 500 Milhas de Indianápolis. Desde então, é nome constante na briga por vitórias e títulos na categoria, como vem provando agora em 2013. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Scott Dixon (F-Indy) obteve a vitória entre os internautas com 31% dos votos. Marc Márquez (Moto GP) ficou na segunda posição com 21% dos votos.

Texto: Eduardo Behling 

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.