Piloto da Semana: Marc Márquez – GP de Barcelona – 19/06/2014

quinta-feira, 19 de junho de 2014 às 12:00

Marc Marquez e Dani Pedrosa

Nome: Marc Márquez. Nascimento: 17 de fevereiro de 1993, em Cervera, Lleida (Espanha). Equipe: Repsol Honda (Moto GP). Títulos: Campeão das 125cc (2010); Campeão da Moto 2 (2012); Campeão da Moto GP (2013).

A etapa da Catalunha foi palco de brilhante corrida no domingo, com Marc Márquez garantindo a vitória na última volta, à frente de Valentino Rossi e Dani Pedrosa. Foi a sétima vitória do jovem piloto espanhol em sete etapas em 2014.

Márquez cruzou a linha de chegada com meio segundo de vantagem sobre Rossi, da Yamaha, sobrevivendo a um susto final quando Pedrosa lhe tocou na roda traseira nos momentos finais da corrida; este último quase caiu, mas conseguiu se manter na moto para terminar em terceiro.

A vitória foi a 100ª da Honda na era moderna das 4-tempos da Moto GP e foi também histórica para Márquez, já que surgiu no mesmo dia em que o irmão Alex triunfou na Moto 3 – a primeira vez em 65 anos de história do campeonato em que dois irmãos vencem corridas no mesmo dia.

Rossi liderou boa parte da prova com a dupla da Honda o perseguindo na fase final, com Pedrosa de volta à boa forma após recente cirurgia de síndroma compartimental e subsequentes problemas – mas o espanhol acabou cometendo um erro na luta com Márquez. Nas sete voltas finais, uma chuva leve trouxe ainda mais emoção à disputa.

Jorge Lorenzo (Yamaha) acompanhou os da frente durante toda a corrida, mas nunca esteve suficientemente perto para se juntar à luta pelo pódio, cruzando em quarto, a 2s7 de Pedrosa. Ele que liderou as três voltas iniciais, até ser superado por Rossi e depois pelas Hondas.

A estreia de Márquez no Mundial de Motovelocidade em 2008 e já mostrou seu talento ao terminar no pódio em Donington Park, se bem que a temporada foi encurtada devido à lesão. Em 2009 conquistou um único pódio a caminho do oitavo posto da geral, antes de mostrar todo o seu talento em 2010 com incríveis dez vitórias a partir de 12 pole positions, a caminho da conquista do campeonato de 125cc. Uma das mais notáveis performances foi a recuperação de último do grid rumo ao triunfo no Estoril.

Passando para a Moto 2 em 2011, o jovem começou mal, com queda nas duas primeiras etapas. Contudo, a primeira vitória na quarta etapa em Le Mans foi o ponto de partida para mais seis triunfos que o levaram a lutar com Stefan Bradl pelo título, até sofrer queda no GP da Malásia e terminar a temporada mais cedo. Problemas com a visão em resultado do acidente reduziram a pré-temporada de Márquez, mas apresentou-se com bom ritmo no último teste de Jerez, tornando-se de imediato favorito.

Márquez não desapontou em 2012, vencendo logo na primeira corrida de Moto 2 no Catar e deixando claras as intenções com algumas ultrapassagens duras e controversas na corrida. A primeira desistência por queda surgiu na corrida molhada de Le Mans, o que deu esperanças aos rivais, com o compatriota Pol Espargaró oferecendo muita luta; contudo, após o toque entre ambos na corrida caseira da Catalunha – em que Espargaró caiu e desistiu e Márquez somou importantes pontos – a luta pelo título ficou mais favorável ao que haveria de se sagrar campeão.

Um total de nove vitórias – incluindo duas em que se recuperou ao longo de todo o pelotão no Japão e Valencia – e 14 pódio acabaram levando o espanhol ao primeiro título de campeão da Moto 2 antes de passar para a Moto GP com a Repsol Honda em 2013.

Em 2013 Márquez passou a fazer dupla com o vice-campeão de Moto GP do ano anterior, Dani Pedrosa. Um impressionante arranque de campanha o viu lutar taco a taco com o múltiplo campeão Valentino Rossi, acabando por perder para o italiano. Apesar disso, o pódio de Márquez em Losail acabou sendo o primeiro de impressionantes 16 nas 18 corridas da temporada; as duas únicas vezes em que ficou fora dos três primeiros foi quando caiu nos momentos finais da prova de Mugello e quando foi desclassificado por ter perdido a janela para a troca obrigatória de moto em Phillip Island.

Na segunda corrida de 2013 ele tornou-se o mais jovem vencedor da história dos Grandes Prémios da categoria máxima (20 anos e 63 dias de idade) e o mais jovem piloto a partir da pole; Freddie Spencer detinha os dois recordes desde 1982. Em Jerez, Márquez colidiu com Jorge Lorenzo para reclamar o segundo posto na última curva e depois levou a cabo memorável ultrapassagem sobre Rossi por fora no famoso Saca-rolhas de Laguna Seca. Em Silverstone perdeu para Lorenzo na última volta e após uma batalha que vai ficar na história da Moto GP com a dupla terminando com apenas 0s081 de diferença. Eles voltaram a se tocar em Sepang, com Márquez levando a melhor no embate pelo segundo posto para dilatar a vantagem no campeonato depois de ter recuperado a primeira posição em julho, no GP da Alemanha, após as fortes quedas de Lorenzo e Pedrosa. Em Sachsenring e Indianápolis o jovem de 20 anos fez pole position, melhor volta e vitória.

Ele conquistou o título em Valencia no dia 10 de novembro, substituindo Spencer como o mais jovem campeão da história da categoria principal ao terminar em em terceiro atrás de Jorge Lorenzo e do colega de equipe Dani Pedrosa após emocionante batalha no início da corrida, com o campeão de 2012 tentando reduzir o ritmo. Márquez tornou-se assim o primeiro estreante a conquistar o título desde que Kenny Roberts ganhou o seu primeiro campeonato em 1978. Ao fazê-lo também se tornou o 26º campeão da categoria numa lista que remonta a 1949. Ele é o terceiro espanhol a conquistar o título, depois de Alex Crivillé (1999) e Jorge Lorenzo (2010 e 2012), e venceu os campeonatos das três categorias em apenas quatro anos. E já começou 2014 com tudo, aproveitamento total de poles e vitórias em sete etapas (Catar, Austin, Argentina, Jerez, Le Mans, Mugello e Barcelona). Por issoele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Marc Márquez (Moto GP) obteve a vitória entre os internautas com 39% dos votos. Valentino Rossi (Moto GP) ficou na segunda posição com 32% dos votos.

Texto: Eduardo Behling

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.