Piloto da Semana: Jorge Lorenzo – GP de Aragón – 30/09/2014

terça-feira, 30 de setembro de 2014 às 17:00

Jorge Lorenzo

Nome: Jorge Lorenzo. Nascimento: 4 de maio de 1987, em Palma de Mallorca (Espanha). Equipe: Yamaha Factory Racing (Moto GP). Títulos: Bicampeão das 250cc (2006/2007); Duas vezes campeão da Moto GP (2010 e 2012).

Jorge Lorenzo, da Yamaha, obteve sua primeira vitória do ano em casa, no GP de Aragón. A dramática corrida viu o espanhol manter a calma e trocar de moto no momento certo enquanto os rivais da Honda sofriam quedas. Uma excelente largada permitiu ao piloto espanhol chegar aos três primeiros vindo da segunda fila praticamente após o apagar das luzes, lutando com Marc Márquez nos momentos iniciais.

As temperaturas mais baixas ajudaram a reduzir os problemas de aderência que ambos os pilotos da Yamaha sentiram durante o fim de semana. Mas a confiança não durou muito, já que a chuva começou a cair e obrigou Lorenzo a amenizar o ritmo para andar em terceiro.

Lorenzo e os líderes mantiveram os pneus slicks mais tempo do que os outros pilotos, arriscando no molhando. Uma decisão de última hora por parte do duas vezes campeão do mundo de Moto GP o levou a entrar nos boxes para trocar de moto, uma decisão que se provou crucial com Dani Pedrosa e Márquez caindo pouco depois.

A partir desse momento, Lorenzo controlou a vantagem para vencer com dez segundos sobre Aleix Espargaró (Forward Yamaha). Não só foi a primeira vitória do ano de Lorenzo, como foi o primeiro triunfo da Yamaha em Aragón.

O piloto de 27 anos de idade apresenta números impressionantes no Mundial de Motovelocidade. Começou nas 125cc em 2002, obtendo quatro vitórias em três temporadas. Começou nas 250cc em 2005, e foi bicampeão nas duas temporadas seguintes, com oito vitórias em um ano e nove no outro. Estreou na Moto GP em 2008, vencendo uma corrida em Portugal. No campeonato seguinte ganhou mais quatro e já foi vice-campeão, atrás do companheiro de equipe e astro da época, Valentino Rossi.

Em 2010 veio o título com nove vitórias, um desempenho incontestável. Em 2011 não conseguiu fazer frente ao poderio da Honda, ganhou apenas três vezes. Em 2012, em um campeonato mais equilibrado, voltou a triunfar, com seis vitórias em GPs. Em 2013, foi vice-campeão com oito vitórias, disputando até a última etapa com a Honda de Marc Márquez: foi o maior vencedor de corridas do ano. Neste ano, frente ao poderio do rival, finalmente conseguiu se impor agora, na 14ª etapa. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Jorge Lorenzo (Moto GP) obteve a vitória entre os internautas com 40% dos votos. Aleix Espargaró (Moto GP) ficou na segunda posição com 20%.

Texto: Eduardo Behling

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.