Piloto da Semana: Rubens Barrichello – Stock Car em Cascavel – 20/08/2014

quarta-feira, 20 de agosto de 2014 às 15:07

Rubens Barrichello

Nome: Rubens Gonçalves Barrichello. Nascimento: 23 de maio de 1972, em São Paulo (SP). Equipe: Medley-Full Time (Stock Car). Títulos: Cinco vezes Campeão Brasileiro de Kart; Campeão da Fórmula Opel (1990); Campeão da Fórmula 3 inglesa (1991).

Neste domingo (17/08), aconteceu a sexta etapa da Stock Car, com rodada dupla no Autódromo Internacional de Cascavel. Rubens Barrichello, piloto da equipe Medley Full Time Sports, conquistou o lugar mais alto do pódio em Cascavel, e conseguiu sua segunda vitória na Stock Car.

Logo no começo da primeira prova, o piloto Rafael Suzuki desencadeou um acidente e a corrida ficou sob bandeira amarela. Rubens, que largou em sexto, teve bom ritmo, e, com um pit shop impecável, voltou entre os primeiros colocados. Quando assumiu a segunda posição, o piloto não se intimidou, acelerou forte e, depois de um erro de Julio Campos, o piloto da Full time fez a ultrapassagem e foi só administrar até o final.

Já na segunda prova do dia, Barrichello, que largou na décima posição foi acertado por Allam Khodair logo no inicio da prova, mas conseguiu voltar para a disputa e terminou na 19ª colocação.

“O carro estava saindo meio de traseira, foi alinhando durante a prova e ficou muito bom. Isso nos resultou a vitória. Na segunda corrida o Zonta bateu no meu companheiro de equipe e ele veio de traseira tocando em mim. La no pelotão de trás é muito difícil você entrar na corrida novamente, mas conseguimos pontuar. E Cascavel sempre foi muito legal, tivemos a pole no ano passado, e o carro positivo desse ano ganhando a primeira prova me deixou extremamente contente, em um lugar que eu gosto de competir”, concluiu Barrichello.

O chefe de equipe Mauricio Ferreira exalta o trabalho e estratégia da equipe para resultado em Cascavel. “O importante é sempre pensar no campeonato, sabemos que as vitórias são difíceis e pouco pilotos venceram duas provas, e acabamos conseguindo alcançar a segunda vitória, em uma prova fantástica de estratégia, de velocidade e de leitura muito boa, e também sabíamos que essa pista força demais o acerto do carro e depende muito dos pneus. Mas conseguimos ter uma boa leitura e um bom rendimento na prova um. Para a prova dois estávamos prontos para um ótimo rendimento pelo que terminamos a primeira, mas acabamos ficando fora na primeira curva, praticamente fora do jogo, mas faz parte, temos que aprender com isso também. Em resumo tivemos uma pontuação boa”.

Após um desempenho bem sucedido nas categorias de base do automobilismo, Rubens Barrichello estreou na Fórmula 1 em 1993, pela Jordan. Com algumas boas atuações e um desempenho soberbo na chuva de Donington Park, em sua terceira prova na categoria, além da pole position na Bélgica em 1994, Rubens Barrichello mudou de casa em 1997, aceitando o desafio de guiar por uma equipe estreante: a Stewart. Três anos depois, o maior desafio: ser parceiro de Michael Schumacher na Ferrari, feito escudado por um belo ano de 1999, com pódios regulares e pole position na França.

No ano 2000, um bom desempenho acabou premiando Rubinho com uma fantástica vitória histórica no GP da Alemanha. Em 2002 e 2004 foi vice-campeão, e ganhou um total de nove provas pela Ferrari. Em 2006, o brasileiro estreou na Honda, tendo um primeiro ano de aprendizado, um segundo penando com um carro ruim e um terceiro melhor, com um pódio na Inglaterra. Barrichello, dado como aposentado, renasceu em 2009 com a Brawn GP, vencendo duas provas e brigando pelo título até a penúltima etapa.

Encerrou na F1 após mais duas temporadas na Williams. Foi para a Fórmula Indy em 2012, tendo um quarto lugar como melhor resultado. Desde o final daquele ano está na Stock Car, onde vem evoluindo gradualmente. Em 2013 obteve um segundo lugar na etapa de Salvador, e neste ano já tem na conta duas pole positions e duas vitórias, colocando-se de forma firme na briga pelo título. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Rubens Barrichello (Stock Car) obteve a vitória entre os internautas com 47% dos votos. Dani Pedrosa (Moto GP) ficou na segunda posição com 19% dos votos.

Texto: Eduardo Behling

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.