Piloto da Semana: Nico Rosberg – GP da Espanha – 13/05/2015

quarta-feira, 13 de maio de 2015 às 12:43

Nico Rosberg

Nome: Nico Erik Rosberg. Nascimento: 27 de junho de 1985, em Wiesbaden, Alemanha. Equipe: Mercedes GP (Fórmula 1). Títulos: Campeão da Fórmula BMW Alemã (2002); Campeão da GP2 (2005).

Nico Rosberg conquistou sua primeira vitória na temporada 2015 da Fórmula 1, com a Mercedes assegurando uma dobradinha dominante no GP da Espanha em Barcelona.

O alemão largou na pole position e não foi ameaçado ao longo da prova; seu companheiro de equipe Lewis Hamilton chegou em segundo, a 17.5s, e Sebastian Vettel, da Ferrari, completou o pódio em terceiro.

Hamilton perdeu uma posição para Vettel na largada, e depois de não conseguir ultrapassar, a Mercedes o chamou antes para o primeiro pit-stop.

No entanto, um problema na roda traseira esquerda custou três segundos ao britânico, e quando Vettel parou na passagem seguinte, ele retornou facilmente à frente.

Quando Hamilton fez sua segunda parada, colocando pneus duros após dois trechos com os médios, ficou claro que ele tinha uma estratégia de três pit-stops.

Em contraste, Vettel permaneceu na pista, indicando que iria parar duas vezes. O alemão entrou a 26 voltas do final e retornou atrás de Hamilton, que estava forçando ao máximo para tentar construir uma vantagem que lhe permitisse parar e voltar à frente da Ferrari.

Deu certo, com Hamilton saindo dos pits depois de sua terceira parada bem à frente de Vettel, e com pneus médios mais novos.

Hamilton trocou voltas mais rápidas com Rosberg nos estágios finais, mas a diferença em relação ao seu companheiro era grande demais para ser tirada nas voltas restantes e ele teve de se contentar com o segundo lugar.

Nico Rosberg começou sua carreira no kart em 1996, aos 10 anos de idade. Anos depois, atuou ao lado daquele que hoje é o seu maior rival na Fórmula 1: Lewis Hamilton. Já nos monopostos, foi campeão da F-BMW Alemã em 2002, atuou de Fórmula 3 entre 2003 e 2004, e foi o primeiro campeão da história da GP2 em 2005.

A estreia na F1 foi no ano seguinte, pela Williams, na qual fez a volta mais rápida em sua primeira corrida, no Bahrain. Com as limitações de equipamento, não conseguiu mais do que pódios ocasionais até 2009, dois em 2008. Foi respectivamente 17º, 9º, 13º e 7º nos campeonatos.

Em 2010 foi para a nova equipe Mercedes, ao lado da lenda Michael Schumacher, que retornava depois de três anos parado. Sempre foi mais rápido do que o compatriota e obteve a primeira pole position e vitória dele e da equipe em 2012, no GP da China.  No ano seguinte, passou a ter Hamilton como companheiro, vencendo dois GPs e obtendo três poles. Até então, foram mais dois sétimos e um nono lugar nos campeonatos.

Desde 2014 a Mercedes é dominante e a briga pelas vitórias e pelo título é interna. No ano passado, o alemão faturou cinco provas e 11 poles, ficando com o vice-campeonato. Neste ano começou de forma tímida, com dois segundos e dois terceiros lugares, mas na Espanha dominou de forma absoluta. Já se posiciona de novo na briga pelo título, Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Nico Rosberg (F1) obteve a vitória entre os internautas com 35% dos votos. Valtteri Bottas (F1) ficou na segunda posição com 16% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.