Piloto da Semana: Moto GP – Etapa da Itália – 03/06/2015

quarta-feira, 3 de junho de 2015 às 16:10

Jorge Lorenzo

Nome: Jorge Lorenzo. Nascimento: 4 de maio de 1987, em Palma de Mallorca (Espanha). Equipe: Yamaha Factory Racing (Moto GP). Títulos: Bicampeão das 250cc (2006/2007); Duas vezes campeão da Moto GP (2010 e 2012).

Jorge Lorenzo voltou a estar soberano neste domingo em Mugello, palco da sexta etapa da Moto GP. O espanhol da Yamaha liderou e venceu sem problemas na Itália, assumindo a ponta logo na primeira volta ao deixar as Ducatis para trás.

Foi a terceira vitória consecutiva dele. Lorenzo cruzou com 5s563 de vantagem sobre um brilhante Andrea Iannone (Ducati). Seu maior rival, Marc Márquez (Honda), fez uma corrida de recuperação após um péssimo classificatório (13º no grid) e em duas voltas já ocupava o terceiro posto.

O bicampeão travou duelo acirrado com as Ducatis, deixando Andrea Dovizioso para trás. O italiano perdeu rendimento e acabou abandonando, deixando a briga entre a Honda e Iannone. Mas Márquez caiu sozinho a seis voltas do final, quando vinha em terceiro, distanciando-se ainda mais da ponta do campeonato.

Valentino Rossi chegou a ocupar a nona posição no começo da prova. Mas foi avançando e conseguiu se recuperar até o terceiro posto, para garantir 100% de pódios este ano e manter a liderança do campeonato, seis pontos à frente de Lorenzo.

Jorge Lorenzo apresenta números impressionantes no Mundial de Motovelocidade. Começou nas 125cc em 2002, obtendo quatro vitórias em três temporadas. Começou nas 250cc em 2005, e foi bicampeão nas duas temporadas seguintes, com oito vitórias em um ano e nove no outro. Estreou na Moto GP em 2008, vencendo uma corrida em Portugal. No campeonato seguinte ganhou mais quatro e já foi vice-campeão, atrás do companheiro de equipe e astro da época, Valentino Rossi.

Em 2010 veio o título com nove vitórias, um desempenho incontestável. Em 2011 não conseguiu fazer frente ao poderio da Honda, ganhou apenas três vezes. Em 2012, em um campeonato mais equilibrado, voltou a triunfar, com seis vitórias em GPs. Em 2013, foi vice-campeão com oito vitórias, disputando até a última etapa com a Honda de Marc Márquez: foi o maior vencedor de corridas do ano.

Em 2014 teve um ano difícil, com duas vitórias apenas e bem longe da briga pelo título. Isso parece ter mudado neste ano: já são três vitórias consecutivas em seis etapas. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Jorge Lorenzo (Moto GP) obteve a vitória entre os internautas com 28% dos votos. Valentino Rossi (Moto GP) ficou na segunda posição com 16%.

Texto: Eduardo Behling

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.