Piloto da Semana: Lewis Hamilton – GP da China – 14/04/2015

terça-feira, 14 de abril de 2015 às 12:58
f1-hamilton-china

Lewis Hamilton vence GP da China de 2015

Nome: Lewis Hamilton. Nascimento: 7 de janeiro de 1985, em Stevenage (Inglaterra). Equipe: Mercedes GP (Fórmula 1). Títulos: Multicampeão no Kart (entre 1996 e 2000); Campeão britânico de Fórmula Renault (2003); Campeão europeu de Fórmula 3 (2005); Campeão da GP2 (2006); Duas vezes campeão da F1 (2008 e 2014).

Não teve pra ninguém na China este ano. Lewis Hamilton liderou todos os treinos, a classificação e todas as voltas da corrida em Xangai. E “de quebra” ainda fez a volta mais rápida da corrida em 1m 42.208s (volta 31).

O atual campeão mundial fez o que quis durante a corrida controlando totalmente o pelotão que vinha atrás, Rosberg, Vettel e Raikkonen. Largou bem, abriu uma margem segura de Rosberg e foi controlando o desgaste de pneus. Quando precisava ele acelerava e abria mais diferença ainda para fazer pitstops seguros.

Rosberg não teve qualquer chance de vitória, e foi pouco ou quase nada ameaçado por Vettel, que também não sofreu pressão de Raikkonen.

Campeão da Fórmula 1 em seu segundo ano, na ocasião o mais jovem da história na categoria. Esse feito foi alcançado pelo inglês Lewis Hamilton. Após uma grande temporada de estreia pela McLaren em 2007, com quatro vitórias (Canadá, Estados Unidos, Hungria e Japão) e o vice-campeonato, Hamilton corrigiu a “injustiça” do ano anterior, quando perdeu o título tendo 17 pontos de vantagem para o segundo colocado, restando duas provas para o final.

Em 2008, o inglês teve cinco vitórias (Austrália, Mônaco, Inglaterra, Alemanha e China), e só não conquistou mais uma devido a uma punição discutível na Bélgica. Uma temporada fantástica, engrandecida pelo desafio imposto pela Ferrari e pelo brasileiro Felipe Massa, em uma questão decidida apenas nas curvas finais da última etapa em Interlagos. Em 2009, a McLaren só reagiu na segunda metade da temporada, tempo suficiente para que Lewis vencesse dois GPs: Hungria e Cingapura.

Em 2010, com um carro melhor, ele encarou o poderio da Red Bull e chegou a liderar o campeonato, com três vitórias (Turquia, Canadá e Bélgica). No ano seguinte, em um ano conturbado, conseguiu ao menos outros três triunfos (China, Alemanha e Abu Dhabi). Em 2012, mais três vitórias (Canadá, Hungria e Itália), mas o título não veio devido a muitas quebras do carro da McLaren.

Após seis anos na McLaren, Lewis Hamilton decidiu mudar de ares e está na Mercedes desde 2013. Decisão que tem se mostrado acertada: obteve quatro pole positions e uma vitória (no GP da Hungria) em seu primeiro ano, e já no segundo foi campeão ao obter sete poles e 11 vitórias nas 17 etapas iniciais: Malásia, Bahrain, China, Espanha, Inglaterra, Itália, Cingapura, Japão, Rússia, Estados Unidos e Abu Dhabi. Em 2015, em três etapas, foram três poles e duas vitórias (Austrália e China). O tri parece ser uma realidade. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Lewis Hamilton (F1) obteve a vitória entre os internautas com 39% dos votos. Marc Márquez (Moto GP) ficou na segunda posição com 17% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Adauto Silva

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.