Piloto da Semana: Lewis Hamilton – GP da Hungria – 31/07/2013

quarta-feira, 31 de julho de 2013 às 13:36

Lewis Hamilton

Nome: Lewis Hamilton. Nascimento: 7 de janeiro de 1985, em Stevenage (Inglaterra). Equipe: Mercedes GP (Fórmula 1). Títulos: Multicampeão no Kart (entre 1996 e 2000); Campeão britânico de Fórmula Renault (2003); Campeão europeu de Fórmula 3 (2005); Campeão da GP2 (2006); Campeão da F1 (2008).

Lewis Hamilton obteve sua primeira vitória pela Mercedes com uma pilotagem impecável no GP da Hungria. O inglês se afastou de uma disputa acirrada atrás dele, na qual Kimi Raikkonen bateu Sebastian Vettel para chegar em segundo, Mark Webber salvou a quarta posição e as chances de Romain Grosjean foram arruinadas por uma punição.

A batalha inicial de Hamilton foi com seus rivais na classificação, Vettel e Grosjean, após uma primeira volta agitada na qual Vettel precisou se defender da Lotus, enquanto Fernando Alonso vinha mais atrás. A Red Bull estava colada na Mercedes a princípio, mas conforme o trecho inicial progrediu, Hamilton conseguiu respirar um pouco, com Vettel sendo pressionado por Grosjean.

O momento crucial para Hamilton foi quando ele saiu atrás de Jenson Button depois de seu primeiro pit-stop. Apesar de todo o esforço da McLaren, Hamilton rapidamente ultrapassou seu ex-companheiro e abriu vantagem. Vettel não conseguiu fazer o mesmo quando também se encontrou atrás de Button após sua parada. Os dois tiveram um leve toque, deixando Vettel preocupado com sua asa dianteira e dando a Grosjean chances de atacar, enquanto Alonso também se aproximava.

Vettel finalmente ultrapassou Button na volta 24, mas Hamilton já tinha uma vantagem confortável sobre o campeão mundial, e a diferença se manteve até o final. Contudo, a outra Red Bull ainda não estava vencida. Webber fez um primeiro trecho bastante longo com seus pneus médios e liderou por algum tempo.

Em suas sequências ligeiramente diferentes, Hamilton saiu logo atrás de Webber duas vezes depois de suas paradas, e duas vezes o passou por fora na curva 3, com Webber indo para a área de escape na segunda manobra. Essas ultrapassagens impediram que Webber atrapalhasse o progresso de Hamilton, com o britânico garantindo a terceira vitória da Mercedes em 2013.

Enquanto isso, Raikkonen veio para a frente com uma estratégia de duas paradas, tendo ficado preso atrás de Massa na primeira parte da prova antes de entrar na disputa. Seu ritmo consistente lhe permitiu subir para segundo depois dos últimos pit-stops, à frente de ambas as Red Bulls.

Vettel se esforçou ao máximo para ultrapassar Raikkonen nas voltas finais, e reclamou que o finlandês se defendeu de maneira muito agressiva no que acabou sendo um duelo decisivo quando faltavam duas voltas. Webber tentou perseguir essa dupla, mas teve de se contentar com o quarto lugar, enquanto Alonso se distanciou dos líderes e só pôde se defender de Grosjean para terminar em quinto.

Campeão da Fórmula 1 em seu segundo ano, na ocasião o mais jovem da história na categoria. Esse feito foi alcançado pelo inglês Lewis Hamilton. Após uma grande temporada de estreia pela McLaren em 2007, com quatro vitórias (Canadá, Estados Unidos, Hungria e Japão) e o vice-campeonato, Hamilton corrigiu a “injustiça” do ano anterior, quando perdeu o título tendo 17 pontos de vantagem para o segundo colocado, restando duas provas para o final.

Em 2008, o inglês teve cinco vitórias (Austrália, Mônaco, Inglaterra, Alemanha e China), e só não conquistou mais uma devido a uma punição discutível na Bélgica. Uma temporada fantástica, engrandecida pelo desafio imposto pela Ferrari e pelo brasileiro Felipe Massa, em uma questão decidida apenas nas curvas finais da última etapa em Interlagos. Em 2009, a McLaren só reagiu na segunda metade da temporada, tempo suficiente para que Lewis vencesse dois GPs: Hungria e Cingapura.

Em 2010, com um carro melhor, ele encarou o poderio da Red Bull e chegou a liderar o campeonato, com três vitórias (Turquia, Canadá e Bélgica). No ano seguinte, em um ano conturbado, conseguiu ao menos outros três triunfos (China, Alemanha e Abu Dhabi). Em 2012, mais três vitórias (Canadá, Hungria e Itália), mas o título não veio devido a muitas quebras do carro da McLaren.

Neste ano, após seis anos na McLaren, Lewis Hamilton decidiu mudar de ares e está na Mercedes. Decisão que, até o momento, tem se mostrado acertada: enquanto sua ex-equipe vive péssima fase, o piloto inglês já tem quatro pole positions em 10 etapas e só não tem mais do que uma vitória devido aos problemas de pneus enfrentados ao longo das corridas pelo carro da Mercedes, algo que vai sendo resolvido aos poucos, mantendo Hamilton nas primeiras posições. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Lewis Hamilton (F1) obteve a vitória entre os internautas com 55% dos votos. Kimi Raikkonen (F1) ficou na segunda posição com 21% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.