Piloto da Semana: Lewis Hamilton – GP da Alemanha – 23/07/2014

quarta-feira, 23 de julho de 2014 às 19:28

Nico Rosberg e Lewis Hamilton

Nome: Lewis Hamilton. Nascimento: 7 de janeiro de 1985, em Stevenage (Inglaterra). Equipe: Mercedes GP (Fórmula 1). Títulos: Multicampeão no Kart (entre 1996 e 2000); Campeão britânico de Fórmula Renault (2003); Campeão europeu de Fórmula 3 (2005); Campeão da GP2 (2006); Campeão da F1 (2008).

Nico Rosberg ampliou sua vantagem no campeonato mundial de Fórmula 1 com uma vitória confortável no GP da Alemanha em Hockenheim. O piloto da Mercedes converteu a pole position em seu quarto triunfo da temporada, enquanto Valtteri Bottas, da Williams, se defendeu da segunda Mercedes de Lewis Hamilton para terminar em segundo.

Hamilton fez uma grande prova de recuperação para terminar em terceiro após largar em 20º devido ao seu acidente provocado pela falha do freio na classificação. A jornada do britânico rumo ao pódio foi repleta de riscos, já que o campeão mundial de 2008 sobreviveu a vários toques no hairpin enquanto escalava o pelotão. Hamilton escapou ileso depois de atingir a Sauber de Adrian Sutil e a Ferrari de Kimi Raikkonen, mas danificou ligeiramente sua asa dianteira quando mergulhou por dentro da McLaren de Jenson Button.

Isso comprometeu seu segundo trecho com o pneu macio da Pirelli, obrigando a Mercedes a passar para uma estratégia de três paradas. Hamilton recuperou o tempo perdido nos pits, mas forçou demais seu último jogo de pneus e não conseguiu tirar a segunda posição de Bottas, ficando 1.7s atrás.

Campeão da Fórmula 1 em seu segundo ano, na ocasião o mais jovem da história na categoria. Esse feito foi alcançado pelo inglês Lewis Hamilton. Após uma grande temporada de estreia pela McLaren em 2007, com quatro vitórias (Canadá, Estados Unidos, Hungria e Japão) e o vice-campeonato, Hamilton corrigiu a “injustiça” do ano anterior, quando perdeu o título tendo 17 pontos de vantagem para o segundo colocado, restando duas provas para o final.

Em 2008, o inglês teve cinco vitórias (Austrália, Mônaco, Inglaterra, Alemanha e China), e só não conquistou mais uma devido a uma punição discutível na Bélgica. Uma temporada fantástica, engrandecida pelo desafio imposto pela Ferrari e pelo brasileiro Felipe Massa, em uma questão decidida apenas nas curvas finais da última etapa em Interlagos. Em 2009, a McLaren só reagiu na segunda metade da temporada, tempo suficiente para que Lewis vencesse dois GPs: Hungria e Cingapura.

Em 2010, com um carro melhor, ele encarou o poderio da Red Bull e chegou a liderar o campeonato, com três vitórias (Turquia, Canadá e Bélgica). No ano seguinte, em um ano conturbado, conseguiu ao menos outros três triunfos (China, Alemanha e Abu Dhabi). Em 2012, mais três vitórias (Canadá, Hungria e Itália), mas o título não veio devido a muitas quebras do carro da McLaren.

Após seis anos na McLaren, Lewis Hamilton decidiu mudar de ares e está na Mercedes desde 2013. Decisão que tem se mostrado acertada: obteve quatro pole positions e uma vitória (no GP da Hungria) em seu primeiro ano, e no segundo já desponta como forte candidato ao título, ao obter quatro poles e cinco vitórias nas 10 etapas iniciais: Malásia, Bahrain, China, Espanha e Inglaterra. Na Alemanha se destacou mesmo sem vitória. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Lewis Hamilton (F1) obteve a vitória entre os internautas com 39% dos votos. Valtteri Bottas (F1) ficou na segunda posição com 25% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.