Piloto da Semana: Marc Márquez – GP de Le Mans – 21/05/2014

quarta-feira, 21 de maio de 2014 às 18:00

Marc Marquez

Nome: Marc Márquez. Nascimento: 17 de fevereiro de 1993, em Cervera, Lleida (Espanha). Equipe: Repsol Honda (Moto GP). Títulos: Campeão das 125cc (2010); Campeão da Moto 2 (2012); Campeão da Moto GP (2013).

Nem uma má largada e duas escapadas em disputas com seu grande rival Jorge Lorenzo (Yamaha) pararam Marc Márquez. O atual campeão da Moto GP, que chegou a ocupar a décima posição na segunda volta em Le Mans, conseguiu se recuperar de forma brilhante e, antes da metade da corrida, já estava de novo em primeiro.

Foi a quinta vitória em cinco etapas do piloto da Honda. O espanhol, disparado o mais rápido na pista francesa, foi galgando de volta as posições perdidas no começo. Na 13ª volta, ultrapassou o líder Valentino Rossi (Yamaha), que cometeu um pequeno erro, e a partir daí tocou com tranquilidade até o final das 28 voltas.

A estreia de Márquez no Mundial de Motovelocidade em 2008 e já mostrou seu talento ao terminar no pódio em Donington Park, se bem que a temporada foi encurtada devido à lesão. Em 2009 conquistou um único pódio a caminho do oitavo posto da geral, antes de mostrar todo o seu talento em 2010 com incríveis dez vitórias a partir de 12 pole positions, a caminho da conquista do campeonato de 125cc. Uma das mais notáveis performances foi a recuperação de último do grid rumo ao triunfo no Estoril.

Passando para a Moto 2 em 2011, o jovem começou mal, com queda nas duas primeiras etapas. Contudo, a primeira vitória na quarta etapa em Le Mans foi o ponto de partida para mais seis triunfos que o levaram a lutar com Stefan Bradl pelo título, até sofrer queda no GP da Malásia e terminar a temporada mais cedo. Problemas com a visão em resultado do acidente reduziram a pré-temporada de Márquez, mas apresentou-se com bom ritmo no último teste de Jerez, tornando-se de imediato favorito.

Márquez não desapontou em 2012, vencendo logo na primeira corrida de Moto 2 no Catar e deixando claras as intenções com algumas ultrapassagens duras e controversas na corrida. A primeira desistência por queda surgiu na corrida molhada de Le Mans, o que deu esperanças aos rivais, com o compatriota Pol Espargaró oferecendo muita luta; contudo, após o toque entre ambos na corrida caseira da Catalunha – em que Espargaró caiu e desistiu e Márquez somou importantes pontos – a luta pelo título ficou mais favorável ao que haveria de se sagrar campeão.

Um total de nove vitórias – incluindo duas em que se recuperou ao longo de todo o pelotão no Japão e Valencia – e 14 pódio acabaram levando o espanhol ao primeiro título de campeão da Moto 2 antes de passar para a Moto GP com a Repsol Honda em 2013.

Em 2013 Márquez passou a fazer dupla com o vice-campeão de Moto GP do ano anterior, Dani Pedrosa. Um impressionante arranque de campanha o viu lutar taco a taco com o múltiplo campeão Valentino Rossi, acabando por perder para o italiano. Apesar disso, o pódio de Márquez em Losail acabou sendo o primeiro de impressionantes 16 nas 18 corridas da temporada; as duas únicas vezes em que ficou fora dos três primeiros foi quando caiu nos momentos finais da prova de Mugello e quando foi desclassificado por ter perdido a janela para a troca obrigatória de moto em Phillip Island.

Na segunda corrida de 2013 ele tornou-se o mais jovem vencedor da história dos Grandes Prémios da categoria máxima (20 anos e 63 dias de idade) e o mais jovem piloto a partir da pole; Freddie Spencer detinha os dois recordes desde 1982. Em Jerez, Márquez colidiu com Jorge Lorenzo para reclamar o segundo posto na última curva e depois levou a cabo memorável ultrapassagem sobre Rossi por fora no famoso Saca-rolhas de Laguna Seca. Em Silverstone perdeu para Lorenzo na última volta e após uma batalha que vai ficar na história da Moto GP com a dupla terminando com apenas 0s081 de diferença. Eles voltaram a se tocar em Sepang, com Márquez levando a melhor no embate pelo segundo posto para dilatar a vantagem no campeonato depois de ter recuperado a primeira posição em julho, no GP da Alemanha, após as fortes quedas de Lorenzo e Pedrosa. Em Sachsenring e Indianápolis o jovem de 20 anos fez pole position, melhor volta e vitória.

Ele conquistou o título em Valencia no dia 10 de novembro, substituindo Spencer como o mais jovem campeão da história da categoria principal ao terminar em em terceiro atrás de Jorge Lorenzo e do colega de equipe Dani Pedrosa após emocionante batalha no início da corrida, com o campeão de 2012 tentando reduzir o ritmo. Márquez tornou-se assim o primeiro estreante a conquistar o título desde que Kenny Roberts ganhou o seu primeiro campeonato em 1978. Ao fazê-lo também se tornou o 26º campeão da categoria numa lista que remonta a 1949. Ele é o terceiro espanhol a conquistar o título, depois de Alex Crivillé (1999) e Jorge Lorenzo (2010 e 2012), e venceu os campeonatos das três categorias em apenas quatro anos. E já começou 2014 com tudo, aproveitamento total de poles e vitórias em cinco etapas (Catar, Austin, Argentina, Jerez e Le Mans). Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Marc Márquez (Moto GP) obteve a vitória entre os internautas com 45% dos votos. Valentino Rossi (Moto GP) ficou na segunda posição com 16% dos votos.

Texto: Eduardo Behling

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.